- 22/12/2007
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Survey of subjective "God encounter experiences": Comparisons among naturally occurring experiences and those occasioned by the classic psychedelics psilocybin, LSD, ayahuasca, or DMT
Resumo
Experiências naturais e psicodélicas causadas por drogas interpretadas como encontros pessoais com Deus são bem descritas, mas não foram sistematicamente comparadas. Neste estudo, cinco grupos de indivíduos participaram de uma pesquisa on-line com perguntas detalhadas que caracterizam os fenômenos subjetivos, interpretação e mudanças persistentes atribuídas à sua experiência de encontro mais memorável (n = 809 não drogas, 1184 psilocibina, 1251 dietilamida do ácido lisérgico (LSD), 435 ayahuasca e 606 N, N-dimetiltriptamina (DMT)). Análises das diferenças nas experiências foram ajustadas estatisticamente para as diferenças demográficas entre os grupos. O Grupo Não-Drogas provavelmente escolheria "Deus" como o melhor descritor do que foi encontrado, enquanto os grupos psicodélicos provavelmente escolheriam a "Realidade Suprema". Embora houvesse algumas outras diferenças entre o não-medicamento e o grupo psicodélico combinado, bem como entre os quatro grupos psicodélicos, as semelhanças entre esses grupos foram mais marcantes. A maioria dos participantes relatou lembranças vívidas da experiência do encontro, que frequentemente envolvia a comunicação com algo que tinha os atributos de ser consciente, benevolente, inteligente, sagrado, eterno e onisciente. A experiência do encontro preencheu critérios a priori para ser uma experiência mística completa em aproximadamente metade dos participantes. Mais de dois terços daqueles que se identificaram como ateus antes da experiência não mais se identificaram como ateu depois. Essas experiências foram classificadas como uma das experiências com maior significado pessoal e espiritualmente significativas, com mudanças positivas moderadas a fortes que persistem na satisfação com a vida, propósito e significado atribuído a essas experiências. Entre os quatro grupos de usuários psicodélicos, os grupos psilocibina e LSD eram os mais semelhantes e o grupo da ayahuasca tendia a ter as taxas mais altas de endossar características positivas e conseqüências duradouras da experiência. A exploração futura de fatores predisponentes e correlatos fenomenológicos e neurais de tais experiências pode fornecer novos insights sobre as crenças religiosas e espirituais que têm sido parte integrante da formação da cultura humana desde tempos imemoriais.
- Roland R. Griffiths ,
- Ethan S. Hurwitz,
- Alan K. Davis,
- Matthew W. Johnson,
- Robert Jesse
Resumo
Experiências naturais e psicodélicas causadas por drogas interpretadas como encontros pessoais com Deus são bem descritas, mas não foram sistematicamente comparadas. Neste estudo, cinco grupos de indivíduos participaram de uma pesquisa on-line com perguntas detalhadas que caracterizam os fenômenos subjetivos, interpretação e mudanças persistentes atribuídas à sua experiência de encontro mais memorável (n = 809 não drogas, 1184 psilocibina, 1251 dietilamida do ácido lisérgico (LSD), 435 ayahuasca e 606 N, N-dimetiltriptamina (DMT)). Análises das diferenças nas experiências foram ajustadas estatisticamente para as diferenças demográficas entre os grupos. O Grupo Não-Drogas provavelmente escolheria "Deus" como o melhor descritor do que foi encontrado, enquanto os grupos psicodélicos provavelmente escolheriam a "Realidade Suprema". Embora houvesse algumas outras diferenças entre o não-medicamento e o grupo psicodélico combinado, bem como entre os quatro grupos psicodélicos, as semelhanças entre esses grupos foram mais marcantes. A maioria dos participantes relatou lembranças vívidas da experiência do encontro, que frequentemente envolvia a comunicação com algo que tinha os atributos de ser consciente, benevolente, inteligente, sagrado, eterno e onisciente. A experiência do encontro preencheu critérios a priori para ser uma experiência mística completa em aproximadamente metade dos participantes. Mais de dois terços daqueles que se identificaram como ateus antes da experiência não mais se identificaram como ateu depois. Essas experiências foram classificadas como uma das experiências com maior significado pessoal e espiritualmente significativas, com mudanças positivas moderadas a fortes que persistem na satisfação com a vida, propósito e significado atribuído a essas experiências. Entre os quatro grupos de usuários psicodélicos, os grupos psilocibina e LSD eram os mais semelhantes e o grupo da ayahuasca tendia a ter as taxas mais altas de endossar características positivas e conseqüências duradouras da experiência. A exploração futura de fatores predisponentes e correlatos fenomenológicos e neurais de tais experiências pode fornecer novos insights sobre as crenças religiosas e espirituais que têm sido parte integrante da formação da cultura humana desde tempos imemoriais.