Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Viva!!! A magia dos cogumelos ;)

Filipa

Esporo
Cadastrado
26/05/2018
2
2
Alô! Alô!

De há uns tempos para cá, cerca de um mês, nasceu em mim, vindo do nada, um repentino impulso para o mundo dos cogumelos! Estou neste momento a considerar a hipótese de cultivar os meus próprios cogumelos e de embarcar nessa viagem por motivos, absolutamente, espirituais e terapêuticos. Tenho pesquisado, loucamente, ao longo destas últimas semanas o mundo dos cogumelos, o cultivo, as experiências, a conservação e por aí fora... Neste preciso momento sinto-me atolada numa questão, para a qual vos queria pedir ajuda. Tenho lido diversos textos que analisam os efeitos da psilocibina no ser humano e concluem, ou pela experiência, ou pelo estudo científico, que o cogumelo tem poder para "curar" a depressão, traumas, o stress pós traumático e condições de extrema ansiedade, nomeadamente pela particularidade que tem em fazer uma espécie de "reset" no cérebro humano. Isto pelo que tenho lido por aí, na internet.. No entanto, por contradição, encontro em diversos textos, que se referem ao tema das precauções a ter antes de experimentar/tomar cogumelos, a ideia que não devem ser tomados se a pessoa sofrer depressão, ansiedade ou assim, visto que o cogumelo tem o poder para amplificar tais condições, o que significa que a pessoa iria ter uma bad trip ou sair dessa viagem bem queimadinho. Quer dizer, o cogumelo, neste último sentido, é recomendado para quem esteja, à partida, muito bem de saúde. Mas isto não entra em contradição com os benefícios que se diz estarem relacionados com o cogumelo, com as suas características terapêuticas e assim? Quer dizer se pode curar a depressão mas se quem tem depressão não deve tomar, então não sei... algo não está bem!! Não sei se me faço entender... espero que sim e agradeço do fundo do coração qualquer ponto de vista que me ajude a desembaraçar desta contradição.
Beijos e abraços, companheiros de viagem!
Até já;)

Mas isto não entra em contradição com os benefícios que se diz estarem relacionados com o cogumelo, com as suas características terapêuticas e assim? Quer dizer se pode curar a depressão mas se quem tem depressão não deve tomar, então não sei... algo não está bem!! Não sei se me faço entender... espero que sim e agradeço do fundo do coração qualquer ponto de vista que me ajude a desembaraçar desta contradição

Bem vinda, Filipa!

Que bom esse seu interesse repentino e responsavel pelos cogus ^^

Minha opinião sobre essa aparente contradição é a de que o potencial terapêutico depende muito do "set e setting", a substância não age sozinha.

O cogu, sendo um psicodélico, facilita a emergência e o contato com conteúdos inconscientes... o que traz um potencial terapeutico enorme, se bem trabalhado (normalmente com o apoio de terapeutas, xamãs, ou algum outro tipo de guia capacitada/o); mas tambem pode ser muito dificil de compreender e lidar, particularmente se a pessoa não souber mt bem o que esta acontecendo, e se ela nao tiver alguem por perto que saiba ajudar... ai realmente pode ser mais prejudicial que terapeutico.

Ou seja, realmente nao é recomendado alguem que esta com uma depressao ou ansiedade fortes tome cogu "de bobeira", desacompanhada/o, ou em locais como festas ou muita circulacao de gente... a chance de dar ruim é enorme.
Mas se essa msm pessoa estiver em um processo terapeutico, e usar o cogu em um ambiente seguro, confortavel, acompanhada de pessoas ou terapeutas capacitadas/os... o desfecho pode ser muito positivo.

É, exatamente... Os efeitos são contraditórios.

Não é como um remédio comum, em que os resultados são mais previsíveis. Os cogumelos podem tanto aliviar a depressão e outros problemas, quanto piorá-los. Depressão acho que nem tanto, mas problemas psiquiátricos mais sérios, com diagnóstico clínico, assim como casos de esquizofrenia na família, são contra-indicados. Porque quem já tem esses problemas, pode pirar na batatinha.

"Curar" também é uma palavra muito forte, pois para determinadas condições não há cura (definitiva, sem remédio), há tratamento. Alívio, pode ser.

Olá Filipa,
Pelo menos da minha parte posso esperar que entres "neste mundo" com uma atitude exploratória de ti mesma e possas usar com "responsabilidade" esta ferramenta, que de todo não é recreativa.

Em minha opinião, embora tenha feito mudanças muito importantes na minha vida do ponto de vista da minha relação comigo próprio e com a realidade que me rodeia, continuo um pouco sóbrio em não fazer afirmações de que os cogumelos ou a psilocibina curam depressões e situações do foro psiquico. as investigações ficaram paradas por 40 anos devido ás proibições e começam agora timidamente a ser retomadas. Eu esperaria um pouco para poder fazer certas afirmações. Até porque por exemplo, o exercicio fisico também faz milagres na depressão e esse tem até mais evidência do qeu a psilocibina.

Bem haja ;)

Obrigada pelos pontos de vista inspiradores!

Tenho uma certa simpatia pela questão da emergência de conteúdos inconscientes que levantas ,Priscillocibina. Segundo a minha intuição o cogumelo terá essa magia de expôr, ou colocar em movimento, de algum modo, conteúdos inconscientes, possibilitando desbloqueios que muitas vezes se manifestam na mudança, ou na vontade de mudar, qualquer aspecto da vida. Tenho lido pelo Teo, por ex., relatos de pessoas que deixaram de comer carne, ou que deixaram de fumar, ou que passaram a focalizar-se em algo novo nas suas vidas...
A questão da depressão/ansiedade/traumas poderia, talvez, encaixar-se nesta lógica. Talvez a(s) experiência(s) psicodélica(s) pudesse(m) contribuir para desbloquear "qualquer coisa", possibilitando desse modo uma outra fluidez no processo de desenvolvimento da consciência sobre "si".
Fico a pensar, porém, na possibilidade de uma viagem a solo, sem a tal pessoa capacitada para orientar...., mesmo em condições de depressão, ou trauma, ou ansiedade :)

Parece-me certo, como dizes, Salaam`aleik, que o cogumelo não "cura", no sentido de acordarmos no dia seguinte libertos de todo o sofrimento e mal ;) Mas dá que pensar, a ideia de que o cogumelo pode piorar uma depressão/traumas/ansiedades! E mesmo a questão da esquizofrenia e talvez psicoses... Mas isso tudo depende do ponto de vista, não é? Porque o “piorar” pode ser algo aparente. O que tomamos como “piorar” pode ser um processo necessário para resolver qualquer coisa mais complexa, que está mais funda, sei lá... Ou “piorar” pode significar a consciência da complexidade de algo em nós... Como o alívio temporário também pode significar que o problema não foi de todo resolvido... Mas é, talvez cada um de nós tenha que sentir esta “contradição” e decidir-se... Não sei se isto já aconteceu, mas uma pessoa aparentemente saudável também poderia sair da viagem sentido-se “pior” ou sentido-se com problemas que antes não tinha (???)...

Acho o teu ponto de vista, sankhara, também muito interessante. De facto o corpo e o espírito interligam-se (ou são o mesmo?) de um modo fantástico! Eu faço algumas atividades físicas e percebo, com muita evidência, o contributo que essas experiências trazem para o meu bem estar, o modo como deitam abaixo a ansiedade, deixando-me mais relaxada e consequentemente mais aberta para experimentar a vida. Mas não me parece que a atividade física, por si mesma, tenha o poder de desbloquear traumas, por exemplo, que normalmente são o fundamento de muitas depressões. Só o auto conhecimento pode proporcionar essa viagem, eu acho. E talvez, como dizes, o cogumelo possa ajudar muito neste último sentido.

PS.: Obrigada a todos os que publicam aqui, no Teo! Este lugar está maravilhosamente organizado! Foi uma sorte encontrá-lo! Impossível perder-me por aqui!

Abraços verdes para todos os viajantes!
Até já ;)

Fico a pensar, porém, na possibilidade de uma viagem a solo, sem a tal pessoa capacitada para orientar...., mesmo em condições de depressão, ou trauma, ou ansiedade :)

Acho muitissimo arriscado que pessoas depressivas, ansiosas, traumatizadas, ou com qlq tipo de vulnerabilidade psi, tomem cogu desacompanhadas de alguém devidamente capacitada/o. Pode ser que dê certo pra uns, mas pra muitos não. Acho perigoso até que iniciantes tomem sozinhos... sabe-se la q q pode aparecer, e como a pessoa vai reagir...

O cogu trás a tona os conteúdos inconscientes, mas isso não quer dizer que a pessoa vai saber exatamente a melhor maneira de lidar com aquilo. Pode ser que ela não consiga lidar bem com isso sozinha, e isso pode ser danoso, por isso é importante a presença de alguém que saiba ajudar a pessoa a trabalhar aqueles conteúdos, caso perceba que a pessoa precise.

Um exemplo: Uma amiga minha, que ja tinha tomado cogu, pediu pra que eu a acompanhasse um dia. Ela comeu 3g, eu preferi não tomar mas fiquei próxima. Ela tomou consciência de coisas muito dolorosas, reviveu muitas lembranças e percebi que ela entrou em uma espiral de culpa que se aprofundava cada vez mais.

Nesse momento achei importante intervir, falei que não fazia sentido se sentir culpada porque na época ela realmente não sabia, não tinha como ter consciência... ela precisava se perdoar. E se perdoou (tomando consciencia de vaaarios outros elementos), e a introspecção dela seguiu para outros pontos importantes. Trocamos uns 20 segundos de palavras, mas o suficiente pra que ela se desse conta de algo importante.
Se ela estivesse sozinha, realmente acho que os pensamentos dela iriam ficar cada vez mais auto-culpabilizantes e torturantes (sei la por qnt tempo ate ela perceber que nao podia se culpar), e isso seria mais adoecedor do que terapeutico.

E esse foi apenas um dos momentos dolorosos da "trip"... mas ela conseguiu lidar super bem, tomou consciência de muita coisa, e depois vem tomando atitudes positivas em relação ao proprio comportamento em varias esferas e tal. (Coisa que ela ja vinha fazendo, e q o cogu catalisou demais. Inclusive parou de comer carne... tomou aversão :p)

É essencial ter a segurança de outras mãos quando se está afundando.

E o cogu é uma ferramenta valiosissima de auto-conhecimento e expansão da consciência, o que não quer dizer que seja uma "cura automática" ou "solução absoluta" para os problemas das pessoas. Pode até ser um problema se mal utilizada. Tipo martelo, dá pra acertar o prego ou o dedo

Back