Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário refrigerado

Mrrn

Primórdia
Membro Ativo
31/08/2018
77
23
Saudaçoes a todos.... estou tentando executar um projeto de terrario refrigerado...
se puderem passar uma visao em um cultivo meu de 2018 ---> Completo - PFtek 047 (1o cultivo)
e se puderem me ajudar e passar algumas ideias ate mesmo pra termos trocas de informações e conhecimentos seria massa.... começarei alguns pf-tek novamente... e irei fazer um upgrade em meu terrário...

vamos lah com algumas ideias...
sobre minha geladeira-tek (como pode ver no final do meu diario) em 2019 foi completamente frustrada.... por diversos problemas, e o principal CONTAMINANTES... mais temperatura, tempo de colheira dos bolos, etc etc etc.... enfim... abandonado a missão =(
nesse caso vi que o "simples" se torna mais fácil e viável...

Tive e tenho ainda mt dificuldade em manter temperatura abaixo de 25ºc dentro do terrario... e isso foi 1 das coisas q me fizeram parar os cultivos (momentaneamente em 2019 ate o momento)...
e agoooora estarei regressando minha saga.....

de igual meu 1º cultivo (e mais proveitoso)... irei fazer dentro de meu armário:
1591360861796.png


em cima minha incubadora..... em baixo meu terrario....
massss, dessa vez irei colocar 2cx organizadoras(terrários) e 1 incubadora...
ja que time ganhando não se mexe... incubadora nao vou mexer em nd.... poremmm....
meu terrário devido temperaturas elevadas mesmo no inverno, irei modificar um pouco... aiiiiiii que gostaria de esta trocando algumas ideias com vcs...
meu antigo modelo de terrário seria este:

1591361261501.png


basicamente: Caixa organizadora 50l com plataforma para colocar bolos em cima e nao fazer contato com agua q se acumula ao fundo, oxigenador (ligado 24h), termohigrometro (frustrado), umidificador usb e luz led (ligado 15min/desligado 1:45min) em um temporizador de tomada...
*obs. notei que meu oxigenador gera calor, ou seja... leva ar quente pra dentro do terrario. todos oxigenadores teoricamente faz isso....
testei ele dentro a minha incubadora(cx termica) vazia.... dpois de 24h ligado a temperatura fora estava em 26ºc..... e a interna da incubadora passava dos 30ºc

durante este cultivo eu tive que me adequá com furos e cooler no fundo do armário, tive q tb trocar as fitas de micropore dos furos da caixa por manta acrílica... enfim.... algumas alterações para baixar temperatura interna do terrário....

e a "grande" alteração da nova saga sera um sistema de refrigeração... q agora o objetivo vai ser para 2 terrarios (e qm sabe ate para 3 caso eu obtenha exito)....

vamos lah no que interessa de momento. ideia de partida sobre a refrigeração:
consegui um bebedor desses refrigerado por placa peltier
1591362137088.png


estava quebrado, massssss conseguir retirar oq interessa e esta funcionando perfeitamente (gelando agua interna do reservatorio) =D
1591362260996.png


e a ideia seria algo do tipo um sistema de arrefecimento vedado (vedado para evitar contaminantes).... fazer a agua gelada de dentro desse recipiente ir por mangueiras e passar por dentro de uma serpentina de cobre q estará no fundo, dentro do(s) terrario(s)...

aiiii vem algumas duvidas....
sera que vai da conta de baixar a temperatura interna dos terrarios?
este reservatório ira ficar na prateleira acima dos terrarios, sera que sera necessário uma bomba de água para fazer girar a agua dentro das mangueiras e reservatório? (ja que fisicamente a agua gelada sempre tende a descer e a agua quente sobe)
seria ideal colocar algum termostato dentro de um dos terrário para desligar este sistema qd ele atingir temperaturas abaixo de 19~20ºc? e ligar qd ele estiver acima de 24~25ºc? ou algo do tipo?

fiquei imaginando diversas coisas que poderia auxiliar e deixar automatizado dentre os tantos necessário para o cultivo...

lembrando que essas ideias ai em cima eh somente a primaria... e estou em busca de novos conhecimentos e aberto a ideias diferentes pra obter exito no cultivo.

ai vem aquela pergunta:
se fossem vcs, oq faria com os mesmos equipamentos?

qqer ideia é valida...
e talvez essa experiencia seja a solução pra mts que ainda tem dificuldades de baixar temperatura....

desculpa ai pela quantidade de coisa escritas, espero ter conseguido transparecer as ideias.... evitei primeiramente em mandar essa ideia diretamente no forum na area de terrarios para evitar aqueles palpites que nao acrescentam em nd, massss ta ai... enfim, vcs sabe como eh.
desde ja agradeço a todos.
 
Boa tarde irmão! Refrigerar o terrário no verão é meu desafio também. Não entendo mto de eletrônica mas tenho um projeto em mente. A placa de peltier nesse caso ficaria na parede do terrário. Na parte que aquece (fora do terrario) e na parte que gela, pretendo colocar 1 aircooler de cada lado. Na parte de dentro onde vai circular ar frio, para evitar que o ar seja muito forte e resseque os bolos, pretendo fazer um túnel com pvc com alguns furos ao longo do cano para o ar frio ser liberado lentamente do topo da caixa para baixo. A ideia da serpentina é boa mas parece dar mto trabalho e, se não me engano, alguém já tentou antes e não deu mto certo. Porém, pelo que eu me lembro, a pessoa colocou a serpentina no terrário sem contato com a água e, isso por si, sem ventilação para o ar conseguir fazer as trocas de temperatura, não deu mto certo.
Uma dica: não deixe a temperatura cair abaixo dos 20 graus! Isso vai dificultar a vida do micélio. Se for configurar um Arduino, coloque para ele ligar quando atingir 26 e desliga nos 22. Abração irmão. Tmj
 
Back
Top