Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Viva á sociedade alternativa!

windstream

Cogumelo maduro
Membro Ativo
16/02/2007
149
73
Se desta vez eu ganhar os 40 milhões acumulados na mega-sena:

não viajaria pelo mundo com minha família....
não compraria uma mansão com cinema privativo...
não compraria carros, aviões, iates, ilhas...
não fugiria do Brasil com medo de sequestro...
não investiria meu dinheiro para multiplicá-lo...
não passaria meus próximos 20 anos em hotéis 5 estrelas...
não pagaria para ter 5 mulheres só para mim...
não seria egoísta e pensaria só em mim!

não sairia dando dinheiro aos meus familiares e amigos...
não doaria o dinheiro a nenhuma religião ou instituição de caridade...
não doaria ao Greenpeace ou á sociedade protetora dos animais...
não tentaria acabar com a fome das pessoas...
não criaria uma ONG para promover o controle de natalidade...
não criaria uma ONG para adotar as crianças de rua...
não criaria uma ONG para adotar os cães e gatos das ruas...
não criaria uma ONG contra o consumismo desenfreado...
não tentaria mobilizar a opinião pública contra a violência...
não favoreceria uns e seria injusto com outros, não tentaria mudar o mundo porque quando meu dinheiro acabar tudo voltará a ser como antes, não ajudarei o governo pois já pagamos impostos demais para que eles façam o trabalho deles.

... o que eu faria então???

Criaria uma sociedade alternativa, auto-sustentável, sem dinheiro, sem materialismo, sem religião, sem desigualdades sociais, sem agressão á natureza, sem produção de lixo e sem o uso de recursos energéticos externos. Faria um projeto-piloto aqui no Brasil e depois daria um jeito de expandi-lo pelo mundo todo...

... contrataria advogados e sociólogos e fundaria uma instituição onde o objetivo é reunir um grupo de pessoas que desejam viver em sua propria sociedade, de comum acordo com as regras que permitiriam sua co-existência dentro dos mesmos ideais, tudo dentro das leis brasileiras...

... para isso compraria um grande terreno de uns 500 alqueires... Poderia ser em São Tomé das Letras-MG ou na Chapada dos Guimarães-GO ou então em algum local do litoral do Nordeste brasileiro...

... nesse terreno seria criada a seguinte infraestrutura: sistema de água doce através de poços artesianos e de esgoto tratável convertido em adubo e água reciclada. Sistema de energia solar capaz de gerar energia apenas para as necessidades indispensáveis de energia. Compra de diversos implementos agrícolas á base de tração animal para agricultura. Implantação de centro hospitalar próprio, escolas e centros de aprimoramento intelectual e cozinhas com refeitórios...

... cada indivíduo ou família interessada em ingressar passaria por um período de adaptação e de pré-aceitação dos membros já existentes, onde viveriam 1 mês no mesmo ritmo e estilo de vida dos nativos... caso se adapte e queira continuar passará por cerimônia de ingresso e assinará documentos em que concorda com as regras e as cumprirá...

... a comunidade seria auto-sustentável, todos trabalhariam em prol de todos, sem dinheiro ou qualquer tipo de meio de troca (moeda), apenas trocariam trabalho por trabalho, dedicação por dedicação... tudo em prol de todos....

... todos ajudariam na agricultura dos próprios alimentos, preparação diária de refeições, manutenção da comunidade e até na confecção de vestimentas...

... seriam evitados dentro do possível o uso de máquinas... a agricultura seria á base de tração animal... o uso de energia seria racionado ao mínimo indispensável...

... membros formados em medicina trabalhariam exclusivamente no centro hospitalar...

... seriam abominados qualquer tipo de materialismo, consumismo ou desigualdade social entre os membros... seria praticado o amor ao próximo e fortemente implantada a consciência de ajuda mútua e bem estar da comunidade...

... seria agressivamente focado o desenvolvimento cultural através das artes e da música e o desenvolvimento intelectual através do estudo da filosofia, literatura, sociologia e das diferenças do "mundo externo" (contra cultura)...

... seriam praticadas atividades de entrosamento da comunidade... festas, danças, shows, etc...

... seria proibidíssimo o uso de bebidas alcólicas ou qualquer substância que fizer mal ao organismo...

... o contato e preservação da natureza e dos animais seria amplamente exercido... por não haver consumismo, qualquer tipo de dejeto seria de natureza orgânica e não poluiria o ambiente...

... cada um seria reponsável por construir sua própria moradia com elementos encontrados na antureza... nada de um ter uma casa melhor do que a do outro....

... o "mundo externo" não saberia da existência de tal comunidade.. não seria feita qualquer divulgação em massa... os "muito interessados" descobririram por sí sós esta sociedade alternativa...

... um conjunto de regras manteria a ordem e o bem estar geral... desavenças seriam resolvidas pacificamente através de intermediadores... qualquer tipo de violência seria motivo para exclusão da comunidade sem segundas chances...

... a abolição de qualquer religião do mundo exterior evitaria muitos conflitos, porém cada um seria livre para praticar a religião que quisesse desde que seja para sí e não para os outros...

...com a cultura cogumelística amplamente difundida acredito que todos estariam na mesma "sintonia"...

=============================================

E já dizia Raul Seixas: Viva á sociedade alternativa!

é isso amigos... não acredito que o mundo em que vivemos possa ser mudado... já tem muita coisa errada a começar pelo sistema social e político em que vivemos... só de saber que a fortuna do Bill Gates erradicaria a fome no mundo... o mundo está hipócrita demais! Por isso, eu estaria com a minha consciência tranquila se pudesse colocar em prática a idéia acima...

... não que eu queira mudar o mundo ou fundar uma religião, nada disso, apenas gostaria de fazer a vida das pessoas um pouquinho melhor...

... obrigado a todos por compreenderem que me sinto suficientemente á vontade neste fórum de pessoas diferentes para expressar os mais loucos pensamentos que passam por minha cabeça.

se houver proibiçao ou restriçao de liberdade eu nao aceito.
de qualquer maneira.
o respeito deve sr MUTUO e se existe uma pré seleçao nao é necessario o uso de PROIBIÇOES.
só para loucos.
se eu quiser viver peladdo e levar meu cachimbo eu to dentro, senao tudo bem, nao é pra mim.:D:D:D:D

Sei que pensa assim com boas intenções!
Adimiro! Parabéns!

Mas infelizmente não é tão simples assim...

... seria proibidíssimo o uso de bebidas alcólicas ou qualquer substância que fizer mal ao organismo...

... cada um seria reponsável por construir sua própria moradia com elementos encontrados na antureza... nada de um ter uma casa melhor do que a do outro....

A idéia no geral eu gostei, mas algumas coisas não dariam certo, vc estaria exercendo o poder e as leis.....e isso sempre vai causar atrito, eu me encaixaria dentro das perspectivas de viver desse modo, mas proibir um ser livre de tomar sua cervejinha numa tarde de sol, ou fazer sua pinga de cana-de-açucar ai não dá!!! ai vc vai contra o livre arbitrio e ai fudeu!!!
E esse lance de um ter a casa melhor do que o outro, se um tem mais habilidade de contrução com certeza a casa será melhor!!! isso é o mesmo que querer juntar todo o dinheiro do mundo e repartir certinho pra cada familia (pessoa).....um cara que trabalhou a vida toda vai ganhar o mesmo que um mendingo que vive na rua por escolha própria!! não dá né!!
Não sou egoista, queria poder ajudar a todas as pessoas do planeta, mas a questão é que elas não querem ser ajudadas!!!
Mas a idéia é boa salvo algumas coisitas!!!
Abraço

Sei que pensa assim com boas intenções!
Adimiro! Parabéns!

Mas infelizmente não é tão simples assim...

Todos teriam que estar "sintonizados" na mesma frequência para dar certo...

A idéia no geral eu gostei, mas algumas coisas não dariam certo, vc estaria exercendo o poder e as leis.....e isso sempre vai causar atrito, eu me encaixaria dentro das perspectivas de viver desse modo, mas proibir um ser livre de tomar sua cervejinha numa tarde de sol, ou fazer sua pinga de cana-de-açucar ai não dá!!! ai vc vai contra o livre arbitrio e ai fudeu!!!

Todo grupo precisa de regras para viver em harmonia, afinal é através de regras que um não invade a liberdade de outro. Não se trata de exercer poder ou leis, mas de um "comum-acordo" chamado de regras ás quais todos concordariam com elas para seu próprio bem estar.

... realmente não dá para ser proibitivo com nada... quando eu disse substâncias que não fariam mal ao organismo pensei que todos os integrantes queiram ser naturalistas e preocupados com sua saúde (afinal para querer viver no mato tem que ser naturalista). Mas cada um sabe aquilo que faz com seu corpo... quer fumar fuma, quer beber bebe á vontade, só não pode perturbar a paz e a liberdade dos outros.

um cara que trabalhou a vida toda vai ganhar o mesmo que um mendingo que vive na rua por escolha própria!! não dá né!!!

Mas essa é a idéia mesmo! Acabar com as desigualdades! na verdade esse cara que trabalhou a vida toda não ganharia nada, não existiria dinheiro mas sim "trocas de favores", ou como eu chamo, benefícios mútuos (um ajudaria o outro). Acabariam as "diferenças materiais" e restariam apenas as diferenças intelectuais e culturais, mas essas seriam resolvidas com a boa vontade dos privilegiados em ensinar os desfavorecidos, ou seja, os cultos ensinariam os leigos.

E esse lance de um ter a casa melhor do que o outro, se um tem mais habilidade de contrução com certeza a casa será melhor!!! isso é o mesmo que querer juntar todo o dinheiro do mundo e repartir certinho pra cada familia (pessoa).....

Mas aí seriam diferenças de "habilidades" e não "sociais"... um não seria melhor do que o outro porque soube construir uma casa mais bonita... aquele que não soube poderá aprender com os que sabem. Como eu disse acima: a boa vontade dos privilegiados em ensinar os desfavorecidos, ou seja, os cultos ensinariam os leigos.

Não sou egoista, queria poder ajudar a todas as pessoas do planeta, mas a questão é que elas não querem ser ajudadas!!!
Mas a idéia é boa salvo algumas coisitas!!!

Fico contente tenha gostado de minha idéia... acredito que para mudar o mundo só assim, sigo os pensamentos de um ativista político-ambiental chamado John Zerzan que acredita que a humanidade só terá paz e crescimento sustentável se voltar á vida na natureza, exemplo disso são as comunidades indígenas...

... mas como eu disse acima:

Todos teriam que estar "sintonizados" na mesma frequência para dar certo.

... e esse é o grande mal da humanidade, a falta de sintonia!

E só por curiosidade, como seria a questão dos enteógenos? Liberado?

Eu me interesso muito por comunidades, nasci em uma que infelizmente acabou (Ao meu ver...), pois toda a organização caiu junto com o idealizador, quando este se foi da Terra... Por isso acho que não se deve existir apenas UM que comprou as terras, que idealizou as "leis", um único sintonizador...

Terá (Agosto) um encontro e muitas palestras na cidade Aiuruoca-MG sobre comunidades alternativas.
Estão surgindo aí muitas comunidades interessantes, Auto-sustentáveis...mas acho que o ponto principal é a educação, ainda precária...

E mesmo com toda estrutura, recursos e força de vontade a luta é sempre constante, pois sempre estaremos na pressão da sociedade normal, e a ganância do ser humano é traiçoeira...

Mas acredito que o futuro é esse mesmo, nada como sintonia e a fraternidade, como já dizem ha tempos:
-Todos juntos somos fortes!

E só pra ilustrar (mesmo com direitos contestáveis):

Todo homem tem direito
De pensar o que quiser
Todo homem tem direito
De amar a quem quiser
Todo homem tem direito
De viver como quiser
Todo homem tem direito
De morrer quando quiser

Direito de viver
Viajar sem passaporte
Direito de pensar
De dizer e de escrever
Direito de viver
Pela sua própria Lei
Direito de pensar
De dizer e de escrever
Direito de amar
Como e com quem ele quiser

A Lei do forte
Essa é a nossa Lei e a alegria do mundo
Fazer o que tu queres há de ser tudo da Lei
Fazer isso e nenhum outro dirá não
Pois não existe Deus se não o homem
Todo homem tem direito de viver a não ser pela
Sua própria Lei

Da maneira que ele quer viver
De trabalhar como quiser e quando quiser
De brincar como quiser
Todo homem tem direito de descansar como quiser

De morrer como ele quiser
O homem tem direito de amar como ele quiser
De beber o que ele quiser
De viver aonde quiser

De mover-se pela face do planeta livremente,
Sem passaporte,
Porque o planeta é dele
O planeta é nosso
O homem tem direito de pensar
O que ele quiser
De escrever o que ele quiser

De desenhar, de pintar,
de cantar, de compor o que ele quiser
Todo homem tem direito de vestir-se da maneira
Que ele quiser

O homem tem direito de amar como ele quiser
Tomai de vossa sede de amor como quiseres, e
Com quem quiseres
Há de ser tudo da Lei

E o homem... tem direito de matar todos aqueles
Que contrariarem esses direitos

O amor é a Lei, mas amor sob vontade

Os escravos servirão
Viva a Sociedade Alternativa

Abraços de Luz!

Adorei o que Hana escreveu, muito bom mesmo.:pos:
Faço minha vossas palavras!

:D :D :D :D :D :D :D :D

E só por curiosidade, como seria a questão dos enteógenos? Liberado?

Você quer saber o que eu acho do uso dos enteógenos por uma comunidade alternativa??? Minha resposta: As megalópoles do mundo deveriam ser sobrevoadas por aviões pulverizando uma solução líquida de LSD e Psilocibina sobre as populações para que a humanidade expanda sua consciência e pare de viver cegamente e fora de sintonia! Sou 100% a favor dos ideais de Tymothi Leary... numa comunidade alternativa os enteógenos seriam fontes de aprendizado e de sintonia entre os membros!!!

Terá (Agosto) um encontro e muitas palestras na cidade Aiuruoca-MG sobre comunidades alternativas.
Estão surgindo aí muitas comunidades interessantes, Auto-sustentáveis...mas acho que o ponto principal é a educação, ainda precária...!

Muito bom saber disso... farei de tudo para estar lá. As maiores dificuldades são a "sintonia" das pessoas e a necessidade de um alto investimento inicial em tecnologias para que ela se torne auto-sustentável... ex: sistemas de energia solar ou eólica para abastecer as bombas dos poços artesianos, entre outras tecnologias de energia limpa.

Mas acredito que o futuro é esse mesmo, nada como sintonia e a fraternidade, como já dizem ha tempos:
-Todos juntos somos fortes!

Disse tudo! E o texto que você transcreveu é maravilhoso!!!

É isso aê! Te vejo traçando um caminho certo!

Acho que o segredo é tentar, sempre, mesmo após algumas tentativas frustradas. Afinal
"Aquele que tentou e não conseguiu, ainda conseguiu mais do que àquele que nada tentou. Experiência!"

Muito sucesso e boa sorte!
Estamos aí!

Back