Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° cultivo de cubensis- fibra de coco

Diário de cultivo completo.
Meu cultivo aconteceu aos trancos e barrancos e a principio eu não pensei que fosse fazer um diário, então não tirei fotos do começo do processo nem anotei datas! Trago fotos de um dos bolos já colonizado e de 2 aniversariados no meu terrario improvisado de garrafa de plástico =)

Faço minha contribuição porque o substrato foi com fibra de coco e vi que tem pouco material sobre isso, e porque aconteceram coisas um pouco fora da curva. Por exemplo: Os copos não pareciam estar 100% colonizados quando pinaram.
E recomendam que na hora da inoculação os copos não fiquem encharcados, mas ocorreu que de 4 copos durante uma inoculação, 1 ficou encharcado e foi o unico que sobreviveu. etc.

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: b+
PROCEDÊNCIA: cultivador que encontrei num grupo do facebook

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(~~n sei sou noob) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
( ) Sim (x) Não

Não encontrei vermiculita na cidade, então substitui por fibra de coco cortada (imaginem minha cara quando ja na pandemia e depois de me despedir do entregador, percebi que tinha vindo a fibra e não o PÓ da fibra do coco.). Fora isso utilizei arroz integral e um pouco de trigo pra quibe. Mais tarde achei desnecessária a compra do trigo.

Eu cozinhei o arroz e fervi a fibra cortada, e isso provavelmente achatou o substrato, fazendo com que o micelio nao se espalhasse uniforme.

Método de preparação e esterilização do substrato:
Como o meu cultivo foi a 7 chaves e com muita adrenalina haha, a esterilização foi feita no limite do tempo (40 a 50 min na pp), o que acredito que prejudicou muito os meus copos, ja que 5 de 8 foram descartados.


-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data ~~6/5/2020
(x) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (x) Não

Substrato 100% colonizado Data ~~/ 6 / 2020

---------------------
FRUTIFICAÇÃO:
---------------------
Data do surgimento do PIN: ~~9/6 /2020
Temperatura do Terrário ~~21°c

Devido ao grande numero de contaminações e com apenas 1 copo 90% colonizado (aparentemente estagnado) e 2 outros copos parcialmente brancos, pensei em desistir do cultivo e fiquei com preguiça de inventar um terrario.

Ocorreu que depois de varios dias sem nem olhar os copos, 1 copo que posso dizer que 60% colonizado tava com um grande cogumelo kkk curvado e amassado, e outros se desenvolvendo. Eu so vi isso depois de abrir o copo. No mesmo dia observei os outros e todos ja tinham pinado!

Então cortei uma garrafa grande de produto de limpeza e preparei ela.

FLush Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

3° Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:



-----agora as fotos

Esse era o aspecto do meu copo mais bonito. Eu pensei que ele fosse ficar 100% branco como nas fotos dos outros cultivadores, mas ele permaneceu assim até o primeiro pin.

Dos outros não tenho foto, mas um estava uma bagunça parcial, e o outro estava colonizado da metade pra cima e encharcado embaixo quando pinaram.
E quando aniversariei eles ja tavam como na 2a foto
 

Anexos

  • 20200520_011533-1.jpg
    20200520_011533-1.jpg
    2.5 MB · Visualizações: 38
  • 20200612_103708-1.jpg
    20200612_103708-1.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 39
Última edição:
Booa irmão! Contaminações acontecem, não dá pra desistir! Aprimore a técnica que daqui pra frente é sucesso garantido. Abração mano.
 
@notwhatseem
Opa! É isso ai. É como o @Poeiraviva disse, contaminações acontecem. Mas durante as tentativas tu vai melhorar cada vez mais, e elas diminuirão. Seu cultivo está frutificando, então valeu a pena seu empenho!

Vai acompanhando a evolução deles porque agora eles evoluem muito rápido de um dia para o outro. A mágica do cultivo está visível agora para você.
Bem vindo!

Ps. Sobre a coloração, nem esquenta, eu já usei a fibra também, aquele tom de marrom claro muitas vezes é pigmento da fibra que ficou nas laterais dos copos. Hehe, também usei a fibra picada, foi um saco no dia ficar picando aquela barba, em outra vez, comprei um tijolo de fibra de coco em pó, ai foi mais de boas.
 
estou sem termostato e a temperatura baixou muito . Colhi esses 2 que abriram os chapéus e os outros se desenvolveram mal. titi
 
@notwhatseem
No próximo flush coloque no seu terrário, garrafas com água quente.
Exige maior cuidado.
Mas funciona bem🙏
👽🍄
Essa é uma ideia muito boa, vou tentar utilizar em meus cultivos também, aqui no sul está fazendo um friozinho e vejo dificuldade no crescimento do micélio por conta disso.

Aliás, parabens aí pelo cultivo improvisado e muito criativo!
Ja tentei um cultivo às 7 chaves e só posso dizer que deu muito trabalho e nenhum fruto! :LOL:
Pelo menos nenhum fruto como gostaria, mas frutos de aprendizado sempre!
Um Abs e boa sorte!
 
up! essa dica de colocar garrafa de agua quente foi de ouro! mas é bom cuidar pra nal cozinhar eles que nem eu quase fiz.

sigo aqui, sem balança pra atualizar em termos de produtividade.

uns bolos vem, outros vão. na ultima colheita foram 5 cogumelos médios/pequenos mas isos tambem tem a ver com a strain que escolhi pra comprar!

agora improvisei um terrario e coloquei ele no meio do meu quarto. nao sei o que um leigo pensaria mas ate agora estamos bem eu e meus cogumelos.

esse forum é muito bom e me ajudou muito obrigada a todo mundo! ♡
 

Anexos

  • 20200712_195313.jpg
    20200712_195313.jpg
    676.2 KB · Visualizações: 18
Back
Top