Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1° Cultivar um selvagem - (Goiás)

Diário de cultivo problemático.
Bom pessoal, esse é meu primeiro cultivo, como o meu pedido a Profungos ainda não chegou, resolvi começar com uns esporos de um selvagem que colhi em 25/11/2010 em Goiás. (Obs: carimbei em folha de caderno mesmo, sem nenhum cuidado com contaminantes na época, apenas para guardar esporos).

Hoje dia 20/07/2013
Resolvi fazer uma Cultura líquida com estes esporos e ver no que dá.

Material Utilizado:
Globerbox
09 vidros de 50ml (Hospitalar)
01 Lamina de Bisturí
01 Seringa de 5ml
Alcool 70%
* 01 bolsa de 500ml de água destilada
* 01 ampola de 20ml de glicose 50%
* Os esporos selvagens
---------------------------------------------
1° - Primeiro fervi os vidros de 50ml por uns 20 minutos, e ainda quentes levei para a Gloverbox.
2° - Injetei a glicose na água destilada e puxei 5ml desse liquido para diluir com os esporos.
3° - Raspei dois carimbos desses esporos datados de 25/11/2010 e diluí nesses 5ml da seringa.
4° - Dividi o líquido nos vidros, lacrei com sua tampa.
5° - Fiz a inoculação.

Levei para a incubadora. (Apenas uma pequena caixa de isopor com um termômetro.)

Agora vamos aguardar e ver no que dá essa cultura.
Dicas e sugestões são bem vindas... E desculpa pelas fotos, como já era tarde, tirei com o celular mesmo, a máquina estava descarregada.
01.jpg02.jpg03.jpg04.jpg05.jpg06.jpg07.jpg08.jpg09.jpg10.jpg11.jpg12.jpg13.jpg
 
Última edição:
Podia pelo menos ter utilizado um papel alumínio. hehehe
Pq basicamente, a idéia parece boa. Mas pode acontecer de contaminar, ou não.

Espero que de certo. Se der certo, já sabe, carimba pra galera.
 
Trabalho profissional hein?

Usar uma parte minúscula do carimbo seria ideal, pois há um risco menor de se inocular contaminantes junto, pelas condições de como foi tirado o print e pode haver uma dificuldade de germinação se o carimbo não foi bem armazenado durante esses três anos. Dextrose tem dado mais certo do que glicose em minhas cl's...

Com 9 cl's acho que tem uma boa chance :).
 
Última edição:
Mano, me amarrei demais nesses vidros hospitalares, onde você adquiriu eles? Demais! :eba:

Você fez tudo certinho, vai dar certo. O que preocupa um pouco é o carimbo ser selvagem, mas você fez vários vidros, a chance de dar certo é grande, como disse o Anatman.

Parabéns!!
 
Beleza total, puxei o banquinho! Mandando boas energias aí para dar tudo certo na domesticação desse precioso. Parabéns pelo profissionalismo com o qual você encarou o cultivo, muito bom! :)
 
Podia pelo menos ter utilizado um papel alumínio. hehehe
Pq basicamente, a idéia parece boa. Mas pode acontecer de contaminar, ou não.

Espero que de certo. Se der certo, já sabe, carimba pra galera.

Essa tampa de borracha dele é bastante grossa, e chega a dar até uma certa pressão. Mas bem que eu poderia ter passado papel alumínio mesmo...

Trabalho profissional hein?

Usar uma parte minúscula do carimbo seria ideal, pois há um risco menor de se inocular contaminantes junto, pelas condições de como foi tirado o print e pode haver uma dificuldade de germinação se o carimbo não foi bem armazenado durante esses três anos. Dextrose tem dado mais certo do que glicose em minhas cl's...

Com 9 cl's acho que tem uma boa chance :).


Fiquei nessa dúvida mesmo de colocar apenas poucos esporos ou adicionar uma quantidade maior. Já que eu tinha tentado fazer uma cultura antes e coloquei uma pequena quantidade, sem nenhum resultado, nem contaminantes, tudo transparente mas sem sinal nenhum de nada.

Mano, me amarrei demais nesses vidros hospitalares, onde você adquiriu eles? Demais! :eba:

Você fez tudo certinho, vai dar certo. O que preocupa um pouco é o carimbo ser selvagem, mas você fez vários vidros, a chance de dar certo é grande, como disse o Anatman.

Parabéns!!


Eu trabalho em hospital, então tenho acesso a estes vidros. Realmente achei bastante útil.
Acho que dá pra fazer Spawn de milho para um futuro bulk. (são de 50ml).
Vários vidros, maior change de ter uma cultura viável sem contaminantes. E menores perdas. Apesar do milho ser barato.

Valew, tomara que dê certo...
 
Última edição por um moderador:
Força nos experimentos!


tupy to meio preoculpado, pois já dei uma olhada hoje e nada, a CL sem sinal de nada, e os 2 vidros de milho e o de sementes de trigo que havia inoculado alguns dias antes de fazer essas culturas, nadinha. Tudo limpo. Preoculpado!
 
Essa glicose eu já usei e nunca tive sucesso, tente glicose de confeiteiro
 
to meio preoculpado, pois já dei uma olhada hoje e nada, a CL sem sinal de nada


Por causa da observação do Mauricio fui calcular a concentração de glicose na sua CL.

Você diluiu 5ml de solução (com 2,5g de glicose, portanto), em 450 ml de água? Se foi mesmo isso a concentração de glicose pode ter ficado muito baixa - 0,56%. Ainda que o tupy relatou bons resultados com 0,8% em Tutorial Cultura Líquida.

Talvez você tenha razão quanto à viabilidade dos esporos. Foram guardados em ambiente seco e fresco, ou refrigerado?


 
Por causa da observação do Mauricio fui calcular a concentração de glicose na sua CL.

Você diluiu 5ml de solução (com 2,5g de glicose, portanto), em 450 ml de água? Se foi mesmo isso a concentração de glicose pode ter ficado muito baixa - 0,56%. Ainda que o tupy relatou bons resultados com 0,8% em Tutorial Cultura Líquida.

Talvez você tenha razão quanto à viabilidade dos esporos. Foram guardados em ambiente seco e fresco, ou refrigerado?


É pode ser isso, acha que devo adicionar mais glicose?
Eu guardei em local seco. Dentro de uma caixa de papelão junto com umas agendas.

Dei mais uma olhada hoje no pote de milho para tirar a foto, e olhando na foto, reparei nisso. Creio ser um inicio de micélio. Será ?
2013-07-23_192940.jpg
 
Dei mais uma olhada hoje no pote de milho para tirar a foto, e olhando na foto, reparei nisso. Creio ser um inicio de micélio. Será ?


Espere um pouco mais. Se for micélio vai se tornar óbvio em poucos dias.

Quanto à concentração de glicose na CL aconselho ler o tópico do tupy e outros materiais a respeito que encontrar.
 
É, o potes de milho e de trigo deram em contaminação mesmo! :alien:
Esses esporos eram velhos e contaminados. :(

Aguardando para verificar as culturas liquidas.
01.jpg02.jpg2013-07-28_220243.jpg2013-07-28_220305.jpg2013-07-28_220343.jpg2013-07-28_220431.jpg
 
Hum, que pena, mas o estudo não pode parar. Você tem uma técnica muito boa, com um carimbo de qualidade tem tudo para dar certo.

Se não rolar as CL's, bola pra frente, e boa sorte no próximo!
 
Hum, que pena, mas o estudo não pode parar. Você tem uma técnica muito boa, com um carimbo de qualidade tem tudo para dar certo.

Se não rolar as CL's, bola pra frente, e boa sorte no próximo!

Não, o estudo não pode parar, continuo a pesquisa. Estou apenas aguardando meu esporo.
Valew, começo um em breve.
 
Back
Top