Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1ª Cultivo.

Diário de cultivo problemático.
Olá :)
Quinta - feira, 11.08.2016.

Então esse é o meu diário de cultivo, minha primeira experiencia pratica. Minha ideia é fazer um sistema de cultivo o mais automatizado possível.
Primeiramente estou fazendo uns teste para ver quais pontos precisam ser melhorados, e ate para outras pessoas se basearem.
E isso é apenas um prototipo... com o tempo, vou melhorando ;)

Primeiro teste no sistema de resfriamento e umidade:
Liguei a bomba de uma fonte dentro do terrario.
Onde a agua sairia do terrario passaria dentro de uma mangueira por dentro de garrafa de agua congelada e retornaria gelada para dentro do Terrario por 40 minutos. Para eu verificar como isso afetaria a temperatura e umidade interna.
Porem a agua entupiu dentro da garrafa, acho que congelou ou o gelo expandiu e comprimiu alguma parte da mangueira. /:
Readaptei o teste.
Liguei o secador de cabelo dentro do terrário ate alcançar 63,80ºC. Em segui coloquei a garrafa com gelo dentro.
Segue a tabela que com os dados obtidos e umas fotos.

CONCLUSÃO:
Parece que pra minha região(Amazonas) não é nada indicado usar uma garrafa pet com gelo, pelo menos nesse tipo de recipiente.


Amanha vou tentar usar o primeiro procedimento, só que colocando uma condição para o micro controlador. Pra acionar o sistema de resfriamento quando a temperatura for superior a 26ºC.
Ainda estou pensando como vou fazer o controle da umidade ficar automatiza de forma mais precisa.

Aceito sugestões.;)
 

Anexos

  • 1 Grafico TEMP E UMID x TEMPO.png
    1 Grafico TEMP E UMID x TEMPO.png
    79.1 KB · Visualizações: 12
  • 1 Grafico TEMP E UMID x TEMPO.png
    1 Grafico TEMP E UMID x TEMPO.png
    79.1 KB · Visualizações: 12
  • 1º Teste Terrario.pdf
    289.1 KB · Visualizações: 4
  • IMG-20160811-WA0003.jpg
    IMG-20160811-WA0003.jpg
    47.4 KB · Visualizações: 14
  • IMG-20160811-WA0005.jpg
    IMG-20160811-WA0005.jpg
    89.5 KB · Visualizações: 13
Se quer manter uma diferença térmica grande entre interior e exterior, seu terrário não deveria ser de um material isolante, como isopor?
 
@Astral concordo com a @Malahov sobre o material isolante. Qual a temperatura na sua cidade ultimamente?
Você tem um bom plano e todo o material, mas essa garrafa descongela em quanto tempo?

Paz.
 
Então @Malahov e @Finganforn, o ideal é ser de isopor.... porem estou tentando usar essa caixa. Assim que sobrar um tempo vou colocar isopor ao redor da caixa.
Apesar de que gostaria de que ficasse uma frente transparente, pra embelezar minha sala. (Já que moro sozinho e quase não vai gente em casa).
Aqui em Manaus a temperatura está por volta dos 31ºC.
Acho que vou ter que me render a peltier para fazer algo mais eficiente. A garrafa com gelo, por mais que eu a isole termicamente, ainda vai descongelar rapido. E não é sempre que vou poder que dar muita assistência ao terrario, já que não gosto de ficar muito entocado em casa.
Estou pensando numa for de "roubar" a temperatura interna usando um tubo de cobre... mais ainda é muito incerto.
Minha unica preocupação com a peltier é que ouvir falar que elas queimam com o tempo ou variação constante de voltagem. E isso é problema aqui na cidade.

>>Gostaria de saber, de vocês que tem mais experiencia, se a varição de temperatura brusca(Ex.: Abrir o terrario em um dia beem quente), afetaria o crescimento.
 
Última edição:
Ola @Astral !!
Uma soluçao pratica e um ferro velho e uma geladeira mediana pequenha (estilo frigobar )seminova..
Nao e o mais visual para sua sala mais da para pasar as duas etapas importantes no cultivo sem problemas..
Aqui.. regiao serrana do rj.. no verao faz a mesma temp.. e soluciono con uma adega de vinhos que minha esposa empresta obrigatoriamente rsssssss...
Paso a incubaçao e aparecimento dos primordias sem problemas... depois pra fora..no outdoor.... muito ar.. Boa sombra... O resto a natureza toma conta..Assi e como eu faço contra as altas temperaturas.. !!Blz ?
 
Pelo que vi você entende bem de eletrônica e, claro, deve usar esse conhecimento para automatizar seu cultivo.
Como esse é seu primeiro cultivo deveria se apegar ao básico das técnicas para ir aprendendo o que funciona e o que não funciona para o seu cultivo.
No meu cultivo, por exemplo, estou usando a técnica de garrafa pet congelada (de 600ml com troca de 2 ou 3 vezes ao dia) em uma caixa de isopor e uma tampa de vidro.
Onde moro esta muito quente durante o dia, chegando a 34º~35º na máxima, por isso tive que priorizar o ecossistema no terrário.
A meu ver a variação de temperatura ao abrir o terrário (para abanar e trocar a garrafa, no meu caso) não afete muito a produção.

Paz
 
:!: Por falta de atualizações, estamos considerando esse cultivo como abandonado!

Tópico movido para os arquivos de diários de cultivo abandonado. Caso você seja o autor do tópico e gostaria de resgatá-lo, entre em contato com a equipe.
 
Back
Top