Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Você é a favor da eutanásia?

Você é a favor da eutanásia?

  • Sim

    Votos: 11 84.6%
  • Não

    Votos: 2 15.4%

  • Total de votos
    13

Cosmik

Fractal Ambulante
Cultivador confiável
07/05/2011
3,345
64
/dev/null
O que é a a eutanásia? É a prática de acabar uma vida prematuramente, de forma a dar término à dor e sofrimento, é atualmente considerada um crime. O suicídio assistido é, neste momento, ilegal no Brasil, Portugal e muitos outros países.

Recentemente fiquei sabendo que no mês passado a eutanásia foi legalizada no Canadá. Então venho aqui para perguntar, você é a favor da eutanásia?

Além de votar, se possível, nos diga o motivo do seu voto.
 
Sou a favor.

Acho que o valor vida não deve se sobrepor à dignidade humana, mas sim se subjugar a este sobre-valor. Quem prefira estar morto a estar em dada condição e não consiga se matar por conta dessa condição sofre uma longa e excruciante tortura na negativa de realizar seu direito de morrer, se esta for a sua escolha. É desumano e no fundo só serve pra aliviar a consciência dos que estão sadios à volta, em detrimento da dignidade e bem-estar de quem prefere a morte por sentir na pele a razão de tal escolha.
 
SIM!
"Quem se suicida será que encontrou uma resposta pra uma vida amargurada ou encontrou a saida pra uma falta de respostas?
Será o mais alto grau de coragem ou mera fraqueza?"
 
Eu voto sim pelo mesmo ponto de vista já explorado pelo ExPoro acima... Se uma pessoa sofre em uma condição de saúde avassaladora e não pode fazer mais nada a não ser agonizar, ela deveria ter o direito de acabar com seu sofrimento de forma digna;
 
Sim para casos de saúde onde a morte é inevitável e manter o paciente vivo apenas trará mais dor, ou a vida é impossível devido a esses mesmos fatores.

Não para o aborto e casos onde o paciente não tem como comunicar a decisão (se não o fez previamente), a não ser em casos de deficiência prévia ou congênita, que o impossibilite de manifestar a própria vontade (criança sem cérebro, AVC grave, etc), e quando a vida está estável mas depende de aparelhos, sem os quais o paciente não sobreviveria.

Não para o suicídio. Suicídio é diferente de eutanásia. Eutanásia é deixar morrer ou ajudar no processo de uma pessoa que está incapacitada e/ou já vai morrer de qualquer forma, suicídio é tirar uma vida que de outra forma poderia seguir normalmente. Deveria-se tentar outras formas de tratamento primeiro.

(Apesar que deixar os suicidas irem pode ser uma boa idéia, evolutivamente falando... Além do Prêmio Darwin, quem sabe digamos até um "programa de demissão voluntária" :LOL: )
 
Eu tive mais simpatia por essa idéia que no momento. Hoje tenho minhas dúvidas.

Para quem acredita em carma, há questões envolvidas que transcendem o ato de desligar o corpo e achar que aí a dor vai parar. Mas como nem todos acreditam ...

De qualquer modo há a questão do mal uso da possibilidade. Pessoas em condições gravemente incapacitantes geralmente ficam muito fragilizadas. Eu já vi alguns casos pessoalmente. Qualquer sugestão que ela capte do ambiente, como alguém da família reclamando de ter que cuidar dela, pode ser o estopim de uma decisão de morrer. Ou ainda má fé pura e simples de cuidadores, herdeiros e outros.
 
Acrescentando, creio que a vontade pessoal deva ser manifestada previamente (assim como se é doador / não-doador), para os casos em que o paciente não está consciente.

De qualquer modo há a questão do mal uso da possibilidade.
No caso de pacientes conscientes a autorização final deveria vir de um time constutuído de médico, psiquiatra, assistente social, e talvez advogado. "Auditores" externos com capacidade para analisar a real situação e conseqüências do ato para a vida dos familiares e outros.

No Brasil eu consigo ver perfeitamente uma máfia surgindo da venda de autorizações para eutanásia, herdeiros pagando propina e médicos extorquindo aposentados. Mas o que eu vejo muito mais é candidatos reais à eutanásia que são mantidos vivos em hospitais, apenas para o hospital obter dinheiro do governo, e os enfermeiros e residentes treinarem neles como se fossem sapos na aula de medicina.
 
Back
Top