- 09/12/2007
- 153
- 73
http://www.apm.org.br/aberto/noticias_conteudo.aspx?id=3281
Psilocibina
Contra câncer e dependência, cogumelos alucinógenos
Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, provocaram uma sensação duradoura de espiritualidade com potencial de ajudar pacientes que sofrem de dependência ou câncer, usando o ingrediente ativo de cogumelos alucinógenos ilegais. Os 36 participantes do teste - nenhum dos quais ingerira a droga antes - tinham profundas convicções religiosas, o que os preparava para uma experiência mística. Mesmo assim, cerca de um terço teve sensações de ansiedade e depressão durante a "viagem". A notícia foi destaque no diário O Estado de S. Paulo desta quarta-feira (12/7/2006)
Os pesquisadores concluíram que, apesar dos perigos, o composto - psilocibina - pode ter valor terapêutico. O estudo, publicado ontem no jornal médico Psychopharmacology, está entre alguns similares sobre o poder de uma das drogas clássicas da contracultura dos anos 60. A psilocibina age numa parte do cérebro estimulada pela serotonina, substância associada ao humor e bem-estar. Pertence à mesma classe do LSD. Drogas como o Prozac regulam a serotonina, mas de modo diferente.
Os pesquisadores queriam provocar uma experiência mística por causa do valor da espiritualidade na superação de medos e problemas psicológicos. Para alguns grupos de tratamento de dependentes, a entrega a um poder superior é um passo fundamental para a reabilitação.