Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

É possível utilizar estufa e terrários de vidro? Aceito ajuda e sugestões

Lithops

Hifa
Cadastrado
08/06/2014
2
12
39
Galera,
Peço licença para entrar nos debates sobre cultivo, sou nova por aqui, apesar de já ter lido vários materiais e tópicos sobre cultivo aqui do fórum. É que não sou muito de postar, tento sempre me virar por conta, mas dessa vez to precisando da ajuda dos colegas...
Estou em meu segundo cultivo, agora com duas strains: xapuri e australia. Há uns 3 ou 4 meses tive muito sucesso com a strain "vale do chopin", mas agora ta difícil de fazer meus micélios virarem... Acredito que o maior problema tem siido as baixas temperaturas aqui do Sul.

A técnica usada agora (a mesma da primeira vez, quando deu muito certo) é casing. Na primiera vez que cultivei, germinei os esporos no milho de pipoca e depois montei o bolo com aquela bandeja de alimentos e usei os aqueles sacos plásticos já prontos pra cultivo dos cogus. O problema é que não da pra ficar sempre comprando esses sacos e com a ideia de otimizar o espaço do meu cultivo resolvi adaptar uma estufa de cultivo indoor, essas feitas de mylar usadas pra cultivo de plantas, e uns aquários de vidro que tinha em casa. Até mesmo por que acreditei que usando a estufa eu poderia controlar melhor a temperatura agora na estação fria por aaqui.

Então estou cultivando os bolos de milho dentro dos aquários de vidro. Para fazer os casings utilizei uma mistura de turfa + vermiculita + fibra de coco. Não tenho problemas com contaminação, mas os cogus não estão saindo, apesar de o micélio já estar bem colonizado e um dos terrários já ter 20 dias...
Os aquários tem tampa com 3 furos e os cobri com pedaços de toucas de tyvek. Ainda não tenho um sistema de aeração, então abro os terrários duas vezes ao dia pra renovar o ar e borrifo água destilada.
A temperatura tem ficado em 22 a 24°C dentro da estufa....
Durante o dia uso uma lâmpada incandescente 40w e a noite ligo um aquecedor de água (500w), sem deixar evaporar a água, apenas para aquecer o ambiente. Ele fica programado pra ligar de hora em hora por alguns minutos.

Por favor, aceito sugestões e ajuda.
Está tudo errado? Devo investir num terrário de isopor e esquecer essa ideia da estufa?

2014-04 junho Australia (1).JPG 2014-04 junho Australia (2).JPG 2014-04 junho Australia (3).JPG

Agradeço!
paz e luz!
 
O micélio já deveria estar pinando agora, você disse que ele está no terrário há 20 dias. 20 dias a partir da inoculação do milho, é isso? Você deixou 10 dias incubando pelo menos após a adição do spawn de milho?

Parece ter um overlay também, creio que as condições não estão muito adequadas.. principalmente a troca gasosa. Filtros de papel não deixam passar muito ar, experimente usar lã acrílica!

Sugiro manter a temperatura o mais constante possível, preferencialmente em 25-26 graus constantes. Você liga o aquecedor de noite e acaba gerando uma mudança de temperatura demasiada.
 
Tenta aumentar a troca gasosa manual, abanando umas 3 ou 4 vezes ao dia. Pode ser com as próprias mãos, limpas, obviamente.

A temperatura de 22 a 24°C está ótima para iniciação dos pins. Conforme os pins vão crescendo você pode aumentar um pouco temperatura.

Recomendo que borrife água nas paredes do terrário e não diretamente no micélio, principalmente no seu caso, onde o casing está praticamente todo colonizado. E outra, se ainda não estão frutificando, não precisa borrifar tanto. O excesso de água pode acumular no fundo do terrário, prejudicando o micélio.
 
O micélio já deveria estar pinando agora, você disse que ele está no terrário há 20 dias. 20 dias a partir da inoculação do milho, é isso? Você deixou 10 dias incubando pelo menos após a adição do spawn de milho?

Parece ter um overlay também, creio que as condições não estão muito adequadas.. principalmente a troca gasosa. Filtros de papel não deixam passar muito ar, experimente usar lã acrílica!

Sugiro manter a temperatura o mais constante possível, preferencialmente em 25-26 graus constantes. Você liga o aquecedor de noite e acaba gerando uma mudança de temperatura demasiada.


Sim, são 20 dias no terrário de vidro desde que misturei os bolos de milho com o substrato. O milho ficou incubando por 15 dias antes disso.
Muito obrigada pelas dicas!

Casings são mais instáveis na hora da frutificação que os bolos PFTek. E está levando muito tempo para pinar, realmente.

As sugestões do @RainSpirit são boas, mas talvez o que você precise seja exatamente deixar que alguma água evapore do meio de cultura: https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/page-4#post-147362

Valeu também pela dica, colega!
Troquei o tyvek por lã de rocha... vamos ver se começa a pinar... o terrário mais velho começou a aparecer umas manchas amareladas, vou postar umas fotos aqui depois, será que pode ser por causa da baixa oxigenação? Não me parece contaminação...
 
Última edição por um moderador:
... será que pode ser por causa da baixa oxigenação?

Provavelmente. E acúmulo de CO2 também. As únicas saídas de ar fica na parte superior do terrário. Dificultado uma boa circulação do ar. Por isso recomendo aumentar mais a troca do ar manualmente. Acredito que em mais ou menos uma semana notará as primórdias.
 
Back
Top