Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pra Frente Brasil

Filme dirigido por Roberto Farias em 1982, baseado em argumento de seu irmão Reginaldo Farias, "Sala escura". Com Natalia do Vale, Reginaldo Faria,

Filme details

Rio de Janeiro, junho de 1970. O Brasil se prepara para assistir a escalada do Escrete Canarinho, na mais que ansiosa expectativa de conquistar definitivamente a Taça Jules Rimet. Em meio à euforia geral em torno da Copa, retornando para o Rio de Janeiro, Jofre (Reginaldo Faria), resolve dividir uma corrida de táxi com alguém que conheceu na saída da Ponte Aérea, o simpático, porém enigmático Sarmento (Cláudio Marzo), a quem deixa um cartão seu. O carro é seguido por outro, que se aproxima, quando o táxi é rendido, e Sarmento é morto por seus ocupantes. Jofre é sequestrado e levado para destino ignorado.

Sua esposa Marta (Natalia do Vale) e seu irmão Miguel (Antonio Fagundes), que o tinham deixado no aeroporto, não demoram a notar sua ausência, já que ele tinha partido primeiro para o Rio. E o que para Miguel e sua cunhada era uma simples busca transforma-se rapidamente numa corrida contra o tempo para encontrar Jofre (agora procurado pela polícia e ameaçado com a perda de seu emprego). Corrida que os colocará em rota de colisão irreversível com a sociedade em que estão inseridos, num crescendo de mistério e horror com poucos precedentes (se algum houver) na história do cinema brasileiro. O ritmo da história e da narrativa alucinada de Roberto Farias, sobre argumento inicial escrito por seu irmão Reginaldo - "Sala Escura" - me manteve agarrado à poltrona do cinema dos meus 17 anos e pouco. No momento em que eu assistia ao filme, já era consumada e irreversivelmente história.

Um dos eventos em torno das filmagens de Pra Frente Brasil foi a recusa inicial de Carlos Zara em participar do filme (vivendo o temível torturador Dr. Barreto) por ter tido seu irmão, Ricardo Zaratini, preso e torturado em 1969. Uma vez aceito o personagem, fez dele senão o melhor, um dos melhores desempenhos de toda a sua carreira, numa assombrosa caracterização do que de pior há no espírito psicopático de um torturador.

Em notas mais controversas, o filme recebeu críticas por minimizar o papel dos militares nos eventos que retrata, preferindo retratatar com mais fidelidade a ação de grupos paramilitares a soldo de grandes empresários preocupados com sua segurança ao se verem como possíveis vítimas de sequestro por grupos de luta armada do período. O presidente da Embrafilme, o santista Celso Amorim foi obrigado a se demitir por ter aprovado o financiamento do filme.

Fonte: Wikipedia.Pra Frente Brasil, na IMDB
Pra Frente Brasil, na Wikipedia
Uma análise crítica do filme pelo Grupo Estação

Informação do Filme

Categoria
Filmes
Added by
EduardoAgena
Visualizações
362
Última atualização

Mais em Filmes

Mais do(a) EduardoAgena

  • Dead Man
    Um filme de Jim Jarmusch, com Johnny Depp.

Share this Filme

Back
Top