Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

“a EducaÇÃo Ambiental E A Biodiversidade”

Clorofila

Cogumelo maduro
Membro Ativo
24/01/2007
844
76
“A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A BIODIVERSIDADE”

[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][/FONT]

[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]“Não somos pescadores domingueiros esperando o peixe Somos agricultores, esperando a colheita, porque a queremos muito, porque conhecemos as sementes, a terra, os ventos e a chuva, porque avaliamos as circunstâncias e porque trabalhamos seriamente.”[/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]INTRODUÇÃO
O tema biodiversidade tem chegado até nós com crescente freqüência, através dos meios de comunicação. As campanhas para salvar o mico-leão dourado, o tamanduá-bandeira, as tartarugas-marinhas vão se tornando familiares e, com isso, passamos a associar a preservação da diversidade da vida a um outro animal específico, sem compreendermos de fato a amplitude da questão: a preservação da biodiversidade é a preservação de uma rede de inter-relações, que está sendo destruída pelo modo como nós nos relacionamos com o meio ambiente.
O desaparecimento de uma espécie, mais do que constituir uma perda irreparável – afinal de contas EXTINÇÃO É PARA SEMPRE – é também um sinal indicador da destruição do próprio local em que essa espécie vive. Tal perda, portanto, aponta para a destruição de muitas outras espécies que dependem direta ou indiretamente do mesmo local para viver. A coisa é muito simples e ao mesmo tempo extremamente complexa e perfeita. As inter-relações entre os seres vivos se estabelecem em uma teia alimentar, onde cada espécie é de fundamental importância para a vida como um todo. Afinal de contas, não se pode completar um quebra-cabeça se estiver faltando uma peça, da mesma forma que a ausência de uma só espécie acaba por gerar um desequilíbrio que afeta todo o ecossistema, inclusive os fatores abióticos.
O homem constitui apenas mais uma das milhares de centenas de espécies que habitam este enorme e maravilhoso planeta. Nossa alimentação, o ar que respiramos, a água que bebemos, enfim, todos os nossos recursos, dependem do equilíbrio de toda a teia da vida, de forma que nós, ao contribuirmos com a destruição do planeta, estamos contribuindo com a nossa própria destruição.
A preservação da biodiversidade é a preservação de nossa própria sobrevivência no planeta.
[/FONT]

[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SÉCULO XXI
“As plantas já não crescem mais, até o alecrim murchou. O sapo se mudou, o lambari morreu porque o ribeirão secou”
Educar é mostrar que é possível, aprender é tornar possível a si mesmo.
[/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]O Brasil é tetra campeão mundial de reciclagem de latinhas. Em média, oitenta a noventa e cinco por cento de toda latinha produzida é reciclada, levando em média 28 dias para retornarem às prateleiras dos supermercados.
Redução na camada de ozônio
[/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: EVOLUÇÃO DO CONCEITO
O conceito de sustentabilidade ligado à preservação do meio ambiente é uma idéia recente, visto que nos países desenvolvidos o ambientalismo só tomou corpo a partir da década de 50. Isto deve ao fato de que a partir desta época ficaram evidentes os danos os danos que o crescimento econômico e a industrialização causavam ao meio ambiente, fazendo prever as dificuldades de se manter o desenvolvimento de uma nação com o esgotamento de seus recursos naturais (Carvalho, 1994).
Na teoria econômica clássica a idéia de sustentabilidade se relacionava com a expansão de um setor moderno, representado pela indústria e os serviços, que englobasse os setores mais tradicionais, como a agricultura. Assim, de acordo com Rostow (1963), "os surtos esporádicos de crescimentos seriam substituídos por uma capacidade de acumulação endogeneizada através da consolidação de uma indústria pesada, capaz de garantir internamente sua reprodução ampliada” (Egler, 1993). Este sistema seria garantido por uma crescente participação das poupanças voluntárias na renda nacional (Lewis, 1963). Com a expansão dos movimentos ambientalistas tratou-se de definir desenvolvimento sustentável como a interação de crescimento econômico e conservação da natureza (PROJETO ÁRIDAS, 1995).
Partindo da noção básica de desenvolvimento, qual seja, "A combinação da expansão econômica persistente (crescimento) com a ampla difusão dos benefícios deste crescimento entre a população", Gomes (1995) formula uma definição moderna e atual que combina desenvolvimento e sustentabilidade ecológica. Assim, desenvolvimento sustentável pressupõe a expansão econômica permanente, com melhorias nos indicadores sociais e a preservação ambiental. Outros conceitos serão colocados mais adiante quando tratarmos dos programas de desenvolvimento regional do nordeste brasileiro.
[/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Propostas do Desenvolvimento Sustentável
• A satisfação das necessidades básicas da população (educação, alimentação, saúde, lazer, etc);
• A solidariedade para com as gerações futuras (preservar o ambiente de modo que elas tenham chance de viver);
• A participação da população envolvida (todos devem se conscientizar da necessidade de conservar o ambiente e fazer cada um a parte que lhe cabe para tal);
• A preservação dos recursos naturais (água, oxigênio, etc);
• A elaboração de um sistema social garantindo emprego, segurança social e respeito a outras culturas (erradicação da miséria, do preconceito e do massacre de populações oprimidas, como por exemplo os índios);
• A efetivação dos programas educativos.
Na tentativa de chegar ao DS, sabemos que a Educação Ambiental é parte vital e indispensável, pois é a maneira mais direta e funcional de se atingir pelo menos uma de suas metas: a participação da população.
[/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]AGRICULTURA ORGÂNICA: RETORNANDO ÀS RAÍZES
Em outros tempos, que há muito deixam lembranças, haviam maravilhosas hortas no fundo do quintal da maioria de nossas casas. Hoje, uma horta simples e pequena é objeto de admiração e vislumbre. O que era comum em tempos passados, tornou-se preciosidade. É preciso pagar até três vezes mais por um pé de alface que seja livre de agrotóxicos.
Agricultura orgânica é um sistema de gerenciamento total da produção agrícola com vistas a promover e realçar a saúde do meio ambiente, preservar a biodiversidade, os ciclos e as atividades biológicas do solo. Nesse sentido, a agricultura orgânica enfatiza o uso de práticas de manejo em oposição ao uso de elementos estranhos ao meio rural. Isso abrange, sempre que possível, a administração de conhecimentos agronômicos, biológicos e até mesmo mecânicos. Mas exclui a adoção de substâncias químicas ou outros materiais sintéticos que desempenhem no solo funções estranhas às desempenhadas pelo ecossistema.
[/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Objetivos da Agricultura Orgânica
• Proporcionar aos pequenos agricultores e proprietários de terra, conhecimentos e métodos de agricultura orgânica através de experiências práticas.
• Prestar assessoria técnica na produção e comercialização, realizando reuniões e visitas periódicas aos agricultores interessados, orientando-os e discutindo os aspectos relacionados à produção, organização e planejamento da propriedade.
• Ampliar experiências de agricultura orgânica, diversificando as culturas, introduzindo diferentes tipos de adubos verdes e espécies para uso agroflorestal.
• Promover o conhecimento e incentivar o debate entre os agricultores e proprietários de terra, sobre os problemas e conseqüências da utilização da agricultura químico-industrial, estimulando o trabalho em grupo e o associativismo, na busca do planejamento, organização e administração das propriedades rurais, com base nos princípios e práticas da agricultura orgânica e agrossilvicultura, enfatizando os princípios de conservação e valorização dos recursos naturais renováveis.
• Levar conhecimentos, técnicas e noções de agricultura sustentável aos proprietários de terra e técnicos.
• Disponibilizar aos grupos de agricultores orgânicos, modelos de estatuto de cooperativas e associações, para que possam discutir e decidir o modelo associativo a ser adotado.
[/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]A opção da agricultura orgânica como forma de preservação ambiental
Para se preservar o meio ambiente é necessário um conjunto de fatores, entre eles, a preservação do homem que vive nele e dele; a preservação do meio ambiente e seus recursos naturais minerais, vegetais e animais, de sua biodiversidade e suas correlações harmoniosas; e outros fatores. Com a aplicação de uma agricultura orgânica moderna comprometida com seus princípios de responsabilidade ambiental e social e inserida na atual sociedade acreditamos que é possível fazer uma nova realidade. A agricultura orgânica traz o desenvolvimento de toda comunidade. A agricultura orgânica é uma afirmação da sociedade em defesa do meio ambiente.
[/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]
CONCLUSÃO
A Educação Ambiental visa a consciência no desenvolvimento de um mundo que se baseie na qualidade de vida para todos os seus componentes, bióticos ou abióticos, da qual o homem é parte inerente, tão importante como todas as outras. A educação pelo meio ambiente é a educação pela vida, por valores éticos, morais, corporais e ecológicos. A definição é vasta. Seus conceitos são amplos. Precisamos absorver a idéia de que se educar ecologicamente é uma necessidade básica, como comer, lavar as mãos antes das refeições, pedir benção aos mais velhos, orar e escovar os dentes ao acordar. Dessa forma, estaremos contribuindo com a garantia da qualidade de vida de todos os componentes de nossa própria casa: o planeta Terra.
[/FONT] [FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][/FONT]
[/FONT]
[/FONT]
 

Gostei muito da sua iniciativa nos três textos que postou aqui Becheleni.
Vejo o pessoal do fórum declamar seu amor pela natureza,
mas não vejo ninguém aproveitando o espaço para debater o assunto tão importante sobre degradação, recuparação, conscientização ou coisas do tipo.
Acho que até mesmo leis ambientais poderiam ser deiscutidas aqui.

Bom, fica aí o apelo para a galera do fórum,

pois sem a biodversidade não teremos os cogumelos mágicos! :neg:

 
Back
Top