Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário mais aerado.

kinney

Cogumelo maduro
Cadastrado
04/01/2009
426
74
Goiás
Pessoal estou começando a montar o meu terrário.
Ele deve ficar mais ou menos como neste esquema.

Material Utilizado:
01 Aquecedor de aquário 10w
(Mantendo a temperatura em 26°c)

01 Compressor de ar
(Ligado durante 30min a Cada 01 hora, Servindo tanto para a humidificação como para a entrada de ar)
(Verificando sempre a humidade e mantendo em 95%)

01 Cooler para entrada de oxigênio
(Ligado 15 min a cada 01 hora)

01 Cooler para saída de gás carbônico
(Ligado 15 min a cada 01 hora)

01 Termometro com higrômetro
(Para controlar a temperatura em 26°c e humidade em 95%)

02 Máscaras Cirúrgicas
(Utilizada como filtro nos coolers)

argila expandida.
(Ajudar na humidade)

01 Timer analógico
(Para ligar os equipamentos)

01 luminaria na parte de cima
(Ligada durante 12 horas)


Minha idéia é deixar bem circulável o ar dentro do terrário.
Algo errado?
Alguma correção?
Me ajudem ai...
P-01150.jpg
 
Última edição:
muito bem planejado, dicas:
  • as ventoinhas em paredes opostas, assim a troca de ar é mais completa.
  • fecharia/vedaria o pote com o termostato com um plástico filme, porque as vezes a humidade pode ficar MUITO alta, ñ deixando a água evaporar e sair do pote. Com ele vedado, ela evapora e volta para o pote. Sendo assim só a presença do pote com água quente constantemente, aquece o terrario bem.
  • colocar a mangueira do borbulhador embaixo da argila.

mas depois de montado, você precisa testar ele funcionando direto uns 5 dias seguidos para conseguir estabilizar os números desejados.
Um timer na tomada ajuda bastante!
não existe regra, apenas dica de quem cultiva :)
 
Parece um bom esquema. Mas, entretanto, você precisa levar em consideração o tamanho do terrário para um aquecedor de 10w somente.

Outra coisa, em vez de máscaras cirúrgicas (elas não permitem a passagem do ar muito bem) utilize polyfill, você encontra em lojas de tecidos e costura (recheio para casacos de fibra).

Use as aberturas para os coolers em lados opostos, como disse o @beraldo, e acho que vai dar tudo certo.
 
Penso que apenas a ventoinha para exaustão do CO2 seja mais que suficiente.
Sem a segunda ventoinha causando turbilhão, o CO2 seria descartado de forma mais eficiente, e de quebra ela pode funcionar por menos tempo.
 
Volume = Altura x Largura x Profundidade
 
Back
Top