Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Variabilidade genética - de: Quanto de suspensão de esporos de minha seringa eu devo usar?

  • Criador do tópico mountainee
  • Data de início
M

mountainee

Visitante
será que alguém pode me responder essa: quanto mais distantes as lamelas de um chapéu estiverem, maior a variabilidade genética dos esporos? e os esporos de um mesmo micélio gerados por corpos de frutificação diferentes?
 
quanto mais distantes as lamelas de um chapéu estiverem, maior a variabilidade genética dos esporos?

Há alguma base para essa sua especulação? Eu realmente não vejo relação de uma coisa com a outra.

e os esporos de um mesmo micélio gerados por corpos de frutificação diferentes?
A reprodução do micélio é SEXUADA, isto é, um micélio monocariotico (1 nucleo nas celulas) precisa se juntar com outro micélio monocariótico para formar um micélio dicariótico (2 nucleos). Só assim é produzido cogumelos. O que chamamos de micélio, o amontoado de todos esse micélios, reune varios pares de micélio dicarioticos e cada par de micélio dicariotico irá formar basidiomas com variabilidade genética diferente dos outros pares.
 
Há alguma base para essa sua especulação? Eu realmente não vejo relação de uma coisa com a outra.


A reprodução do micélio é SEXUADA, isto é, um micélio monocariotico (1 nucleo nas celulas) precisa se juntar com outro micélio monocariótico para formar um micélio dicariótico (2 nucleos). Só assim é produzido cogumelos. O que chamamos de micélio, o amontoado de todos esse micélios, reune varios pares de micélio dicarioticos e cada par de micélio dicariotico irá formar basidiomas com variabilidade genética diferente dos outros pares.
Oi PsycoEve!
relendo a mensagem, realmente, parece que faltou muita explicação entra es "vírgulas"... Com relação ao primeiro ponto, de quanto mais distante as lamelas de um mesmo capéu estiverem, há maior variação genética... Vamos pensar logo em um tumor, de um animal, vamos pegar um ser humano, super saudável que não tenha tido grandes desafios com produtos tóxicos, assim elimando interferências externas sobre o DNA. Por que raios, essa pessoa desenvolveu um tumor? A explicação é essa: porque uma célula com um gene de reparo ruim vai acumuçar erros nas células filhas (não vou me alongar sobre a questão de "genes de reparo" de DNA pois envolve palavras muito técnicas e enzimas clássicas, mas que poucas pessoas ouviram falar -- vamos dizer que toda célula quando se divide tem uma cópia "quase-infiel" do DNA original, e esta taxa aumenta dramaticamente quando houvera antes um acidente de duplicação em um gene que codifica uma enzima que repara estes mesmos erros!!!) . Assim, a célula de tumor não conseguem reparar os erros de duplicação durante o ciclo celular e a célula se multiplica descontroladamente. Então, aceitando que o mecanismo de replicação não é perfeito, e nem deveria sê-lo enfim, então desde o zigoto que era formado por uma única célula, de lá pra cá, todas as células do nosso organismo acumulam erros. Mas não os mesmo erros, pois desde as duas primeiras células formadas pelo zigoto, as suas filhas, cada uma pra um lado, acumularão erros em diferentes posições do DNA, e assim serão sempre diferentes umas das outras. Com relação ao que disse, sobre a distância das lamelas importar, é que como elas se dividem, então, penso eu, quanto mais distantes fisicamente, também devem ser mais diferentes...
E essa explicação de erros, que origina a variedade genética, também serve para os fungos.

Com isso respondi às duas afirmações (ideias) que escrevi no post anterior que você questionou.

Uma curiosidade, qual a taxa de infidelidade de replicação de DNA por CADA vez que a célula se replica no ser humano? De 10-7 a 10-8, ou para quem não está muito acostumado com base 10 ( já vi muita gente na facul...) 1/10.000.000 a 1/100.000.000 bases nitrogenadas... Ou seja, se nosso genoma é composto por 3 bilhões de bases nitrogenadas, a cada replicação há aproximadamente 30 erros. Essa taxa diminui por causa dos genes de reparo de DNA que eliminam a maioria dos erros... Mas os fungos tem taxa de erros um pouco diferentes, mas seguem esse mesmo macanismo de acumulação de erros...


Para ficar bem legal, vou passar duas referências, ambas cruzadas e de eucariotos, mas enfim. A primeira poderia ser do livro Biologia Celular e Molecular da Célula de Bruce Alberts, e uma mais específica segue: http://www.jbc.org/content/279/17/16895.full
 
Última edição por um moderador:
Até onde eu sei essa associação que você fez a células humanas, não se relaciona tão bem no caso dos esporos. Pois, até onde eu sei também, os esporos não são produzidos por um tipo de mitose entre si, esse processo ocorre separadamente de forma isolada. Cada basidio produz um numero limitado de esporo e trabalham de forma autonoma em em relação a outros basidios. Então não vejo motivo para a distancia entre eles prover maior variabilidade genética.
 
Olha pode ser sim, falei muitas bobagens. Só queria responder pois odeio quando confirmam ou não confirmam com um sim ou um não . Cheers!
 
Back
Top