Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1ª tentativa de cultivo (PF Tek (+/-) - Xapuri)

Diário de cultivo problemático.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Xapuri
PROCEDÊNCIA: carimbo feito em 2011 que um amigo tinha (ele usou o carimbo, mas não chegou a ter um cultivo bem sucedido - provavelmente por contaminação no terrário, segundo ele)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(x) PF TEK (provavelmente não dá pra chamar de PF Tek, pois usei outras proporções)
Selo com Vermiculita
(x) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato (04/12/2017):
Devido a informações conflitantes que achei na internet acabei fazendo 9 copos, dos quais 5 segui a técnica que achei ser a PF Tek (1/2 arroz integral orgânico triturado, 2 água filtrada, 4 vermiculita) e 4 numa proporção que meio que inventei (praticamente 1 pra 1 de tudo - apenas um pouco menos de água) por achar que a outra estava muito escassa de arroz.
A esterilização foi feita em panela de pressão por 40min sob pressão.

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 05/12/2017
-------------------------------------------------
Seringa Multiesporos

As seringas de 10ml foram preparadas, cada uma, com uma área de 4mm² do carimbo e foram injetados 1ml em cada um de 4 furos feitos no papel alumínio, que foi tampado com fita micropore. Por falta de conhecimento, na época, não dei tempo para que os esporos hidratassem.

GloverBox?
( ) Sim (x) Não

Condições de incubação: incubação dentro de uma caixa de madeira sem termostato, sendo que, como estou perto de São Paulo capital a variação de temperatura durante a incubação a temperatura chegou perto de 17ºC - 30ºC, sendo que esses extremos não foram comuns, ficando a variação mais entre 23 e 28ºC.

O micélio de cada copo parecia se originar de apenas um único esporo e nenhum deles apresentava características rizomórficas.

Substrato 100% colonizado Data: 22/12/2017
Apenas um dos bolos foi totalmente colonizado.
Os demais estagnaram antes disso, apresentando amarelamento do micélio após algumas semanas de incubação.
Apenas um apresentou contaminação bem visível (bolor verde).
E dois copos nem apresentaram sinal de micélio nem contaminação.

---------------------
FRUTIFICAÇÃO:
---------------------
No dia 24/12/2017 aniversariei o único bolo totalmente colonizado, dunkei ele por 10 horas (desnecessariamente provavelmente, pois o bolo não parecia estar ressecado), rolei na vermiculita esterilizada e coloquei ele num terrário de garrafa, onde, depois de vários dias (não sei exatamente quantos, mas, pelo menos, duas semanas) nasceu dois pequeninos cogumelos menos de 2cm.

Acredito que esses resultados tenham muito a ver com minha falta de paciência e de estudo na época e não tanto da idade do carimbo. Acho que as proporções usadas no preparo do substrato devem ter sido um dos fatores mais influentes junto com a ausência de tempo de hidratação dos esporos.

Acho que esse meio ano de intervalo entre as tentativas de cultivo (ainda nem comecei a segunda tentativa) estão me servindo para me preparar tanto em questão de estudos quanto psicologicamente:contente:, mas sei que esse preparo é contínuo hehe


Abraços,
 
Última edição:
Cara eu conheci os cogs em 1997 ou 98 e me disseram na epoca que eles tinham me escolhido , fiquei na noia desde então . Passei anos procurando e nunca encontrei.
Neste ano os cogs apareceram para mim ( 20 anos depois) !!! Eu tava dando um rolê de moto , parei pra fazer um café no mato ( era café mesmo hehehe) e curtir o visual e "pumba" , bem onde parei tinha um mélo ENORME , sim, ele , o maldito fdp resolveu dar as caras depois de 20 anos , do nada ...
Tomei o café rapidinho , nem curti o visual porcaria nenhuma , colhi o saci pererê e voei como um louco para casa . Lavei e comi e tomei uma surra do desgraçado !!! O anãozinho tinha superpoderes !
Foi aí então que eu aprendi à respeitar os mélos !!!
Resolvi cultivá-los sem compromisso, sabe !? Cultivar simplesmente pq eles são muuuuito loucos !!! Só de olhar já transmitem a magia !!
Pesquise bem o forum , comece lá do comeco , com os grandes mestres ( até eles ja fizeram grandes cagadas antes de serem mestres ) e siga o conselho deles à risca , que tudo vai dar certo !! Ok

Paz e luz aí irmão !!!
 
Caramba, sua história com os cogumelos é muito massa!! haha

Vou seguir o seu conselho. Na primeira vez pesquisei bastante, mas não dei tanto tempo pra digerir tudo o que li, além de não ter seguido os conselhos tão a risca haha.

Valeu! É bom ver que tem gente olhando por nós de alguma forma hehe

Abraço
 
Back
Top