Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Testando a Dialética

É só fazer uma pergunta ou responder a dos outros também? Porque só com a pergunta do Gabiru dá pra desenrolar uma infinita conversa caótica nesse tópico. Uhauhahua =)

Por que a humanidade tem/teve fé religiosa?
Essa é pedreira, hein? Mas como o Morta, eu também achei uma ótima pergunta. Vamos fazer uma análise:

Por que
Existem coisas que não tem razão, motivo ou causa para existirem. A dialética é fértil em chegar a elas. A invés de 'por que' quase sempre é preferível um 'para quê'. Um pertence ao passado passado e busca culpado, o outro ao presente e busca aprendizado.

a humanidade
Juntou duas pedreiras: por que e humanidade. Quase sempre a melhor resposta para uma pergunta iniciada deste modo é: Não sei.

Quando me deparo com este tipo de situação, eu prefiro substituir a humanidade por eu. Se eu entender porque faço alguma coisa, talvez consiga extrapolar para o outro, mas se não compreender a mim mesmo antes, certamente não vou compreender a humanidade. Conhece a ti mesmo. (Sócrates).

tem/teve fé
Defina fé.

religiosa.
Religioso no sentido de grupo/doutrina/igreja ou no sentido de religar (busca pela iluminação/salvação)?

É só fazer uma pergunta ou responder a dos outros também? Porque só com a pergunta do Gabiru dá pra desenrolar uma infinita conversa caótica nesse tópico. Uhauhahua =)
Claro que é para responder. Cada um de nós tem uma máquina dialética na cabeça (aquela vozinha chata que não para de falar e que todos desejamos que se cale). O objetivo é por ela para trabalhar em grupo.

Pra quê ou por que, tanto faz.

Fé : a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que alguém deposita em uma idéia ou fonte de transmissão.

Religião: grupo/doutrina/igreja

Pode ser feita a partir da humanidade que o investigador conhece, tem dentro de si e tambem com base da História humana.

Na minha opinião a fé é fruto da esperança, a última que morre?! Talvez a esperança em respostas sobre o mistério da vida? Um pequeno conforto perante o caos?

O @Archer tocou em um ponto interessante, sem compreender a si mesmo, não vamos compreender a "humanidade". Às vezes sinto que o anseio para compreender o mundo externo é apenas um reflexo da falta de compreensão interna.

Ora! A fé é um mecanismo evolutivo defasado. Mais biológico-dna-bot impossível.

Quem tinha "fé" em algo, tinha um fator para se unir e comungar, criando um grupo com afinidade e muito mais chances de sobreviver e espalhar sua cultura.

A grosso modo, hoje ela é como o apêndice ou a barba, um dia serviu pra alguma coisa, hoje não serve pra nada tão substância para ter importância assim.

PS: Dou mó valor pra minha barba, posso dizer até que eu tenho fé kkkk

Às vezes sinto que o anseio para compreender o mundo externo é apenas um reflexo da falta de compreensão interna.

Cara, obrigado de novo. Hehe... :) Arrumou mais coisas ainda por aqui!

Estive pensando esses dias na condição humana, mas analisando o lado externo. Acho melhor mudar o ponto de vista, e analisar interiormente.

Não adianta tentar compreender o mundo se não compreendemos o próprio coração. Ou cabeção. :D

Por que a humanidade tem fé religiosa?
Porque isto está escrito nas bases do nosso DNA.

Religião: grupo/doutrina/igreja
Agrupar-se está entre os nossos instintos mais primitivos. Há alguns dias eu vi um vídeo de um grupo de lagartas se deslocando. É interessante observar que juntas elas ganham em velocidade e segurança.

Se 1 lagarta sozinha se desloca 1 m/min, 5 andando umas sobre as outras chegariam até o limite teórico de 5 m/min. Além disso, aquela massa andando junta dá a noçao de um ser maior (e é) e isso afasta os predadores.

Fé : a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que alguém deposita em uma idéia ou fonte de transmissão.

O exemplo das lagartas é interessante porque também ilustra a fé. Não se pode dizer que cada uma delas saiba para onde está indo, elas simplesmente seguem um instinto básico de grupo que lhes dá a firme convicção de que estão indo para um lugar melhor. E é exatamente isso que fazemos quando nos juntamos em uma igreja.

Para encerrar, segue um ótimo vídeo que fala sobre transcendência, que também cita cogumelos: Jonathan Haidt: Religion, evolution, and the ecstasy of self-transcendence.
(Ainda não tem legenda em português, mas tem em inglês, no canto inferior esquerdo)

Back