Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

É preciso esterilizar a fibra de coco antes de pasteurizar?

orion00

Esporo
Cadastrado
03/02/2024
11
2
26
Olá!

É preciso esterilizar a fibra de coco antes de pasteurizar?

Pergunto isso pois minhas bandejas contaminaram com tricho e bactéria pelo que parece, acredito que possa ter sido por que utilizei uma seringa de esporos que comprei para inocular os grãos por conta disso estarei usando agar para limpar a cultura. O problema é que também acho que a contaminação possa ter vindo da fibra de coco, não encontrei aqueles blocos de fibra de coco que ja vem praticamente esterilizado e utilizei fibra de coco para orquídeas, era fina igual a do bloco mas era em um pacote de plástico normal e tinha até um furo nele, eu apenas pasteurizei. Será que preciso esterilizar a fibra já que ela vem num pacote comum e ai sim pasteurizar?
 
Esporos > grão é uma péssima ideia. Os esporos são "sujos" por natureza. O melhor é germinar os esporos em ágar, fazer transferências e só aí passar pro grão. Cultivo em bulk exige spawn bem limpo, esporos em grão não dão muita confiança. A gente pode usar esporos no PFTEK mais por uma característica de seletividade do meio, e da forma como os bolos pftek são frutificados (a maioria das pessoas não quebra bolos PFTEK e usa como spawn, eles frutificam como estão). No grão não existe essa seletividade, e os grãos geralmente são quebrados antes de spawnar, o que pode ser determinante caso o micélio esteja mesmo que levemente contaminado e tenha alguma dificuldade para se recuperar.

Nos cultivos tipo monotub que eu fiz, eu tive mais sucesso quando usava spawn bem limpo (feito a partir de cultura liquida), geralmente com arroz integral, milho de pipoca e mais recentemente painço. E sub propriamente pasteurizado (controlando a temperatura certinho por 1h). A proporção de spawn/sub que eu gosto de usar fica entre 1:2 e 1:5. Tive mais sucesso fazendo monos menores do que maiores até agora. Tive várias contaminações no meio do caminho também, principalmente quando comecei a tentar a fazer monotubs maiores (esterilizando quantidades maiores de grão de uma vez 'spawnbags') e a pasteurizar no estilo "bucket tek".

Geralmente quando eu tenho contaminação antes do primeiro flush, eu procuro os problemas mais no meu spawn do que no substrato. Principalmente se ele for praticamente estéril como fibra de coco e vermiculita. Acho bom também pasteurizar o sub certinho principalmente se for adicionar humus de minhoca, esterco, palhas.
 
Back
Top