Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tenha uma atitude permacultural

tupy

★ vento sul ☆
Membro da Staff
Cultivador confiável
29/05/2006
4,063
94
Terra de Deus
Tenham uma atitude permacultural meus amigos :D
Abracem essa idéia!!!

Aqui um bom desenho explicando o que é essa permacultura.

Nota-se nessa figura todo o processo de um sachê de chá tem para chegar até a sua xícara (nos moldes industriais atuais);
ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_cha_permacultural.jpg

Já nesse desenho observem o chá através da permacultura;
ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_cha_permacultural2.jpg

Tecnologia simples e eficiente :D Trabalhando a favor da Mãe Terra.

Mais um exemplo: Aqui você não tem um problema de caracóis comendo suas verduras, mas você tem uma deficiência de gansos ;)

ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_problemaNAO.jpg

http://www.permacultura.org.br/
http://www.urbanpermacultureguild.org/1.html
ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_cha_permacultural.jpgai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_cha_permacultural2.jpgai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_problemaNAO.jpg

É isso aí, meu sonho é viver com essa simplicidade. Mas até pra isso é preciso de dinheiro, afinal de contas não tenho terras próprias e nem mesmo dinheiro pra comprar um reator de energia eólica. Esse negócio de toda terra ter dono me deixa indignado.

É isso aí, meu sonho é viver com essa simplicidade. Mas até pra isso é preciso de dinheiro, afinal de contas não tenho terras próprias e nem mesmo dinheiro pra comprar um reator de energia eólica. Esse negócio de toda terra ter dono me deixa indignado.

É isso ai Ramza, não precisas também já ir substituindo teus métodos de energia, mas começar, por exemplo, percebendo todo o lixo desnecessário que é produzido e ir amenizando, reciclando, re-inventando. :pos:

eu queria ter uma vida simplesmente
um lugar de mato verde
pra plantar e pra colher...;)

Sou parcialmente adepto: uma boa parte disso realizo, mas tem coisas que não dá.
O importante é ter consciência do que é bom e ruim, e o que se deve ou não fazer.
Belo infográfico.

oxe, quer dizer que até o nosso inocente chazinho já não podemos tomar sem complexo de culpa?
quer dizer: como plantar ervas (e legumes e frutas e...) numa kitinete de 5x5?

oxe, quer dizer que até o nosso inocente chazinho já não podemos tomar sem complexo de culpa?

Por incrível que pareça, é possível.
Esse é exatamento um dos pontos da permacultura, tirar de um único elemento várias utilidades.
No teu caso, que mora em apartamento, olhe esse link:
http://permacultura-urbana.blogspot.com/2009/05/primeira-preparacao.html
(são soluções simples, é possível ainda algo mais complexo).

Ainda, se tiver interesse, há um livro intitulado: Soluções Sustentáveis: Permacultura Urbana
é da Lucia Legan, deve achar em grandes livrarias.

Bons trabalhos!

Muito legal !
Embora seja muito dificil viver de maneira 100% ecógicamente correta em um mundo capitalista, é possivel. E ai está mais uma prova disso... Meu sonho é ter uma terra onde eu possa produzir tudo que eu presiso, e só ter que ir para a cidade nos ultimos casos.. Um dia!

Vai precisar de:

-Uma janela
-Água
-Vasos
-Terra (e algum adubo)
-Sementes

E o mais importante:

Cuidado ;)

Dá pra esquemar uns suportes bem fáceis de fazer pra por na janela e os vasos em cima que fique seguro ou mesmo como no link que o tupy postou, de garrafa pet...

Já faço isso, cultivo em apErtamento, e digo: não consigo me alimentar (e nem minha mulher e filhos) com as poucas mudas que tenho.

---

Seria outra coisa se o sistema fosse outro... Por exemplo:
ninguém trabalharia para outros, não precisaríamos trocar nosso tempo por dinheiro. Não trabalharíamos por dinheiro.
"Porquê?"
Porque teríamos um bom espaço pra morar, a residência de todos e cada um contaria com um bom espaço não só pra viver, respirar, como para plantar seu próprio alimento.
"Como?"
O crescimento da população teria de ser controlado... Assim haveria espaço para uma moradia saudável. Também novas terras ora improdutivas poderiam tornar-se férteis. Nisso a ciência poderia ajudar. Se até em Israel conseguiram porque não no NE?
Porém não adiantaria criar novos campos férteis se a população continuasse crescendo descontroladamente...
Deste modo todos poderiam usufruir de: maior contato com sua família, alimentação saudável, natureza. O planeta também agradeceria e muito, pois além de uma maior interação/preservação da natureza também não haveria necessidade de tanto trânsito poluidor (nem da indústria petrolífera e de outros combustíveis poluidores por trás), já que a casa-chácara seria por si só residência e trabalho.

---
Eu sei que é só um sonho... mas acredito também que:
"O progresso é uma ilusão" (Nietzsche).

E que existem muitos outros caminhos além desse trem-bala que humanidade tomou e não consegue descer.

Esse assunto me traz uma nostalgia. Tinha um tempo que pensava assim também, que era só dividir as terras e os problemas acabavam. Tudo o que queria era um lugar no mato. Mas o tempo passou e conheci pessoas que abandonaram a cidade e foram pro mato, mas na hora de se prover sozinho, viram o quão dificil é cultivar a terra. Produzir energia, alimento, moradia confortavel.... o sacrificio é grande. Por que para voce ter um computador por exemplo, ja precisa de dinheiro. Ai voce vai querer ter internet, mais dinheiro. Ai voce tem um filho, que precisa ir pra escola, ai a conta ja estorou e voce tem que ta correndo atras da maquina.

Então comecei a chegar a conclusão que o capital não é assim tão destrutivo quanto aparenta, na verdade vejo ele como um meio bem util de simplificação das trocas. E hoje penso que devemos pensar no lado financeiro como se pensava na produção de alimentos antigamente. As sobras a gente guarda e tem que estar sempre pensando em como vamos estar no futuro, nos planejando e buscando conhecimento para podermos ter a liberdade de quem sabe ir morar no mato, mas com uma base melhor estabelecida. Talvez morando no mato e trabalhando na cidade, o que ainda é um passo a ser dado.

Também penso que as linhas do progresso mundial são insustentaveis e cada vez mais cairão pelo custo do transporte. Cada vez mais temos que fortalecer produtores locais. Consumir produtos produzidos na sua região é uma atitude muito mais sustentavel do que querer se 'isolar' no mato. Nos somos seres comunitários. Lembram quando nos agrupavamos na idade das pedras para matar mamutes?? É, é dai que nos viemos, da organização grupal.

E hoje estamos pensando como individuos, queremos 'liberdade', queremos viver no mato, por causa desta sociedade.... Acho que também estamos doentes.

Abraços

Ora bolas, não estou sugerindo que vivam assim, no mato. Acho que o tupy também não...
Creio que a idéia é substituir pequenas coisas do cotidiano por algo mais saudável/ecologicamente correto e que traz um prazer enorme em fazê-lo.
Ao invés de comprar chá, plante e colha você mesmo. é tão bom poder colher e secar da forma que você acha melhor do que comprar aquele produto padrão e industrializado...

seria "melhor", se nao tivessemos descoberto o lance de sermos apenas mais um tijolo na muro !
querer libertar os outros tijolos é f.. complicado , tem tijolo que não ouve ou (e) nao entende a lingua tijolesa !
preferem ficar na "segurança" da muro !
a mae natureza ,assim espero , um dia vai apodrecer os alicerces do muro (com seus fungos:p) desabando assim toda muralha! sobrando poucos tijolos inteiros ! ai começa tudo de novo !

Back