Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Óxido de Zinco (ZnO) e Dióxido de Cloro (ClO2)

H4x0r

ex-membro
Excluido
25/08/2019
70
9
34
Depois de muito pesquisar no fórum, não achei nada a respeito desta duas substâncias que inibe bactérias, vírus e possíveis fungos.

Já estou familiarizado com as duas substâncias e decidi compartilhar a fabricação e o uso delas, tentando transparecer o máximo
possível com informações relevantes para que outros usuários do fórum possam ter a curiosidade de tentar também a utilização das
mesmas.

Não sou químico e todo estudo feito foi através de informações que obtive em fóruns, documentos, pdf e a execução desses estudos na prática.

De acordo com Wikipedia : O óxido de zinco é um composto químico de cor branca. Sua fórmula é ZnO e é pouco solúvel em água, porém muito solúvel em ácidos. É utilizado como inibidor do crescimento de fungos em pinturas e como pomada antisséptica na medicina. Óxido de zinco é o produto de corrosão inicial do zinco em atmosfera relativamente seca e é formado pela reação entre o zinco e o oxigênio presente na atmosfera, conforme a reação: 2 Zn(s) + O2(g) -> 2 ZnO(s)

Mas não estamos interessados em sí no ZnO, mas sim das nano particulas que podemos obter através da oxidação feita por um reator de uma tecnologia inventada por Keshe

108045 Se alguém se interessar, no Youtube tem muita palestra sobre.

O mesmo incita que podemos obter nano partículas através da construção de um reator com metais e cobre nano revestido. A bobina de cobre ou placa é submetida a uma solução de Hidróxido de Sódio que causará corrosão e o agrupamento de átomos de carbono em volta do mesmo.
108055 108054


Sendo assim o cobre nano revestido será uma fonte de energia em DC produzindo até 450mV para realizar a eletrolise, dependendo do tamanho da peça que foi nano revestida, pode gerar até 1,5v DC. (Eu já fiz e utilizo a técnica para produção dos GANS, teve bobina/placa que me gerou 1,5V em DC). Abaixo segue o modelo do reator

108047

Ambas soluções são de água destilada e de 3 a 5% de sal marinho integral. GANS tem o significado de Gases Nano Sólidos.

108048

O reator de ZnO está produzindo 806 mV, nele há um led verde leitoso ligado para diminuir a corrente (A), quanto maior a corrente, maiores serão as partículas geradas, o intuito é manter sempre entre 5 a 15 mA para gerar partículas menores. Um reator de ZnO demora em torno de 30 a 90 dias para produzir 100ml de ZnO.

108049

Na foto acima podemos observar a oxidação no primeiro dia.

108052

Depois de 90 dias, eu faço o recolhimento através de um funil analítico e executo o processo de limpeza do sal que existe ainda no ZnO.
Após a retirada do sal, deve-se adicionar água destilada e esperar decantar por 24h, retirar somente a água que está por cima das partículas para a utilização, nela contém nano partículas de ZnO

108053

Um teste simples e fácil é borrifar um pouco da água que contém nano particulas de ZnO no Rhizopus que aparece no pão, além de você estagnar o crescimento do mesmo, você causará uma erradicação do fungo.

(Trecho retirado de um TCC) FONTE: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9565/1/CT_COQUI_2016_2_06.pdf

Os métodos de síntese dessas nanopartículas se dividem em químicos, físicos e biológicos (ONZI, 1992). Existem enumeras formas de síntese de nanopartículas de forma química e física, entretanto essas formas, muitas vezes demandam muita energia ou geram como resíduos, substâncias químicas tóxicas, por isso é interessante o desenvolvimento de novas formas de síntese.

A biossíntese é uma forma ecológica de sintetizar essas nanopartículas, que tem sido realizada principalmente pelo uso de bactérias, fungos, plantas, acnomicetos e cianobactérias. Esses sistemas biológicos têm sido usados como forma de síntese de nano partículas metálicas e seus respectivos óxidos. Sabe-se que muitos organismos têm a capacidade de produzir esses materiais inorgânicos extra e intracelularmente (FAYAZ et al., 2009). Certos fungos têm a capacidade de produzir metabólitos extracelulares, para sua própria defesa, quando exposto a algum tipo de estresse, comoàpresençade metais tóxicos.

Na biossíntese de nano óxidos metálicosporum fungo o micélio é exposto à solução de íons do metal, onde o fungo é levado a produzir enzimas que fazem com que o metal ou seu óxido se transforme em nano partículas metálicas ou óxido de metal sólidos sem toxicidade (VAHABI et al., 2011).

Nos últimos anos, o surgimento de cepas de bactérias e fungos resistentes às drogas antimicrobianas mais comuns disponíveis no mercado tem aumentado de forma alarmante, sendo considerado um problema de cunho mundial. Microrganismos patogênicos livres no meio ambiente podem causar doenças nos seres humanos, animais ou vegetais.

Em virtude disso, tem sido necessário ir em busca de novos agentes antimicrobianos, eficazes e atóxicos (GAJBHIYE et al., 2009).Com a finalidadede resolver esse problema que é a resistência microbiana as drogas atuais, os nanomateriais inorgânicos, mais precisamente os óxidos de metais nanoparticulados, tem emergido como uma promessa de ser o futuro das drogas antimicrobianas, já que eles possuem boa durabilidade, baixa toxicidade, alta estabilidade e são bem seletivos quanto comparados a drogas orgânicas. Óxidos metálicos nanoparticulados já são muito estudados por suas promessas na tecnologia(Stankic et al. J Nanobiotechnol).

Dessa forma, faz-se necessário a utilização de novas formas de combater esses microrganismos patogênicos. Assim este trabalho tem como objetivo realizar a biossíntese de nanopartículas de óxido de zinco através do uso de fungos, Aspergillus nigere Trametes sp.Será testado os efeitos dessas nanopartículas em bactérias gram-negativas patogênicas, contribuindo para estudos na área da biossíntese aplicada a antimicrobianos, e ao controle, com novas drogas, desses organismos prejudiciais a biota.


Há outros tipos de óxidos e métodos quase parecidos para extrai-los, como o texto acima menciona, está sendo o futuro das drogas antimicrobianas

108072 108073 Cristais de Oxido de Zinco com Oxido de Cobre

108074 108075 A pigmentação é altissima, 1ml é capaz de pigmentar 2L de água fácil

108076 108077 Oxido de Ferro, Oxido de Cobre, Oxido de Zinco, Oxido de Cobre (adicionado carga a eletrolise)

Dióxido de Cloro - ClO2

De acordo com Wikipedia
: Dióxido de cloro é um composto químico com a fórmula ClO2. Este gás verde-amarelado cristaliza como cristais laranjas a −59 °C. Como um dos vários óxidos de cloro, é um potente e usual agente oxidante usado em tratamento de água e alvejamentos diversos.

Dióxido de cloro é usado primariamente (>95%) para branqueamento de polpa de madeira, onde 95 % da produção mundial é utilizada, mas é também usado no alvejamento de farinha e para a desinfecção de água e outros, aplicação na qual uma muito menor quantidade de dióxido de cloro é usada.


Em laboratório, o ClO2 é preparado por oxidação de clorito de sódio:

2NaClO2 + Cl2 → 2ClO2 + 2 NaCl

Dióxido de Cloro é uma mistura de duas substâncias, Clorito de Sódio(Solução de 28%) e Ácido Critico (solução de 50%)

Para o Clorito de Sódio 80%, pese 33,4grs

108083

Pese a água destilada

108084

Coe a mistura em um filtro de papel

108085

Faça o mesmo para o ácido cítrico, pese 50grs de Ácido Cítrico para 100grs de água destilada e coe.

108087

Armazene em frascos conta-gotas para facilitar o uso.

Para preparar o dióxido de cloro, use 1:1 das soluções feitas, ex: 10 gotas de Ácido Cítrico, 10 gotas de Clorito de Sódio e depois
adicione água, geralmente eu utilizo essa medida para 500ml de água normal

108088

Após misturar as duas substâncias, terá formação de gás clorídrico e a coloração da mesma começará a ficar amarela/laranjado

O uso é ilimitado, desde a limpeza de superfícies até a ingestão para infecções, geralmente eu utilizo muito em limpeza de frutas,
hortaliças, água não potável, fertilizante para o solo, etc...

CONTINUA.......
 
Última edição:
Bem legal e bem explicado.
Pena que sou preguiçoso, torço para que você não tenha contaminações, mas se tiver será ótimo para testar.
Gostaria de saber se prejudica o cubensis também.

Gratidão Texugo, modificarei e adicionarei mais algumas partes, quero fazer testes e mostrar para a galera como funciona.

Em relação a ser nocivo para o Cubensis, terei que fazer um teste, tenho mais 3 seringas para inocular, em dois copos aplicarei água com nano partículas de ZnO, postarei resultados...
 
Hoje eu apliquei 4ml de ZnO em um micelio saudável, como era um bolo em excesso, decidi sacrificar para fazer um teste.

Sexta-feira 06/09, borrifei um pouco de ZnO em um fungo que se desenvolveu no vaso, há sinais de estagnação do mesmo.

20190908_131122.jpg
 

Anexos

  • 20190908_121148.jpg
    20190908_121148.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 9
  • 20190908_121119.jpg
    20190908_121119.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 8
  • 20190908_120929.jpg
    20190908_120929.jpg
    1 MB · Visualizações: 6
Última edição:
Back
Top