Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

URGENTE: São PANS ou não?

Psycho Vampire

Cogumelo maduro
Membro Ativo
21/01/2006
106
73
38
Olá galera
fui a mais uma caçada hj, depois conto os detalhes dessa caçada maravilhosa no respectivo subforum...
e acabei encontrando o que acho ser dois Pannaeolus cyaanesces, mas ainda não tenho certeza
preciso da ajuda de voces colegas para coloca-los ou não no chá que vou fazer com o restante dos cogumelos que encontrei nessa caçada
segue as fotos::

DSC04221.jpgDSC04222.jpg
 
Eles foram coletados no estrume ou em solo adubado com?

Azularam?
 
foram coletados em solo com estrume de gadoo
azularam sim, mas demoraram um tempo pra azularem....


o azulamento dá pra ver um pouco nas fotos....


Bom, agora já foi... eles depois de cortados azularam bastante
então joguei eles junto com o restante do chá
 
Sim parece Pan!
 
sao sim, so nao sei dizer se sao cyanensens ou trpicallis...
 
Visto que cyanescens e tropicalis são muito parecidos, talvez distinguíveis somente por detalhes microscópicos, é realmente meio difícil dizer.

Mas não há registros de coleta de Panaeolus tropicalis no Brasil.
 
opa ecuador, posso estar errado mas acho que em bh e regiao rola sim
da uma olhada nas fotos e me diga o que acha...
IMG0915A.jpgIMG0913A.jpgIMG0898A.jpg
 
E o que permite identificá-los como P.tropicalis, ao invés de P.cyanescens? Lembro que essa última espécie já foi relatada no Brasil.

Além disso esse grupo tem alguns cogumelos com o mesmo aspecto. Difícil identificar por fotos.


Complementando.

Veja o que Stamets escreveu a respeito em Psilocybin Mushrooms of the World, nos comentários sobre P.cyanescens (pág. 75):

Virtualmente idêntico a P.tropicalis em nível macroscópico, e diferindo somente no maior tamanho dos esporos e no aspecto interior dos mesmos. Essas diferenças sutis podem ser regionais na natureza, e eu não estou convencido de que são distintos o suficiente para garantir a divisão (em duas espécies).


Logo, podemos estar falando dos mesmos cogumelos quando nos referimos a essas duas espécies. Mas eu prefiro no momento utilizar o nome relatado na literatura como ocorrendo no Brasil. Até para não criar confusão.
 
Obrigado pela ajuda quase que em tempo real!
mas só de saber que são Panaeolus já fiquei bastante aliviado pra fazer o chá
Estou me recuperando da trip de ontem ainda... só digo que foi fortee, depois posto o relato de tudo.
flow
 
Back
Top