Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Trichoderma retirado casing parece saudável

lipeabruzzi

Hifa
Cadastrado
05/11/2018
19
12
33
Um dos meus casings apresentou um pedaço de Trichoderma (tava ficando aquele verde escuro) em um pedaço no canto do meu casing, acabei por remover ele e deixar ele no terrário (só tem ele e um outro casing que tá saudável). Já faz 2 dias e não apareceu mais nenhum sinal de Trichoderma.Gostaria de saber se eu removo ele de lá pr não infectar o outro ou se é possivel eu ter removido a unica parte contaminada e o resto continuar saudável? Ou tudo já está contaminado de alguma forma? Obrigado.
 
Se o trichoderma ficou verde significa que esporulou, ou seja, antes mesmo de você remover ele os esporos ja se esplharam por todo o terrário e pousaram no bolo saudável. Quando você retirou o verde, se o fez com o bolo dentro do terrário você deve ter espalhado ainda mais. O que você pode fazer é tentar usar água oxigenada e dar uma pesquisada no fórum. Alguns colegas experimentaram com maneiras de suprimir o tichoderma, talvez alguem responda.... Fique de olho nos bolos, talvez o micélio seja saudável o suficiente para combater o trichoderma e frutificar mesmo assim, mas uma vez contaminado, dificl descontaminar. Agora tem muitos esporos presentes.
 
Upvote 0
É, os esporos já estão pelo micélio, só vão eclodir se o micélio ficar enfraquecido, ou se ficar muito úmido e não-frio e aí pode eclodir em áreas mais saudáveis também.

O procedimento é tirar a área mofada e também o micélio dele por dentro todo e as áreas que suas micotoxinas mataram (vai tá tudo escuro e molenga). Se até agora não reapareceu o mofo, então você fez isso com sucesso, pois logo ressurgiria por não ter sido retirado. Mas, sim, tá cheio de esporo de duende verde. O mofo, quando ganha cor, nada mais é do que milhões de microcogumelos esporulando a doidado.

Em bolos, por vezes, costumo além de tirar a área contaminada toda (externa e interna), "lixar" a camada externa do bolo pra tirar a superfície com esporos. Por vezes não faço essa laceração e não retorno.

Por fim, você torna tudo mais favorável pro micélio do cubs, mas fica mais uma questão da defesa do Cubensis x ataque dos esporos restantes de Duende Verde do que qualquer coisa que você possa fazer após a retirada correta do contaminante.

Minha taxa de sucesso em eliminar mofo verde é de pouco mais de 50%. Quanto mais cedo notar o mofo, maior a chance de retirada.

Mas acho que o que mais influi na eclosão ou não de contaminantes é a limpeza da casa, e não do terrário. Em segundo lugar, a temperatura. Em terceiro lugar, não fazer a troca gasosa com regularidade.
 
Última edição:
Upvote 0
Quando se tem mais experiência percebe-se um micélio diferente surgindo no bolo, com uma textura diferente, o trichoderma antes de esporular, nos primeiros sinais de esverdeamento, caso tiver na dúvida, retire.
 
Upvote 0
O micélio do trichoderma antes de ficar verde parece um amontado de pequenas bolinhas brancas e densas de uns 2 milímetros que se espalham pela superfície. É um dos contaminantes mais fáceis de se identificar com a prática.
 
Upvote 0
Putsss acabei de limpar a parte de cima a esquerda que estava começando a esverdear ... realmente tinha esse aglomerado de bolinhas que tb tem nesse canto direito do caising ...

WhatsApp Image 2020-12-14 at 20.52.05.jpeg

bolinhas pilantras ... claro que os dias diram mas será que quando ja começa assim ... nem precisa esperar, já pode cuidar?
 
Upvote 0
Back
Top