Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tipos de recipientes plausíveis para criação de terrário

vinicensi

Hifa
Cadastrado
19/10/2020
20
5
28
Boa tarde, gente. Espero que estejam bem.

Ando bem ativo no fórum, pois o processo dos spawns está completo e não vejo a hora de pô-los no terrário. Porém, diante de tanto conteúdo consumido, ao contrário de ficar inteligente fiquei burro, porque são tantas técnicas e opções disponíveis que o iniciante acaba ficando perdido com o excesso.

Então assim: quero montar o monotub, vulgo terrário. Tenho algumas opções em mão:
  • Aquário de vidro;
  • Caixa plástica organizadora; e
  • Baldes plásticos PP de 3,2 litros.
1681326799006.png

O intuito é usar a caixa, pois tem tamanho adequado a proporção que colonizou no spawn. Já os baldes comprei achando que poderia utilizar como terrário também, de uma forma mais controlada (produção pequena, mas mais controlada: se der ruim, vai dar em porções pequenas).

Só que me surgiram diversas dúvidas sobre a questão da furação e distribuição dos gases. Na caixa isso ficou claro, não restam dúvidas. Mas transferir essa didática para os baldes está sendo difícil.

Vejo que utilizam garrafas, baldes convencionais, enfim. Parece não ter uma fórmula ou santo graal para começar o cultivo. De fato, vou testar e ver o que acontece utilizando a base atual. Mas estou compartilhando a dúvida aqui para ver se alguém já passou por isso e pode dar algum tipo de direcionamento. Cortar caminho e errar menos.

Obrigadão. Desculpem a redundância.
 
Todos os recipientes que você mencionou me parecem adequados.

A função do terrário/monotube é criar um microclima úmido na parte interna e ao mesmo tempo garantir que exista troca gasosa com o meio externo e que não retenha calor demais. Cumprindo essas funções tem tudo pra dar certo.

No balde recomendo pelo menos 2 furos paralelos rentes a altura onde "terminará" o substrato e um terceiro furo na tampa, todos cobertos com micropore.
Normalmente se usaria uma furadeira com serra copo acoplada, mas nesse caso o recipiente se quebraria.
Recomendo ao invés disso aquecer na boca do fogão uma chave de roda, as cavidades vão se abrir como faca quente na manteiga.

Boa sorte com os experimentos e lembre-se, baldes e aquários são apenas o primeiro passo, quero ver algo tipo isso aqui nos seus futuros diários kkkkkk:

058820746-ch_002.jpg058811587-ch_001.jpg
 
Marcelo, obrigado pela tua presença e paciência em atender praticamente todos meus chamados. Sempre colaborativo e solícito.

Sobre as fotos, que talento. É mais do que mera arte. Espero algum dia chegar numa destreza similar para poder dar asas à imaginação. 🥹
 
Back
Top