Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Validade da CL

Walkerpoa

Esporo
Cadastrado
10/03/2023
10
2
58
Opa, por favor gostaria de saber quanto tempo a CL, depois de preparada, esterilizada e armazenada adequadamente na geladeira, pode durar ?
muito obrigado
Abs
 
Salve @Walkerpoa, blz?

Idealmente a cultura líquida deve ser utilizada dentro de três meses, mas se foi bem preparada pode durar algo em torno de 6 meses.

Se for possível, vale considerar a aquisição de um agitador magnético pra manter o líquido homogêneo. Caso contrário, mesmo que a CL ainda esteja utilizável, depois de algum tempo o micélio pode acabar solidificando dentro do pote, deixando bem difícil de trabalhar com ele.
 
Muito obrigado. 😊
Eu queria saber especificamente só a CL, sem ser inoculada, sem micélio.
obrigado novamente:)

Teoricamente, uma cultura líquida feita com água e mel deveria durar literalmente pra sempre.
Na prática por outro lado, esse tempo é equivalente a capacidade de vedação do recipiente.

Um pote mal vedado pode contaminar assim que for tirado da panela. Por isso a esterilização costuma ser feita às vésperas da inoculação, pra evitar que na data de introdução do micélio o líquido esteja há dias sendo colonizado por outras formas de vida.

Se você tem um pote de cl que não foi utilizado, ele pode ser esterilizado novamente sem problemas.
Boa sorte com os cultivos!
 
Última edição:
Pessoal tenho uma dúvida, já é a tentativa de cultura líquida e todas foram falhas inclusive a que tenho hoje, quando for fazer a CL, devo colocar o mel antes da esterilização onde o mel vai junto com o pote para a panela; ou colocar o mel no pote depois do processo de esterilização?:naomerece:

Cl com mel, estou colocando a água entorno de 4/5 de água mineral(1/5 deixo para o oxigênio e processos de liberação de gás que é liberado pela micropore), porém acredito que pode estar vindo cloro junto(pego da torneira, vocês fazem com agua destilada?) o que pode estar sendo alguma obstrução, oque me deixa intrigado é que o pH da água está muito baixo fazendo o a substância ficar ácida.

Nas 2 primeiras foram inoculados com o basiosporos(semente), e o 3ª a qual tenho hoje já com o micélio desenvolvido.

Tenho outra dúvida, a CL fora da geladeira, tendo contato com raios solares tem algum interferência(já inoculado), mesmo não fazendo a fotossíntese?
 
devo colocar o mel antes da esterilização onde o mel vai junto com o pote para a panela; ou colocar o mel no pote depois do processo de esterilização?
Antes. Se tu abre o pote em ambiente ele deixa de ser estéril, contaminações entram.
Tenho outra dúvida, a CL fora da geladeira, tendo contato com raios solares tem algum interferência(já inoculado), mesmo não fazendo a fotossíntese?
Se não me engano faz mal sim... O sol mata, com sua radiação, organismos pequenos.

É bom fazer nos potes "porta de injeção de auto-repararável de borracha" (rubber self-healing injection port) como nesse vídeo:

 
Back
Top