Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Túnel de Vento em 5 Minutos

Boa! Fiz um também, uma vez, com 2 coolers e uma lata de Pringles sem o fundo e sem a tampa! :hilario:
Um cooler jogando ar para dentro e um retirando, fica uma corrente de ar bem legalzinha :)
 
@Salaam`aleik , eu fiz meu túnel com seu tutorial, mas agora me surgiu uma dúvida...

A luz degrada a psilocibina do cogumelo. Mas, assim como o meu, o seu túnel de vento (ao menos na foto) também não é escurecido. No entanto, essa sugestão de escurecer o túnel surge em outros tópicos sobre secagem.

Após a secagem no ventilador, vou tirar o cogumelo da luz pra ficar no ziplock com sílica. Mas, antes disso, vai ficar lá no túnel de vento por 48 a 72 h.

Você acha importante então "escurecer" meu túnel de vento, pra reduzir a luz sobre o cogumelo durante esses 2-3 dias de secagem no vento? Será que faz diferença já?

Na prática, a maioria dos métodos de secagem com vento da galera aqui do CM (seja touca no ventilador, seja túnel de vento) não são escurecidos. Então acho que não é algo assim que faça uma diferença enorme. Aliás, não tem como fazer um túnel de vento sem um buraco de entrada e outro de saída, então sempre vai entrar luz, mesmo que seja escurecido...
 
Última edição:
o seu túnel de vento (ao menos na foto) também não é escurecido. N
É sim. Observe a 3ª foto, e:
(Opcional: enrolar o túnel num saco preto, para proteger da luz)

Você acha importante então "escurecer" meu túnel de vento, pra reduzir a luz sobre o cogumelo durante esses 2-3 dias de secagem no vento? Será que faz diferença já?
Se a luz faz alguma diferença, será principalmente durante a secagem (enquanto os cogumelos ainda estão úmidos, e a degradação pode ocorrer mais facilmente).

Eu não tenho como avaliar na prática se ocorre perda de potência ou não. Mas visto que luz durante a secagem certamente não os deixa mais potentes, eu seco sim os cogumelos "à sombra". Não precisa secar totalmente no escuro, é apenas para evitar a luz direta, UV que vem do sol e lâmpadas fluorescentes.

Eu ainda uso esse mesmo túnel de vento, até hoje. E adquiri uma técnica de virá-lo de vez em quando durante a secagem, para separar / desgrudar os cogumelos.
 
Não precisa secar totalmente no escuro, é apenas para evitar a luz direta, UV que vem do sol e lâmpadas fluorescentes.

O maior risco é o sol.

Lâmpadas fluorescentes comuns emitem quantidades desprezíveis de UV. As lâmpadas incandescentes, então, praticamente não emitem, ou não emitem mesmo. Os riscos em termos de lâmpadas são as fluorescentes compactas e outros tipos pouco usuais de lâmpadas.
 
Back
Top