Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Xamanismo Celta

Leafar

Esporo
Cadastrado
17/12/2019
10
2
34
Olá pessoal,

Sou um adepto do druidismo celta e estou tentando associar os enteógenos a minha religião, já tive experiências com datura, psilocybes, panaeolus e agora estou buscando pessoas para compartilhar uma experiência com ayahuasca. Não sei quem se interessa pelos efeitos do DMT e nem como encontrar as plantas sagradas que compõe esta poção. Sou de Belo Horizonte, minha formação em ciências biológicas me ajudou muito a construir esse caminho de luz em meio a obscuridade da sociedade contemporânea. Atualmente minha experiência mais poderosa foi com os panaelous cyanescens que permitiram tanto um amadurecimento espiritual como também permitiram que eu experimentasse o nirvana meditativo com uma dose de 14 cogumelos jovens (que são mais potentes que os mais maduros).

Muita luz para todos e espero ajudar, pelo menos alguns, nessa jornada espiritual;

Olá,

Não marcamos encontros pelo fórum (é contra as regras). E o assunto do fórum é cogumelos.

Mas se você procura ayahuasca, melhor procurar um centro que trabalhe com as plantas (Daime, UDV, Barquinha).
Lá você também irá encontrar, é claro, as pessoas para compartilhar a experiência.

Boa sorte em sua busca 🍀

Me desculpe pela gafe; eu deveria ter lido melhor sobre suas propostas e termos de uso. Mas o problema é que daime, UDV e barquinha não tem nada a ver com ayahuasca, exceto pela utilização das plantas, e a utilização xamânica é bem distinta da utilização cristão ou espírita; na verdade acredito que quem busca o autoconhecimento através dos enteógenos como vocês estão mais próximos do xamanismo que eles, não me interesso por cristianismo nem por espiritismo, eu me interesso por xamanismo. Mas entendo seu ponto de vista e novamente peço perdão por ter violado a conduta padrão da sua organização.
Paz e luz para você.

Me desculpe pela gafe; eu deveria ter lido melhor sobre suas propostas e termos de uso. Mas o problema é que daime, UDV e barquinha não tem nada a ver com ayahuasca, exceto pela utilização das plantas, e a utilização xamânica é bem distinta da utilização cristão ou espírita; na verdade acredito que quem busca o autoconhecimento através dos enteógenos como vocês estão mais próximos do xamanismo que eles, não me interesso por cristianismo nem por espiritismo, eu me interesso por xamanismo. Mas entendo seu ponto de vista e novamente peço perdão por ter violado a conduta padrão da sua organização.
Paz e luz para você.

O que é xamanismo. ? Me explica?

......

Nós brasileiros temos a bênção, de sermos um povo de um sincretismo religioso fascinante, parte da nossa cultura que é tão rica , e as pessoas dão mais valor por exemplo, a um mantra que vem da Índia que a um ponto de romaria que nasceu aqui entre nós , e que no fim são a mesma coisa ! em línguas diferentes mas a mesma expressão de fé, musical e ritimada e repetida, só que de duas culturas diferentes. E o povo aqui parece que acha mais bonito o estrangeiro, o mantra .
Acho que você não chega na Índia e vê um indiano cantando um ponto de umbanda, mas aqui a gente vê um caboclo cantando um mantra . Percebem ?! Percebem como no fundo isso é uma negação da nossa cultura e da nossa identidade ?!
O que é a fé? A fé é uma coisa. As religiões são outra coisa. Religião , religião verdadeira tá, que esta na raiz ai de praticamente todos os povos, é a expressão da fé de um povo através de uma identidade cultural própria que forma uma liturgia. É como se fizessemos uma festa, para agradecer o universo porque tudo existe, porque nós somos nós. É uma afirmação da nossa identidade . É só isso.
A gente não vai reinventar a roda, desse jeito vai no máximo, inventar moda . Tá cheio aí de moda nova .

as pessoas dão mais valor por exemplo, a um mantra que vem da Índia que a um ponto de romaria que nasceu aqui entre nós , e que no fim são a mesma coisa ! em línguas diferentes mas a mesma expressão de fé, musical e ritimada e repetida, só que de duas culturas diferentes. E o povo aqui parece que acha mais bonito o estrangeiro, o mantra .
Acho que você não chega na Índia e vê um indiano cantando um ponto de umbanda, mas aqui a gente vê um caboclo cantando um mantra . Percebem ?! Percebem como no fundo isso é uma negação da nossa cultura e da nossa identidade ?!

Rapaz, nunca pensei nisso mas é uma verdade. Apesar de que religião é livre, não há no exterior sincretismo de religiões ou elementos religiosos brasileiros em outras culturas.....

......

Nós brasileiros temos a bênção, de sermos um povo de um sincretismo religioso fascinante, parte da nossa cultura que é tão rica , e as pessoas dão mais valor por exemplo, a um mantra que vem da Índia que a um ponto de romaria que nasceu aqui entre nós , e que no fim são a mesma coisa ! em línguas diferentes mas a mesma expressão de fé, musical e ritimada e repetida, só que de duas culturas diferentes. E o povo aqui parece que acha mais bonito o estrangeiro, o mantra .
O que é a fé? A fé é uma coisa. As religiões são outra coisa. Religião , religião verdadeira tá, que esta na raiz ai de praticamente todos os povos, é a expressão da fé de um povo através de uma identidade cultural própria que forma uma liturgia. É como se fizessemos uma festa, para agradecer o universo porque tudo existe, porque nós somos nós. É uma afirmação da nossa identidade . É só isso.
A gente não vai reinventar a roda, desse jeito vai no máximo, inventar moda . Tá cheio aí de moda nova .

......

Olá caro colega de debate,
Primeiramente, gostaria de deixar claro que o druidismo não é moda e nem tão pouco invenção minha, na verdade antecede várias religiões como cristianismo por exemplo (Aproximadamente 5.500 anos antes de Cristo), mas eu concordo que todas as religiões se derivam do xamanismo e para deixar claro não sou contra o santo daime e suas vertentes, entretanto seus cânticos católico-espíritistas não despertam meu espírito primitivo, já a ayahuasca desperta (AYAHUASCA DOS NOSSOS POVOS INDÍGENAS, OU SEJA BRASILEIRA SIM, MESMO SENDO XAMÂNICA E NÃO MISTURADA AOS COSTUMES CATÓLICOS-ROMANOS E NEM AO ESPIRITISMO AFRICANO). Enfim acredito que esse discurso que o sincretismo religioso é brasileiro é mera balela, pois o que é o xamanismo se não um primórdio tribal de todas as religiões que existem hoje e consequentemente parte como um todo das derivações religiosas existentes na atualidade.
Ayahuasca é parte da nossa cultura sim, assim como o santo daime e o druidismo, porém quem acredita que são iguais ou externas ao nosso costume não conhece nada. Em relação a mantra sua origem vem do xamanismo primordial de várias tribos, como por exemplo tribos celtas, muito antes do hinduísmo ou qualquer religião que se consolidou na meditação, então é mais que óbvio que qualquer crença tribal pode exercer tanto mantras quanto meditações com cunho espiritual sem ser indiana, embora os dogmas de cada religião irão delimitar sua possibilidade de acesso ou instruções de uso. Jesus Cristo pregava que a meditação era importante para se conhecer o criador e nem por isso ele era um indiano ou hinduísta.
O que vem de fora do Brasil que mais agrada os brasileiros? Acredito que isso faça parte de um discurso xenofóbico que esquece que a umbanda e o próprio cristianismo não são daqui, o que seria costume sul-americano (DESDE OS PRIMÓRDIOS) considerando isso seria apenas a religião indígena e nada mais, OU SEJA, a própria ayahuasca que também inclui meditações, mesmo sem contato com o homem branco ou o hinduísmo; não se esqueça da origem geográfica de cada religião antes de achar que algo não é de fora do Brasil. Misturar ingredientes importados não faz a comida ser de fora? Pois como se faria sem a presença dos ingredientes externos ao nosso país?
Acho importante reiterar essas ideias para tentar mostrar que meu foco não é reinventar a roda e sim redescobrí-la com ajuda do que a de mais próximo do xamanismo celta o xamanismo indígena amazônico, pois pouco registro sobrou do conhecimento do carvalho dos druidas, após o massacre que os romanos causaram a esse povo. Povo esse que estava fortemente ligado ao meio ambiente e suas medicinas, inclusive a medicina enteógena assim como vários consumidores de cogumelos mágicos estão.
Então o que eu busco é o xamanismo na sua essência tribal e nada mais.
Paz e luz para todos,
A força da natureza é sutil e imensa,
A ignorância dos homens é uma vil doença
O druidismo enteógeno deve ser revivido
Não tente impedir isso

Última edição:
Olá caro colega de debate,
Primeiramente, gostaria de deixar claro que o druidismo não é moda e nem tão pouco invenção minha, na verdade antecede várias religiões como cristianismo por exemplo (Aproximadamente 5.500 anos antes de Cristo), mas eu concordo que todas as religiões se derivam do xamanismo e para deixar claro não sou contra o santo daime e suas vertentes, entretanto seus cânticos católico-espíritistas não despertam meu espírito primitivo, já a ayahuasca desperta (AYAHUASCA DOS NOSSOS POVOS INDÍGENAS, OU SEJA BRASILEIRA SIM, MESMO SENDO XAMÂNICA E NÃO MISTURADA AOS COSTUMES CATÓLICOS-ROMANOS E NEM AO ESPIRITISMO AFRICANO). Enfim acredito que esse discurso que o sincretismo religioso é brasileiro é mera balela, pois o que é o xamanismo se não um primórdio tribal de todas as religiões que existem hoje e consequentemente parte como um todo das derivações religiosas existentes na atualidade.
Ayahuasca é parte da nossa cultura sim, assim como o santo daime e o druidismo, porém quem acredita que são iguais ou externas ao nosso costume não conhece nada. Em relação a mantra sua origem vem do xamanismo primordial de várias tribos, como por exemplo tribos celtas, muito antes do hinduísmo ou qualquer religião que se consolidou na meditação, então é mais que óbvio que qualquer crença tribal pode exercer tanto mantras quanto meditações com cunho espiritual sem ser indiana, embora os dogmas de cada religião irão delimitar sua possibilidade de acesso ou instruções de uso. Jesus Cristo pregava que a meditação era importante para se conhecer o criador e nem por isso ele era um indiano ou hinduísta.
O que vem de fora do Brasil que mais agrada os brasileiros? Acredito que isso faça parte de um discurso xenofóbico que esquece que a umbanda e o próprio cristianismo não são daqui, o que seria costume sul-americano (DESDE OS PRIMÓRDIOS) considerando isso seria apenas a religião indígena e nada mais, OU SEJA, a própria ayahuasca que também inclui meditações, mesmo sem contato com o homem branco ou o hinduísmo; não se esqueça da origem geográfica de cada religião antes de achar que algo não é de fora do Brasil. Misturar ingredientes importados não faz a comida ser de fora? Pois como se faria sem a presença dos ingredientes externos ao nosso país?
Acho importante reiterar essas ideias para tentar mostrar que meu foco não é reinventar a roda e sim redescobrí-la com ajuda do que a de mais próximo do xamanismo celta o xamanismo indígena amazônico, pois pouco registro sobrou do conhecimento do carvalho dos druidas, após o massacre que os romanos causaram a esse povo. Povo esse que estava fortemente ligado ao meio ambiente e suas medicinas, inclusive a medicina enteógena assim como vários consumidores de cogumelos mágicos estão.
Então o que eu busco é o xamanismo na sua essência tribal e nada mais.
Paz e luz para todos,
A força da natureza é sutil e imensa,
A ignorância dos homens é uma vil doença
O druidismo enteógeno deve ser revivido
Não tente impedir isso

Essa passagem Que Jesus Fala pra meditar eu nunca li, mas com certeza ele estava ligado .
Jesus Cristo tem apenas uma parte da vida registrada nos evangelhos , até os 33 não se tem relato. Muitas pessoas estudiosa acreditam que ele teve todo um aprendizado e viajou até o Oriente também, além de que falava pelo menos 3 idiomas. Hebraico, aramaico e grego.
Mas enfim , acho que pra você conhecer xamanismo tribal você tem que ir na floresta né.... lá na tribo.

Boas viagens.

Esse é o problema ter que ir a floresta amazônica, mas conhecer nossas tribos também é uma honra para que pode desfrutar dessa missão pela busca do autoconhecimento.

Paz e luz,

Tudo não passa, exceto a uva.

Reflitam sobre esse mantra. :)

Ainda estamos falando de xamanismo celta?

Aliás, os celtas eram bem pesados em seus rituais, com sacrifícios humanos. Acho que por isso não simpatizo com nada dos celtas pra mim mesmo.

Agora, historicamente, são fantásticos, até sua destruição pelos romanos. Pena que a maior parte do que sei deles é por documentários de conquistas romanas...

Boa noite pessoal!!

Estou aqui para tentar contribuir um pouco para esse diálogo, e quem sabe poder aprender mais com vocês, e com meus pensamentos. É bom deixar claro que minha intenção é das melhores, sem querer ofender crença ou opinião de ninguém. Passando por essa introdução protocolar vamos ao que interessa. Desde já agradeço aos olhos que passam por essas palavras,

Primeiro quero falar sobre a ideia de "Sociedade Tóxica"/"Matrix"/"Babilônia" entre vários outros termos comuns de jovens "sábios" que estão putos com o "externo". Aquela sensação da adolescência de "minha família não me entende" foi para o macro "sociedade é um inferno". Sobre isso o que tenho a dizer é que na verdade não há fora. Tudo o que você vê no seu mundo é apenas seu próprio reflexo, na bolha que você mesmo criou. Sendo bolha uma analogia correta por que é bonita, frágil, e é apenas um sopro de criança. Então, acho que sempre é melhor se concentrar no próprio caminho, querendo melhorar primeiro o que realmente está ao seu alcance. Babilônia é você! Se suas células pudessem gritar e se manifestar, e sua consciência fosse o presidente, você seria um corrupto e péssimo líder -pelo que faz, vê, escuta, come, bebe-. Você tem um sistema trabalhando 24h sem pausa para te manter vivo, e o que você faz para recompensar isso? Só pense nisso. Tendo como referência o Leviatã de Hobbes, se comparamos seu corpo como um país, e sua consciência como um Presidente/representante, você com certeza seria um despótico.

Sobre crenças, parto do pressuposto sempre que aqui nesta existência ninguém sabe de nada. E qualquer sistema de crença é apenas uma identificação particular,não tendo nada a ver com a VERDADE. Cada um que exerça esse direito de livre escolha em seus ritos e de expressão religiosa. E se essa prática for para melhorar como pessoa, que transborde em sua família e na sociedade. Agora, se essa prática for pra suprir uma carência de atenção, e principalmente para ser gatilho de "discussões esquisotéricas" reveja se é por esse caminho que quer andar. Eu pessoalmente não gosto desta ideia de que RELIGIÃO significa RELIGAR. RELIGAR AO QUE? A DEUS?
Meu amigo, Deus está mais próximo que sua jugular. Difícil é viver sem DEUS. Qualquer coisa que prometer uma religação com o divino, é uma furada. Você já É conectado por vida. Então, pessoalmente prefiro a etimologia de RELEGERE que significa RELER. Uma pessoa religiosa então é uma pessoa que ESTUDA. Pois ÉSTUDO.

Agora vamos falar sobre xamanismo. Os prórios mestres, doutores e a academia em geral, são unânimes em dizer que não é algo homogenio. Você através do que vê e identifica no mundo, criar suas ideias, simbolos e práticas para ter sua experiência -transe- só vai ser algo errado se te prejudicar, e se fizer algum mal ao próximo. O mais importante é NÃO SER UM CHATO ESQUIZOTÉRICO! Que cada um encontre e trilhe seu caminho, e no máximo o que se pode fazer com alguém que está caminhando é oferecer água, comida, e descanso. Oferecer outro caminho VERDADEIRO pode simplesmente fazer esse viajante se perder e vagar com a indicação de um cego.

Olá pessoal,

Sou um adepto do druidismo celta e estou tentando associar os enteógenos a minha religião, já tive experiências com datura, psilocybes, panaeolus e agora estou buscando pessoas para compartilhar uma experiência com ayahuasca. Não sei quem se interessa pelos efeitos do DMT e nem como encontrar as plantas sagradas que compõe esta poção. Sou de Belo Horizonte, minha formação em ciências biológicas me ajudou muito a construir esse caminho de luz em meio a obscuridade da sociedade contemporânea. Atualmente minha experiência mais poderosa foi com os panaelous cyanescens que permitiram tanto um amadurecimento espiritual como também permitiram que eu experimentasse o nirvana meditativo com uma dose de 14 cogumelos jovens (que são mais potentes que os mais maduros).

Muita luz para todos e espero ajudar, pelo menos alguns, nessa jornada espiritual;
Só passei pra te falar que vc é muito bunitinho 🤗🙂

Este post de trocar pensamentos sobre Deus ja esta aqui no forum...

Sera que se poderia seguir intercambiando os conhecimentos que cada um tem anexados em aqueles post mais antigos sobre o assunto ?(Moderadores ?)

O nome do post e Xamanismo celta....

Tem alguem que possa aportar alguma coisa sobre esta tematica ?

Muito Obrigado por a sua comprenssao !

Abç

Humm... Agora sim, tópico desmembrado, voltemos ao xamanismo celta. ;)

Eu acho que essa história de xamanismo ser dos "primórdios", "a origem de tudo" "muito antes de tal e tal", e por isso de alguma forma melhor, é balela.

Primeiro porque algumas religiões muito antigas, por exemplo o hinduísmo, tem as suas raízes lá em práticas contemporâneas a quando o mundo era feito apenas de tribos. Nem por isso, é um caminho pior que as práticas tribais que o antecederam - as religiões que se originaram em práticas tribais "xamânicas", são naturalmente evoluções das próprias práticas.

Segundo, porque não é porque uma coisa é mais antiga ou é a origem de outra, que é necessariamente melhor. A pedra lascada surgiu muito antes da faca e do machado, nem por isso é uma melhor ferramenta...

Terceiro porque essas práticas, inclusive casos onde ainda são praticadas até hoje, já são por si próprias, sistematizações da tal "essência" xamânica da qual surgiram. As práticas originais certamente surgiram em tribos bem pequenas, e se perderam. O conhecimento sobre elas que se tem hoje, certamente é algo bem diferente da prática original. Também evoluções, mas talvez sejam até evoluções "ao contrário".

O Cristianismo e derivados, aparentemente se excluem do primeiro ponto, salvo alguém explicar como práticas tribais "xamânicas" deram origem ao Judaísmo, de onde surgiu o cristianismo, pois ali Jesus estava inserido. Mas eu acho que cajados darem flor, carruagens de fogo no céu e coisas parecidas não acontecem assim por acaso...

Agora, as práticas derivadas das religiões africanas, me parecem tão próximas de práticas xamânicas, quanto qualquer tradição européia. A não ser pelo sincretismo com o Cristianismo, gente dançando em volta da fogueira, batendo atabaques e consumindo plantas enteógenas, para mim é tão ou mais xamânico que a poção do Panoramix.

Quanto aos celtas, acho mais plausível que eles usassem cogumelos, que ayahuasca. Porque cogumelos são uma iguaria muito comum na Europa. E tem a figura bem conhecida do Amanita.

🍄🍀

Back