Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1° Cultivar um selvagem - (Goiás)

Diário de cultivo problemático.
Bom pessoal, esse é meu primeiro cultivo, como o meu pedido a Profungos ainda não chegou, resolvi começar com uns esporos de um selvagem que colhi em 25/11/2010 em Goiás. (Obs: carimbei em folha de caderno mesmo, sem nenhum cuidado com contaminantes na época, apenas para guardar esporos).

Hoje dia 20/07/2013
Resolvi fazer uma Cultura líquida com estes esporos e ver no que dá.

Material Utilizado:
Globerbox
09 vidros de 50ml (Hospitalar)
01 Lamina de Bisturí
01 Seringa de 5ml
Alcool 70%
* 01 bolsa de 500ml de água destilada
* 01 ampola de 20ml de glicose 50%
* Os esporos selvagens
---------------------------------------------
1° - Primeiro fervi os vidros de 50ml por uns 20 minutos, e ainda quentes levei para a Gloverbox.
2° - Injetei a glicose na água destilada e puxei 5ml desse liquido para diluir com os esporos.
3° - Raspei dois carimbos desses esporos datados de 25/11/2010 e diluí nesses 5ml da seringa.
4° - Dividi o líquido nos vidros, lacrei com sua tampa.
5° - Fiz a inoculação.

Levei para a incubadora. (Apenas uma pequena caixa de isopor com um termômetro.)

Agora vamos aguardar e ver no que dá essa cultura.
Dicas e sugestões são bem vindas... E desculpa pelas fotos, como já era tarde, tirei com o celular mesmo, a máquina estava descarregada.
01.jpg02.jpg03.jpg04.jpg05.jpg06.jpg07.jpg08.jpg09.jpg10.jpg11.jpg12.jpg13.jpg
 
Última edição:
Entendo.....dá pra carimbar selvagens sem contaminar....vale a pena......mas não em folha de caderno.....por isso sugeri a leitura, reduz as chances de perdas, trabalho, dinheiro.....bom, receberá seu carimbo da Pró-Fungos, ame-o, faça-o valer a pena e suas chances serão multiplicadas !!!!

Boa sorte !
 
Pessoal resultado com as CL´s, ainda desses esporos antigos. (25/11/2010)
Frasco CL-09 (me parece ser Micélio)
Frasco K-4 (Creio ser contaminação)
O que me dizem???
 
É que bem na hora que fui colocar a foto, o site ficou fora do ar. Mas aqui vão as fotos...
CL 09 (Micélio)
Cl 09-00.JPG Cl 09 -01.JPG
K 04 (Contaminação)
k 04 00.JPG k 04 01.JPG
Estou certo ou errado? Alguém me ajuda ae..,
Lembrando que estes esporos são os meus antigos de 25/11/2010. Os contaminados.

Eu preparei hoje os potes de milho esterilizados, vou inocular com essas culturas liquidas e ver no que dá.
Durante 03 dias fervi uma água mineral, acrescentei o milho, apago o fogo e deixei até o outro dia.
Coloquei nos copos e esterilizei na panela de pressão durante 01 hora.
SAM_1755.JPG Resultado final do milho após os 03 dias.
SAM_1756.JPG Copos fervidos e limpos com álcool
SAM_1757.JPG Esterilização.

OBS: Quando agitei os frascos para dividir o suposto micélio, o frasco CL-09 partiu, porem ficou ainda compacto. Já o K-04 se dividiu mais facilmente, e deixou a água mais espessa.
 
Última edição:
Kinney mto bom o esquema, parabéns! esses potes que vc usou pra cl, eles tem tampa injetavel ? tipo, é aquela que se furar com a agulha, a tampa se fecha sozinha ? onde vc comprou ?abraços
São dessas mesmo, elas são de 50ml, eu trabalho em hospital, arrumo os frascos usados, fervo e reutilizo.
Utilizo pra guardar tempero, sementes, são bastantes úteis. E agora estava fazendo CL neles, são ótimos.
 
São dessas mesmo, elas são de 50ml, eu trabalho em hospital, arrumo os frascos usados, fervo e reutilizo.
Utilizo pra guardar tempero, sementes, são bastantes úteis. E agora estava fazendo CL neles, são ótimos.
Mto legal cara, eu estava atraz de tampas injetaveis, mas só achei pra vender em pacote grande... mas nao sabia desse potinho nao, tem como comprar tbm em algum lugar, ou vc só consegue pq tem acesso ? essas tampas injetaveis sao ótimas pra proteger de contaminantes :D fiz um aqui com pote de conserva e durepox pra prender a tampa injetavel, ficou ótimo, é o unico q nunca contamina depois de varios usos hehe.. vc sabe onde arrumar ? abraços
 
Não sei onde vende vidros parecidos, esses eu tenho acesso pq eles são descartados fora. Eu arrumo com as inferneiras. Já tenho uns 200 aki em casa, com várias utilidades.
 
Mano, eu acho que nenhuma das culturas líquidas estão contaminadas, me parecem muito saudáveis.

Mas muitas vezes um micélio que parecia de cubensis passa longe disso, então tem que esperar pra ver.
 
Bom pessoal atualizando...
Meus testes com esse carimbo contaminado que fiz em 25/11/2010.
Essas duas culturas liquidas a CL-09 e a K-4.
Realmente isso ai dentro do pote não é micélio. É CONTAMINAÇÃO.
Segue as fotos pra ver os maleditos...

CL-09
Cl 09-00.JPG

K-04
k 04 00.JPG

Resultado:
Potes Contaminados.jpg 01.jpg 02.jpg 03.jpg 04.jpg

Ficha de controle:
Ficha CL 9.jpg Ficha CL k-4.jpg

É agora vou começar um outro cultivo semana que vem.
 
Coisas que acontecem, mano. Essas contaminações são mesmo terríveis, não deixam espaço pro micélio. Mas não desista, começar o cultivo com carimbos limpos já é um grande passo para o SUCESSO! Vamos que vamos.
 
Somente fazendo uma placa BDA é possível verificar a qualidade de um carimbo, se a placa não apresentar contaminações o próximo passo pode ser uma CL ou aplicar um pedaço da cultura em grãos.
 
@AshtarSherry, @M3g4d3th, não irei desistir, vou continuar. Gosto muito dessa área, a acho bastante interessante todos os processos. O importante mesmo é como nosso amigo ashtr disse, carimbo limpo é o mais importante para o sucesso. Partimos para o próximo.

heh
Desiste não, eu to tentando cultivar um selvagem de São Thome das Letras. Vamos ver o que da.
Não próxima temporada de chuva que tiver aki que será em Novembro, eu irei colher cogumelo fresco e tentarei domesticá-los. Depois posto foto de uns selvagens que todo ano eu faço colheita, sempre no mesmo lugar. Eles são grandes e ótimos de consumo kkkk.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top