Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Você falaria de cogumelos para os seus filhos?

Você falaria de cogumelos para os seus filhos?

  • Sim

    Votos: 16 48.5%
  • Dependendo das condições avaliaria a possibilidade

    Votos: 16 48.5%
  • Apenas se for para ajuda-los em algum tratamento

    Votos: 0 0.0%
  • Não

    Votos: 1 3.0%

  • Total de votos
    33

Gnosis

Primórdia
Membro Ativo
30/08/2015
103
35
É uma pergunta hipotética. Como vocês sabem, cogumelos podem ser muito perigosos.

Mas ao mesmo tempo podem transformar vidas, seu uso pode ser considerado uma das melhores experiências já vivenciadas e com isso é possível atingir um grande desenvolvimento pessoal.

A questão agora é a seguinte: Sobre alguma condição você falaria para seus filhos sobre isso? Daria cogumelos para eles? Poderia pensar no caso depois deles atingirem maturidade? Dependeria da personalidade dos teus filhos? Ou você acha perigoso demais?

Jamais faria? Iria preferir ocultar a psilocibina da vida deles?

Vocês sabem que é possível que eles acabem conhecendo este mundo pelo lado errado. E aí seria bom que eles fossem bem esclarecidos no assunto...

E se ele sofrer de algum distúrbio que não se tem cura nem tratamento convencional e cogumelos possam ajudar?
Qual seria sua a atitude?
 
Meu filho ainda está a mais de uma década de distância de eu cogitar falar sobre isso, mas fico curioso sobre a experiência de membros mais antigos com filhos que estão ou já passaram da adolescência sobre o tema :coffee:.

Bom tópico :).
 
Vocês sabem que é possível que eles acabem conhecendo este mundo pelo lado errado. E aí seria bom que eles fossem bem esclarecidos no assunto...

Concordo.

Acho que seria meio hipócrita não passar este conhecimento para um filho maior de idade por achar que o mesmo não está preparado. E quem nos preparou? Alguém teve uma conversa franca com você te apresentando este mundo? Provável que não.
 
Última edição por um moderador:
Topico super interessante e de grande valor! Acho que devemos começar pensando como conhecemos os psicodelicos e outros alteradores , não somente o cogumelo! Sera que se nossos pais tivessem uma relaçao aberta ,as conversas sobre nao acalmariam nossa curiosidade? Sera que se nossos pais falassem sobre , conheceriamos o cogumelo com mais experiencia,mais respeito e principalmente mais conhecimento do DESCONHECIDO.
 
Apenas depois que eles se tornarem adultos completos, o que seria no mínimo aos 21 anos.

Considero que:

1) O assunto em geral (inclusive álcool, cigarro etc) precisa surgir com os filhos pouco antes da adolescência, antes que eles sejam levados por amigos ou pela curiosidade irresponsável. Certamente não na forma de proibição por ameaças, mas sim na de orientação para que não faça.

2) É necessário que eles tenham uma opinião informada e o discernimento necessário para buscarem as informações certas por si próprios, mas é desnecessário entrar no detalhe do seu uso antes que eles passem no mínimo da adolescência. Pois até esta fase da vida, os filhos tem duas reações possíveis em relação aos costumes dos pais... Ou aprovam/admiram e irão fazer o que você pede, ou desaprovam e irão rejeitar e fazer o contrário, como forma de desafio.

Como não usar seria o mesmo que não fazer nada, o resultado provável é que seus filhos experimentem cogumelos (ou outras coisas), após você falar sobre eles, qualquer que seja a motivação. Se antes eles já tiverem opinião formada, e forem contra drogas, você irá perder pontos. Ou se você demorou a ter qualquer conversa, poderá descobrir que eles até já são usuários (às vezes, tarde demais). Neste último caso, a conversa talvez já possa ser mais franca.

Caso eles tenham algum distúrbio ou problema emocional, até que virem adultos, há plenas formas de se lidar com isso, sem precisar recorrer a drogas, quaisquer que sejam. Muitos problemas do tipo se resolvem até a vida adulta, desde que não virem traumas. E se você já deixou seus filhos com traumas, é melhor olhar para você mesmo, antes de pensar em tratá-los. Fazer a lição de casa, antes de pensar em dar aula... Talvez estudar mais os filhos, e menos os fungos.

Por mim eles não saberiam de nada, até no mínimo o final da adolescência. Creio que a decisão final seria por volta dos 16 anos. Mesmo que aos 16 já sejam usuários, eu só ofereceria cogumelos em um caso extremo, por exemplo problemas com cocaína ou crack. Se aos 16 for um caso médico (explosões de raiva, ter que amarrar e aplicar sedativos... ou algum problema que precise ser tratado por exemplo com ISRS), eu pensaria em tratá-los com microdoses, mas sem explicar em detalhes o que é o tal "medicamento". Ou eu mentiria. Ponha em cápsulas e diga que foi manipulado na farmácia do Joaquim.

TL;DR Enfim, a resposta em geral é: não, nada de cogumelos para os meus filhos. Sequer teria cultivo em casa, enquanto morasse com eles.
 
Depende do filho mas antes dos 15 com certeza saberiam do meu uso e da minha visão sobre drogas. Cogumelos e huasca ou outros psicodélicos eles poderiam escolher apenas após os 18 (ou após alcançarem a maturidade mental suficiente para me desafiar) e obviamente teriam minha ajuda. Caso queiram fazer escondido a escolha é deles e não teriam represália da minha parte a não ser que me pedissem auxílio. Não poderia exigir de um filho menos do que exigi de mim mesmo mas jamais os teria em cativeiro.
 
Eu abriria minha gaveta com todos meus enteógenos e falaria:

- Filho, tudo isso até onde o sol toca, são as medicinas da natureza que cura o corpo e a mente
- Mas pai, e aquele papelzinho colorido??
- Filho, aquela parte é dos sintéticos. Nunca mexa naquela parte.

thelionking.jpg
 
Eu abriria minha gaveta com todos meus enteógenos e falaria:
- Filho, tudo isso até onde o sol toca, são as medicinas da natureza que cura o corpo e a mente
- Mas pai, e aquele papelzinho colorido??
-Filho, aquela parte é dos sintéticos. Nunca mexa naquela parte.

View attachment 86763
Achei muito interessante o que você escreveu! Sempre tive muito mais confiança nas medicina naturais também!
 
De formação meu pai já me trouxe orientações preciosíssimas, inclusive a respeito de encontrar os cogumelos certos, numa conversa franca e no momento certo (meu coroa sempre foi muito intuitivo)..

Eu espero ser sábia como meu pai foi comigo com o meu filho, que tem a alma velha (apesar de ter só 5 anos) já demonstra cedo interesse pela filosofia xamã e por assuntos metafísicos (é, ele costuma me deixar de boca aberta)..

Tenho amigos que levam seus filhos pra tomar ayahuasca ou mesmo durante a gestação. Já pensei em levá-lo mas minha família interfere e proibe, o que é lamentável!
 
Última edição:
O melhor meio de evitar que o filho busque "amigos" para descobrir o mundo, é ser amigo dele e ajudá-lo nas escolhas daquilo que deseja conhecer, sempre dando elucidações sobre a importância de determinadas plantas e fungos.

Quem me dera ter tido alguém para me ensinar coisas boas sobre droga-remedio-enteógeno, não teria infestado meu sangue com tanta sujeira no decorrer da caminhada nem quebrado a cara com amizades aproveitadoras como as que só aparecem quando você tem aquele fuminho guardado ou aquela grana pra ir no rock tomar um goró.
 
Última edição por um moderador:
Da muito fácil e confortável posição de quem não tem filhos; sim, falaria (até pra evitar ingestões acidentais)...
 
Eu acho que é possível usar cogumelos (e muitas drogas) de forma responsável. Muitas coisas que a gente chama de droga hoje, não chamava ontem e vice versa. "Droga" é um termo muito amplo. Podemos ficar viciados em virtualmente qualquer coisa, a capacidade mental do ser humano pra fazer coisas fantásticas e fascinantes é a mesma que pra causar desastres e destruição. Eu gostaria de apresentar as coisas pro meu filho e dizer como é que se faz justamente porque eu já me ralei fazendo errado. Sou contra esconder as coisas dele, afinal, eu sou o pai dele. Eu preciso que ele confie em mim. E eu preciso confiar nele. Principalmente sobre algo que pode ser tão delicado como substâncias alucinógenas.

E pra isso, tudo tem que estar às claras. Ele tem que saber que pode ou vai fazer mal de algum jeito; ele tem que saber que é melhor usar em casa, junto com alguém que não está usando, etc... Há normas de uso para quase qualquer coisa em todas sociedades do mundo e há de haver para cogumelos também, oras. Muito do medo que temos das coisas é porque não as soubemos usar e elas se rebelaram contra nós; usadas do jeito certo, podem cumprir o seu propósito, que no caso dos cogumelos, vai do religioso ao recreativo. Respeitemos os dois, desde que com responsabilidade, cada um cuida da sua vida.

Algumas coisas, como o sexo, por exemplo, têm o seu tempo de ser praticadas - o mesmo vale para os cogumelos. Até lá, é "coisa de adulto", pronto. O tempo vai chegar e eu também vou me preparar pra dar tudo certo. Pode acontecer da rebeldia furar a consciência, mas existe conversa, tempo de reflexão, punição (não precisa bater, nunca!), quando a própria bad trip não ensinar por si mesma. Uma pessoa que sabe claramente o que pode acontecer se se infringir uma lei, pensa duas vezes antes de fazer e 64 depois que fez.

Última coisa: idade não é identidade. Se eu pudesse escolher, teria tentado alucinógenos mais tarde e gostaria de ter tido alguém de confiança total pra me guiar. Algumas coisas acontecem quando a gente não tá preparado e outras nós damos sorte. Cogumelos tem disso também. Se eu não falar sobre cogumelos e substâncias com meu filho, pelo que já passei e vi outros passarem, sou culpado de negligência e hipocrisia não só com ele, mas comigo mesmo.
 
Jamais esconderia de meu filho (que ainda não tenho) o lance da enteogenia. Como filho, considero traumático descobrir segredos dos pais que por ventura foram guardados por questões de falsa proteção. Hoje as drogas estão presentes em quase todos os ambientes interessantes aos jovens e acredito que chegar a fase adulta sem experimentar nenhuma é cada vez mais incomum.

Conheço crianças que eventualmente tomam ayahuasca em grupos bem orientados, são felizes, criativas e obedientes.

Imagino que, quem coloca os enteógenos naturais no mesmo "caldeirão" das drogas convencionais somente porque alteram nossa consciência, ainda têm muito que aprender sobre o que estão usando (cogumelos por exemplo) para não serem chamados de caretas por seus filhos.

Não somente falaria o que são os enteógenos, como em algum dia, antes da adolescência, antes das perigosas socializações, quero que conheça as mais naturais e seguras substâncias, para que tenha a consciência de que tudo que vendem como diversão química é lixo, maléfico e viciante.

Isso também serve para o açúcar e outras bebidas adoçadas.

Luz!
 
Última edição por um moderador:
Ao atingir uma certa idade, sim, eu falaria.

O problema é que com a grande quantidade de informação e o fácil acesso sobre as mesmas na internet, provavelmente os 'nossos' filhos poderiam já ter pesquisado ou visto informações bem antes de nós falássemos para eles.

O tópico tem o foco os cogumelos, mas há várias outras substância e com um acesso mais fácil, seja por influência de 'amigos', ou na internet mesmo.

Há maconha, LSD, anfetaminas, enfim, uma grande variedade. O ideal seria começar falando sobre essas.

Deixaria o cogumelo, DMT para um estágio mais avançado.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top