14 de Outubro:
Hoje, cerca de 20h depois da esterilização, fiz então a inoculação do segundo lote de Burma. Limpei e desinfectei a panela e toda a área em volta e passei os potes para a incubadora juntamente com a chavena expresso desinfectada (podia ter colocado dentro da PP mas tenho-me esquecido sempre), um papel encharcado com álcool e desinfetante e um isqueiro comprido.
Tive de fazer uma nova seringa de esporos pois, como disse no post anterior, as seringas tinham perdido a água toda na Panela de Pressão. Desta vez, quando fui colocar a seringa na PP, coloquei com a seringa voltada para o topo da panela em vez de estar para baixo e a água não saiu. Nunca tinha tomado atenção a como coloco as seringas mas, por sorte, nas outras vezes devo ter colocado sempre na posição correta pois a água nunca tinha saído delas.
E pronto, os potes, deste cultivo e do outro que está a decorrer, voltaram todos para a incubadora (que é também a glove box).
Se não me engano são cerca de 26 potes (+- metade é do cultivo do Wollongong e outra metade deste Burma). São demasiados mas como já não cultivava há uns 5 anos fiquei entusiasmado e nos cultivos também gosto de fazer as coisas a dobrar para garantir (2 raças, 2 lotes de cada, etc):