Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Uso de Soro na seringa

Night Storm

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/11/2005
361
73
Gente,

abri esse tópico para discutir a suposta viabilidade da troca de água mineral por sori fisíológico para a confecção e hidratação dos esporos na seringa

Gostaria de saber se algum micólogo de plantão pdoeria dizer se o soro pode ou não ser usado para confecção de seringas
 
Eu nao aconselho, precisa de testes ainda, eu mesmo joguei soro em cima de micelio vivo e pareceu danificar o bichicnho, e danificar beeemm. O esquema é testar, espera minhas culturas se desenvolverem mais um pouco eu vou ver se consigo fazer uns testes.

Paz
 
Será o Cloreto de sódio???

Se for, jah perdi meu novo cultivo!! :(
 
Será que só eu que uso água da torneira??? :eek:
O segredo está na esterilização pessoal.

Bom E-115, tem que aguardar pra ver se surge alguma coisa...
Mas se não desenvolver nada, o culpado só pode ser o Sal mesmo, água destilada que não vai ser... hehehe...

Cara, se vc está afim de testar métodos diferentes, sugiro que use mais de um método por vez, pq se vc fez todos os bolos com soro e não for viável, então vc perdeu todos.
Se tivesse feito uns com soro, outros com água mineral (ou até mesmo da torneira) talvez sobrasse alguns.

Abs!
 
Pedro disse:
Cara, se vc está afim de testar métodos diferentes, sugiro que use mais de um método por vez, pq se vc fez todos os bolos com soro e não for viável, então vc perdeu todos.

Abs!


Isso que o pedro disse é muito importante, se voce fizer um bolo e nao der certo é 100% de perda, se vc fizer 4 bolos diferentes e só um nao der certo, é apenas 25% de perda. Sempre que for testar novos metodos ou mesmo usar metodos já testados faça mais que 3 bolos, as chances de perder tudo sao logicamente bem menores :D

Paz!
 
Bom, eu não acho que o soro seja bom. Primeiro porque queremos hidratar os esporos, e quanto maior a concentração de sal, maior o tempo para hidratar ou até impossível. Eu sei que a quantidade de cloreto de sódio no soro fisiológico é bem baixa, mas ainda assim está lá e isso desfavorece a hidratação. Para favorecer a hidratação é melhor usar água destilada. Eu particularmente fervo água destilada e vou sugando ela pra dentro da seringa enquanto ferve, depois de fria eu devolvo ela no recipiente de vidro onde tem os esporos e puxo de volta.
Sempre funcionou muitob em.
 
Se isso desfavorece tanto a hidratação pq o soro é usado para o tratamento de desidratações do tipo diarréia?


Ainda será encontrada uma boa função micológica pro soro fisiológico...
 
no hospital pra me reidratar e repor o sangue perido eu fiquei só no soro, tambem achei estreanho soro desidratar. Lembrem-se dos principoios de osmose :D
 
Cygnus X 1 disse:
Se isso desfavorece tanto a hidratação pq o soro é usado para o tratamento de desidratações do tipo diarréia?

Porque se injetar água destilada no seu corpo suas hemácias estouram de tanta água e você vai ficar bem mal talvez até morra se não estiver produzindo hemácias suficientes pra repor as que estouram. Vai se sentir muuuito cansado e vai começar a faltar oxigênio nas suas células.

Mas eu acho que isso não acontece com os esporos.

Ah, e eu não disse que soro desidrata, só disse que não favorece a hidratação tanto quanto água destilada :)
 
quanto a agua destilada vs sorofisiologico na seringa: basta lembrarmos como acontece na natureza, a composisão da agua da chuva está mais proxima da agua destilada do que do soro fisiologico. ;)

a solucao de NaCl a 0,9% (soro fisiologico) é usado na hidradatação dos seres humanos pois o sodio "segura" a agua dentro dos vasos sanguineos. a infuasao de agua destilada nao seria eficaz na hidratacao pois ela deixaria a circulacao e passaria para os tecidos... alem, é claro, de causar hemólise. :pos:
 
Usei soro em praticamente todos os cultivos, não notei nenhum problema quanto a colonização as observações sobre soro no cultivo do user CogumelosPoá, ilustram as qualidades do mesmo.
 
E ae Thurma Blz:question: vejo certo receio:cuidado: em usar Soro Fisiologico!!! não ha problema nenhum podem usar para confecionar seringas mult-esporo. Alguns micologistas usam esporos suspenso em soro fisiologico tendo em vista que os elementos encontados no soro são importantes para a manutenção de todos seres vivos inclsive dos fungos, mesmo que em pequenas quantidades.

Alguns soros são compostos basicamente por agua destilada e 0,9% de sal existe tambem soro glicosado.

É bom conferir a composição e o PH do soro antes de usar.

A agua mineral de copinho tambem é muito boa.

Agua das nascentes dos rios fervida tambem é otima:).
 
Use água mineral que não tem erro, acredito que soro deve funcionar, mas o mais apropriado mesmo seria água mineral, para hidratar os esporos agua destilada também serve.
E só pra complementar algo que eu li ae em cima, se fosse utilizado água destilada ao invés de soro para a hidratação de pessoas, a água destilada iria absorver os íons, nutrientes, sais e vitaminas das celulas das pessoas, o que pode causar danos. Água é o solvente universal e a água destilada é água pura sem nenhum tipo de substancia diluída, então assim que ela entra em contato com algo a água destilada começa a incluir outras propriedades. Por isso eu não acho muito bom injetar água destilada para hidratar os bolos.
 
Back
Top