Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Um help rápido aqui

Yoroi

Hifa
Cadastrado
21/06/2020
8
8
24
Boa noite, tudo bom ? Vamos lá...

Ontem pela manhã abri minha incubadora onde estão 7 copos com uma semana de incubação, estavam todos crescendo saudáveis e sem problemas aparente.

Hoje agora de noite abri novamente para dar uma olhada rápida pra ver se estavam bem e achei 3 copos que aparentam estar infectados, como proceder ? apenas descartar de forma higiênica longe da incubadora ? não há nada que eu possa fazer a respeito ? Segue as fotos dos respectivos copos em questão:

1- Copo da primeira foto com um leve risco vermelho/laranja
2- Copo da segunda e terceira foto com contaminação bem aparente
3- Copo da quarta foto que eu estou em dúvida se está ou não contaminado mesmo, é difícil a visão pois o copo parece estar bem úmido por dentro, ficando assim meio turvo ( essa mancha branca no copo parece ser mais espessa do que o restante do micélio )
 

Anexos

  • 48bd50c7-183b-4aa2-8ddf-dda3759d9208.jpg
    48bd50c7-183b-4aa2-8ddf-dda3759d9208.jpg
    91.2 KB · Visualizações: 22
  • 96f8be65-b425-4baf-aaf8-2ef786481629.jpg
    96f8be65-b425-4baf-aaf8-2ef786481629.jpg
    88.2 KB · Visualizações: 21
  • bbbba225-efcd-487e-b696-d7c7c1ff8463.jpg
    bbbba225-efcd-487e-b696-d7c7c1ff8463.jpg
    93.8 KB · Visualizações: 22
  • d7aba464-041a-4fc1-8761-151472d28d66.jpg
    d7aba464-041a-4fc1-8761-151472d28d66.jpg
    60.1 KB · Visualizações: 19
Última edição:
Pode enterrar e manter o local umido, na tentativa de tirar algum cogumelo (se não tem quintal em casa, não vale a pena, apenas se for fácil e sem custo).

Ou veda os furos e deixa fechado para acompanhar.
As vezes o cubensis pode pelo menos cobrir o substrato e depois você tenta utilizar uma garrafa pet como terrário.

São as alternativas... Mas eu recomendo descartar e recomeçar, percebendo onde pode ter dado origem a contaminação.
 
Upvote 0
Hoje dei uma olhada neles denovo, a mancha cor de sangue não parece ter progredido, inclusive o micelio cresceu um pouco ao lado dela de ontem pra hoje, ela também parece estar perdendo a cor viva e virando um laranja seco. Irei aguardar mais um pouco e ver o que acontece, no mais vou fazer como você disse, colocar um dos copos outdoor em um canteiro aqui de casa e os outros em um terrário separado. Descartar seria o ideal mesmo, mas quero ver o que vai acontecer, afinal é um estudo também de certa forma, e toda curiosidade é pouca. Gostaria de saber qual contaminação é essa, procurei na biblioteca de contaminantes e não achei algo parecido, parecia muito com sangue, e tinha aparência bem líquida também.

Agradeço a ajuda, realmente é muito bacana o pessoal experiente do fórum dando uma luz para os inciantes. 😃👍
 
Upvote 0
Como sempre com a vênia aos nobres amigos que discordem...

Boa noite, tudo bom ? Vamos lá...

Ontem pela manhã abri minha incubadora onde estão 7 copos com uma semana de incubação, estavam todos crescendo saudáveis e sem problemas aparente.

Hoje agora de noite abri novamente para dar uma olhada rápida pra ver se estavam bem e achei 3 copos que aparentam estar infectados, como proceder ? apenas descartar de forma higiênica longe da incubadora ? não há nada que eu possa fazer a respeito ? Segue as fotos dos respectivos copos em questão:

1- Copo da primeira foto com um leve risco vermelho/laranja
2- Copo da segunda e terceira foto com contaminação bem aparente
3- Copo da quarta foto que eu estou em dúvida se está ou não contaminado mesmo, é difícil a visão pois o copo parece estar bem úmido por dentro, ficando assim meio turvo ( essa mancha branca no copo parece ser mais espessa do que o restante do micélio )

Vê-se o mesmo contaminante em todos os copos, originários do próprio substrato, e não da seringa.

Logo, reveja a esterilização do seu substrato.

Descarte os copos contaminados com os micélios de fungos pois quando ocorre essa competição pelo substrato cedo na colonização, o cubensis não sobressai, apenas os micélios competidores param de crescer. Ou, se quiser, deixe pra ver se frutifica in vitro, o que pode ocorrer em raras ocasiões.
 
Upvote 0
Opa ! Passando aqui para atualizar como acabei procedendo com esses copos problemáticos. Por alguns dias parecia que o micélio do cubensis estava ganhando, mas não demorou muito para a infecção correr ao outro lado do copo. Dos 7 copos apenas sobrou 2 saudáveis que estão na reta final da colonização. O engraçado dos copos contaminados era que todos os copos aparentavam diferentes fungos contaminantes... Um era aquele cor de sangue, outro marrom, esverdeado, até msm um que parecia aqueles fungos que crescem em feijão azedo (algodoado cinza parecido com cob).

No final descartei quase todos, enterrei apenas 2.

Ontem confeccionei e inoculei mais 8 copos com substrato de PF-TK, claro, revisando toda a higiene, dessa vez com lysoforme no ambiente e com o auxílio de uma SAB.
 
Upvote 0
Eu acho que é condição climática tipica da estação kkk ...

WhatsApp Image 2021-03-14 at 16.04.57.jpeg


após alguns dias

WhatsApp Image 2021-04-08 at 20.26.24.jpeg WhatsApp Image 2021-04-08 at 20.26.40.jpeg

repare que o mofo começou a surgir do outro lado tb .... quebrei o bolo e aparentemente estava tudo bem ... cheiro bom tb ... mas por vias das duvidas ... absorvente de chagas ...
 
Upvote 0
Sim, aqui estava fazendo muito calor durante semanas seguidas, ao menos parou por enquanto. Creio que o calor de 31° - 33° graus diarios, tanto dia quanto noite (um inferno praticamente) ajudou no desenvolvimento das contaminações. Os meus bolos também não pareciam contaminados por dentro, apenas na camada externa.
 
Upvote 0
nesse mesmo esquema dos seus vieram os meus

veio esse outro junto também

WhatsApp Image 2021-04-08 at 20.25.56.jpeg

os dois vieram bem mais acelerados que os demais .... talvez condição do próprio contaminante, calor e ou ......

Eu vou ficar nisso pra que mentalmente eu acredite que seja assim ... sinto-me mais limpo (corpo) por pensar assim ... eh o que se fez necessario aqui e agora kkkkkk .... foi malz lasquei uns pedaços di leves e ... bom é issoooo .... pode ser diz ai rs chagas nossas
 
Última edição:
Upvote 0
Back
Top