Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tanino... prejudicial p/ o Micélio???

NakedWoods

Cogumelo maduro
Cadastrado
31/05/2008
49
60
Queridos amigos,

Esse final de semana fui até uma GRANDE loja de jardinagem para ver se encontrava alguma novidade que pudesse usar no cultivo dos Cubbies, e achei um tal de "Substrato à base de Côco", que consistia basicamente em Fibra de Coco + Pó de Coco, e segundo embalagem, enriquecido com nutrientes vitais.

Isso me interessou bastante, se não fosse pelo seguinte aviso na embalagem: CONTÉM TANINO, FUNGICIDA NATURAL.

Sei que o Tanino é um ácido adstringente presente em várias frutas e árvores, mas como é o comportamento do micélio com essa substancia?

Até que ponto o tanino pode ser prejudicial para o crescimento do micélio, e consequentemente , colonização do casing?

PS: Infelizmente não descrevem a quantidade de Tanino presente no produto!

Valeu a todos!
Paz e luz!
 
opa pode ficar sussa.
o tanino é liberado pela decomposiçao das fibras ( se nao me engano ele é é o corante marrom dela)
no caso, os fungos protegem a fibra dessa decomposição (afinal o micelio utiliza a fibra como veículo e nao como fonte de alimento - é um pouco maix complexo q isto mas nao convém)
enfim, fica sussa pode usar.
só evita pedaços (fiapos) de fibra muito grandes que fiquem esparramando pelo terrario.. da uma mão separar isso da perlita depois...:pos:
 
Cara ... Minha iniciação cientifica é no mangue... ai to com uma grande quantidade de folhas de lagunculária e risofora (Duas arvores tipicas de mangue ... ai ... pensei ... usarei essa parada nos meu estudos de micologia...e logo veiu a duvida ... tanino ! ... as arvores de mangue por estar em um local de grande humidade possuem grande quantidade de tanino...

Mortadello vou seguir o procedimento como se fosse capim elefante e verei uq da ... ai a gente testa o tanino ... vlw ...

OBS: jamais pensei que vc's teriam duvida sobre isso... vc's são foda....
OBS²: ainda testarei o substrato de jornal em comestiveis para ver se tem metal pesado no cogumelo...ja tentei mais num rolou ...

até:D
 
Olá, boa tarde.
É tóxico sim.... anti fúngico, bactericida, parasiticida.... "killa" geral.
Se fosse apenas corante usaríamos até na culinária.
O aviso tão explícito na embalagem não é enganação.
Boa sorte nos experimentos.

Obs: perdão por ressucitar o tópico... minha intenção é evitar que os colegas entrem numa furada por simples falta de informação.
 
Olá, boa tarde.
É tóxico sim.... anti fúngico, bactericida, parasiticida.... "killa" geral.
Se fosse apenas corante usaríamos até na culinária.
O aviso tão explícito na embalagem não é enganação.
Boa sorte nos experimentos.

Obs: perdão por ressucitar o tópico... minha intenção é evitar que os colegas entrem numa furada por simples falta de informação.

Os micelios de P.cubensis sao resistentes a essa defesa natural, visto que nos cultivamos aqui no forum a pelo menos 6 anos utilizando-nos desse meio (po de fibra de casca de coco) como meio de cultura.
 
Mortandello, você não tem certeza da quantidade de taninos presentes nesse produto "industrializado" (ou tem?). A quantidade pode variar muito entre uma marca e outra. O micélio não é he-man... pode ser resistente em parte mas há um limte de tolerância. Isso pode sim interferir de modo negativo no ciclo de vida dos cubas. Outro ponto que acho importante é a acidez da fibra de coco... tenho usado esse material em meus aquários plantados para acidificar e reduzir a dureza da água. No caso dos casings, não seria prudente adicionar algum composto base para neutralizar um pouco?
 
Dos meus mais de 7 mil posts no forum tem pelo menos 200 tratando sobre o assunto.
Eu costumo tamponar a mistura para casing adicionando calcareo dolomitico.
por dois motivos
1- evitar nascimento de cobweb muld (nao suporta ph alcalino e dureza cationica superior a um certo numero que nao me lembro,)
2- Servir de plataforma pra frutificacao e protecao das entranhas do bolo contra outros fungos invasores que venham a depositar esporos sobre a camada de casing.
E isso eu faco ja a 6 anos ao menos.
 
Eu cultivo ja a um bom tempo também... sempre usei e ainda uso pó de côco como substrato e nunca tive problemas por conta do tanino.

E meus baldes sempre rendem bastante, no mínimo 4~5 flushs :D

O pó de côco dá uma arejada muito boa no substrato, o micélio rizomorfiza muito bem nele, e o tanino de certa forma parece ajudar a combater outros fungos.

Eu costumo usar a marca COQUIM e funciona sem problemas:

aimg46.imageshack.us_img46_6303_micelio1.jpg

Rende uns cogus gordos, fortes e grandes:

aimg33.imageshack.us_img33_1360_colheitaj.jpg

:):pos:
aimg46.imageshack.us_img46_6303_micelio1.jpgaimg33.imageshack.us_img33_1360_colheitaj.jpg
 
Costumo faser meu própio pó de coco
Eu sempre utilisei ele nos meus cultivos
tambem aprovo :pos:
 
Cara ... Minha iniciação cientifica é no mangue... ai to com uma grande quantidade de folhas de lagunculária e risofora (Duas arvores tipicas de mangue ... ai ... pensei ... usarei essa parada nos meu estudos de micologia...e logo veiu a duvida ... tanino ! ... as arvores de mangue por estar em um local de grande humidade possuem grande quantidade de tanino...

Mortadello vou seguir o procedimento como se fosse capim elefante e verei uq da ... ai a gente testa o tanino ... vlw ...

OBS: jamais pensei que vc's teriam duvida sobre isso... vc's são foda....
OBS²: ainda testarei o substrato de jornal em comestiveis para ver se tem metal pesado no cogumelo...ja tentei mais num rolou ...

até:D
Galera então ... não foi nenhum teste parametrico ...rs.. mais todas as vezes que inoculei nas folhas com alto grau de tanino do mangue rolou normal ... tanto dos fungos mágicos ...quanto os inoportunos ..hsuhasush ...

Fato ! por enquanto o tanino num mudou nada ... meu problema são os terrários ... até !
ahhh a espécie inoculada foi um psilo selvagem ...
 
Back
Top