Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

É contaminante?

DanBlotter

Primórdia
Membro Ativo
07/09/2011
122
35
36
Uma estranha estrutura surgiu no meu casing de um dia pro outro. De lá pra cá ela não cresceu.
Às vezes eu olho e ela tem um pouco do aspecto de fibra de coco desfiada (talvez um pouco mais claro), de uma coloração bege/amarelada, mas também às vezes acho que tem um aspecto de fungo. É menor do que uma moeda de 1 centavo e está praticamente cercada por micélio saudável, mas este parece não se estender até essa área.

Fotos:
P8230012.jpg P8240015.jpg

Na dúvida, vocês acham que eu deveria fazer o que?
Pensei eu remover com uma espátula, ou pingar água oxigenada com um conta-gotas, ou os dois. Isso prejudicaria o micélio ao redor?

Obrigado!
 
É bactéria, já tive dessas em bolos. Com bastante cuidade retire essa parte do casing, corte esse pedaço com uma faca e descarte, recubra o buraco com vermiculita.
Os bolos que eu tive com essa bactéria amarelada se recuperaram e deram frutos.
Se tiver mais casings por ai é interessante isolar esse casing dos demais. E quando fizer o procedimento faça ele isolado do quarto, fungos e bactérias você não enxerga mas eles são aos milhares e se espalham pelo ar com muita facilidade. Pode colocar umas gotinhas de h2o2 no local também, 2 a 3 gotas.
 
Upvote 0
Obrigado tupy

Do momento que eu criei este tópico até agora, parece que esta contaminação foi ainda mais suprimida, mas agora, na dúvida, é melhor remover esta parte. Mal não vai fazer.

Vou pegar talheres do tamanho mais adequado que eu achar e esteriliza-los com fogo e germisul (germirio?). Depois vou aplicar h2o2 em doses homeopáticas.
Enquanto isso, esterizilo no microondas uma porção de vermiculita com água mineral para no fim preencher o buraco.
Glovebox: checado.
Detalhe: já foi dado choque térmico e iniciada a exposição à luz. A próxama fase esperada é a frutificação. Tudo isso com a estranha estrutura.

Amanhã postarei novidades.
Abraço!
 
Upvote 0
Back
Top