Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Uso de borra de café como substrato

selassiei

Cogumelo maduro
Cadastrado
16/06/2010
19
40
35
Paz e Luz irmãos,

estive vagando pela internet, quando encontrei uma matéria deveras interessante que trata de um novo produto de origem nipônica. Seria um box de cultivo de cogumelos comestiveis.
E eles alegam utilizarem a borra de café na composição do substrato.

Segue link do produto
http://www.bttrventures.com/Easy-to-Grow-Mushroom-Garden_p_8.html

Segue link e trecho da noticia
http://www.bemlegaus.com/2010/12/caixa-de-cogumelos.html
"O "solo" do "Easy-to-Grow Mushroom Garden" é 100% feita a partir de borra de café reciclada. Pelo menos duas "colheitas" você consegue ter, mas às vezes uma caixinha dá cogumelos até 4 vezes."

Pois então, alguém sabe se é viável o uso para nossos cultivos indoor?

Namaste
 
Humm o link se refere a cogumelos pra comida não? Ai não sei, mas borra de cafe tem PH muito alto pra cubensis, se for um substrato 100% baseado em cafe como dizem, eles devem ter algum processo especial pra transformar a borra de cafe ou pra controlar o PH.. sei la... + usar borra de cafe pra dar um turbo nos substratos é bastante comum, nada novo. :pos:
 
use a pesquisa do forum, eu mesmo produzi um experimento completo com consideracoes sobre o uso da borra de cafe e as melhores e piores aplicacoes da mesma.
 
Um dos segredos da borra de café, é curtir ela na presença de outro substrato com nitrogênio, por no minimo 30 dias, sendo correto e seguro com 60 dias. Outro dado interessante, é utilizar o calcario calcitico para regulagem do PH logo ao inicio do processo de curtir o substrato, adicionando mais substrato nitrogenoso a cada 10 dias.
 
Um dos segredos da borra de café, é curtir ela na presença de outro substrato com nitrogênio, por no minimo 30 dias, sendo correto e seguro com 60 dias. Outro dado interessante, é utilizar o calcario calcitico para regulagem do PH logo ao inicio do processo de curtir o substrato, adicionando mais substrato nitrogenoso a cada 10 dias.


Hey Amaral, cria um topico sobre isso com proporcoes utilizadas, vantagens da tek e os motivos disso. Parece bem interessante

Abss
 
saudações a todos, sou um mero admirador e curioso sobre o "mundo dos cogumelos"! Por isso gostaria de receber orientações se posso e de como posso aproveitar uma "rotinadocafe", onde duas vezes ao dia passo café no filtro papel com agua doce e fervendo, uma de manhã e outra à tarde, Penso que se eu triturar no liquidific. cada feita separadamente e posterior adicionar o micélio, seguindo procedimentos normais para o cultivo, creio que, a partir do primeiro ciclo, necessário desde a inoculação até a colheita, poderei colher todos os dias alguns cogumelos para o consumo pessoal. Tenho interesse por espécie medicinal, ora, já nos meus cinquentinha penso em melhorar a minha saúde.
Por favor, conto com a paciência e a sapiência de todos. Abraços. feliz 2014!
 
saudações a todos, sou um mero admirador e curioso sobre o "mundo dos cogumelos"! Por isso gostaria de receber orientações se posso e de como posso aproveitar uma "rotinadocafe", onde duas vezes ao dia passo café no filtro papel com agua doce e fervendo, uma de manhã e outra à tarde, Penso que se eu triturar no liquidific. cada feita separadamente e posterior adicionar o micélio, seguindo procedimentos normais para o cultivo, creio que, a partir do primeiro ciclo, necessário desde a inoculação até a colheita, poderei colher todos os dias alguns cogumelos para o consumo pessoal. Tenho interesse por espécie medicinal, ora, já nos meus cinquentinha penso em melhorar a minha saúde.
Por favor, conto com a paciência e a sapiência de todos. Abraços. feliz 2014!

É possível sim cultivar cogumelos comestíveis e medicinais em borra de café, vai ser difícil você encontrar trabalhos aqui a respeito. Pesquise na google tem muitos artigos a respeito pela internet.
É possivel cultivar varias especies de comestíveis e medicinais como a Flammulina velutipes

veja so:
 
Obrigado a todos, tenho lido algumas coisas, gosto de fazer experiencias vou tentar algumas técnicas que imagino funcionar. Retornarei algumas observações que achar interessante para o meu aprendizado. Abraços!:D
 
Back
Top