Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Substituto para o Agar? Tapioca pode ser a solução!

Grako

Hifa
Membro Ativo
08/06/2020
273
11
32
Fortaleza - CE
Olá pessoal :)

Então, desde que ouvi falar do ágar-ágar e em como ele funcionava e para que servia, eu fiquei me perguntando se não haveria algo mais acessível para substituir ele. Sendo que sempre foi muito difícil achar algo que forneça claridade de visão, firmeza, e nutrição de forma prática. As técnicas com papelão definitivamente são incríveis (quem não conhece só pesquisar no fórum que existem vários posts sobre isolamento em papelão) mas sempre achei chato a dificuldade que existe em partir o micélio no papelão, além de que ele fica meio solto dentro do vidro. Gelatina também não é viável pois em temperatura ambiente ela rapidamente se liquefaz. E com tudo isso em mente, eu lembrei que com a fécula de mandioca, vulgo tapioca, é possível fazer uma cola natural ao se misturar ela com água e levar ao fogo até que ela fique transparente.
Isso forma uma espécie de chiclete e quanto mais tempo no fogo ela fica, mais transparente e firme vai ficando. Olhando pra isso eu imaginei que talvez essa pudesse ser a candidata ideal já que o kg da fécula é em torno de 5 reais e para fazer o grude de uma placa de petri você não usaria mais que 20 gramas.
Inclusive fui caçar no shroomery se alguém já tinha pensado em usar a tapioca mas não encontrei nada a respeito (seja a favor seja contra) em lugar nenhum, inclusive aqui.

Com tudo isso em mente resolvi criar esse tópico para servir de experiência com o assunto. Eu ainda não iniciei a parte de clonagem, mas em breve terei pedaços de micélio para tentar e ver o que rola. Dando certo ou dando errado, a informação pode acabar ajudando outras pessoas :)

Aqui como está a placa de petri. Da pra observar que a goma fica bem transparente e talvez fique mais se passar mais tempo no fogo, mas isso torna mais difícil tirar da panela para a placa.

1654719988352.png 1654720013952.png

Percebam que ela não escorre do prato pois é realmente quase como uma cola de silicone. Ela está levemente amarelada por eu ter adicionado um pouco de mel na água pois não sabia se a fécula de mandioca teria algum tipo de nutrição que o micélio conseguiria utilizar depois de ser desnaturada pelo calor.
A receita que usei foi:
- 100ml de água
- 5ml de mel
- 25g de fécula de mandioca

Coloquei tudo junto numa panela e mexi até a fécula se dissolver completamente. Em seguida liguei o fogo e fiquei mexendo SEM PARA. É importante que seja sem parar a fim de que a mistura não fique encaroçada. Depois de uns 3 minutos mexendo, a mistura começa a clarear e ficar bastante pegajosa. Quando senti que ela já estava firme o suficiente, desliguei o fogo e coloquei logo na placa. (quero logo tranquilizar vocês que apesar de muito grudenta, ela é super fácil de lavar da panela pois se dissolve fácil com água e sabão :D )

Acredito que depois de fechada a placa talvez possa ser esterilizada no microondas, mas como eu já ia preparar umas culturas liquidas e uns spaws de munguzá, resolvi colocar ela em cima dos potes para ser esterilizada junta.

Então é isso gente, quando eu iniciar o processo de seleção de micélio eu vou deixando as atualizações aqui pra falar se está dando certo ou não :positivo:

Forte abraço à todos! 🍄

PS: Por favor, sem piadas quanto a aparência do conteúdo das placas ok? KKKKKKKKKKKKKKKK 🥴
 
Interessante, resolvi fazer umas contas.
Talvez some no seu estudo.

Composição do bda (batata dextrose ágar) de laboratório:

Infusão de amido de batata - 200g/l ou 4g amido de batata
Dextrose - 20g
Ágar - 15g
Somando resulta nos 39g nescessário/indicado para se fazer 1 litro de cultura.

Valor nutricional do BDA
4 grs de Amido de batata
Carboidratos = 3,32gr
Proteínas = 0,28gr
Gordura = 0,012gr

20grs de dextrose
Carboidratos 18,2gr

15grs de ágar
Carboidratos 1,05g

Total
Carboidratos 22,57g
Proteína 0,28g
Gordura 0.012g


Valor nutricional de 100gr Tapioca:
Carboidratos - 54g
Proteína - 3,2g
Gordura - 0g

Para aproximar com base nos carboidratos totais para 1 litro de cultura:

42,5g de tapioca:
Carboidratos - 23g
Proteína - 1,36g


Tentei fazer uma comparação somente com base em macro nutrientes, sem levar em conta vitaminas e minerais.


Sua fórmula (em carbo)
25gr tapioca - 13,5g
5ml Mel (7g) - 5,74g
100ml Água.

Porém tem a redução no fogo como vc mencionou. Mesmo sem saber qnt placas ou ml de cultura foi feito no final, chuto que o teor de carboidratos possa ter ficado alto demais, a ponto de impossibilitar a cultura do micélio

Daqui pra frente minha cabeça cansou de pensar kkkk depois eu tento voltar pra completar ou vc ou alguém termina o raciocínio.
 
Vou ficar com esses cálculos guardadinhos aqui hihi
O problema é que se diminuir a quantidade de tapioca, ela fica muito líquida e dai complica pra utilizar em uma placa :s
Eu to botando fé que por ter esquentado isso meio que diminua a quantidade de carboidratos disponíveis de alguma forma... mas de qualquer forma o teste prático vai mostrar se rola ou não xD
De qualquer forma obrigado pelas contas <3
 
É, vamos ver, tomara que funfe. :)

Por favor, sem piadas quanto a aparência do conteúdo das placas ok? KKKKKKKKKKKKKKKK 🥴

É a vida que vai brotar dali!!!! Kkkk
 
Então galera ja vou chegar aqui falando a primeira coisa que NÃO se deve fazer kkkkkkk
Eu fui esterilizar a placa de petri na panela de pressão junto das outras coisas né. Então, não façam isso kkkkkk
A mistura acaba fervendo e lambuzando toda a tampa da placa e vazando ainda :s
Hoje tive que fazer a mistura novamente e dessa vez vou confiar que o calor da mistura vai ser o suficiente pra matar qualquer coisa que tenha caído ali durante o preparo e o tempo de fechar a placa. Mas pra garantir depois vou deixar um minuto no microondas. Aqui ela já envolta em plástico filme :)
1654801314632.png
 
Então galera ja vou chegar aqui falando a primeira coisa que NÃO se deve fazer kkkkkkk
Eu fui esterilizar a placa de petri na panela de pressão junto das outras coisas né. Então, não façam isso kkkkkk
A mistura acaba fervendo e lambuzando toda a tampa da placa e vazando ainda :s
Hoje tive que fazer a mistura novamente e dessa vez vou confiar que o calor da mistura vai ser o suficiente pra matar qualquer coisa que tenha caído ali durante o preparo e o tempo de fechar a placa. Mas pra garantir depois vou deixar um minuto no microondas. Aqui ela já envolta em plástico filme :)
View attachment 205431

Então você não foi esterilizar só a placa.
Levou ela na pressão já com o conteúdo?

A placa é muito baixa pra isso
 
A placa é muito baixa pra isso
Sim sim, mas por isso eu coloquei ela suspensa em dois potes. Ela não caiu, o problema é que a mistura ferveu além de que o vapor que entrou acabou se misturando e deixando o conteúdo mais mole do que deveria :s
Vou tentar só no microondas mesmo e se der certo é até mais prático hehe
 
Isso me fez lembrar que aqueles BUBBLE TEA, suco coreano que vem umas bolinhas dentro, as bolinhas são feitas de tapioca, usam uma técnica e fazem uma tal de "pérola de tapioca"...
Elas são bem gelatinosas.
Vi umas receitas caseiras que usam Sagu pra substituir!
Será que o micélio se desenvolve em sagu???
 
Isso me fez lembrar que aqueles BUBBLE TEA, suco coreano que vem umas bolinhas dentro, as bolinhas são feitas de tapioca, ou melhor, Sagu!
Elas são bem gelatinosas
Sim sim fica muito parecido com aquilo! Por isso achei que pode ser uma boa base :D
 
Sim sim fica muito parecido com aquilo! Por isso achei que pode ser uma boa base :D
Dei uma editada no comentário anterior bem na hora que vc respondeu.
Acho que vc deveria ver essa técnica da pérola de tapioca, parace que eles fazem uma massa e depois cozinham as bolinhas em água ao invés de reduzir...será que se fizer um disco tipo panqueca e cozinhar daria certo?
 
Eu posso realmente tentar ver isso, mas é que parece meio complexo :s
A que eu fiz basicamente é a receita pra se fazer cola de tapioca mesmo! Mas eu vou pesquisar melhor sobre as bolinhas :positivo:
 
Trazendo uma atualização de falha.
Infelizmente a mistura se liquefez depois que coloquei o pedaço de micélio nela... eu ainda não sei bem o motivo, talvez algo relacionado a química do micélio, mas acredito que ainda valha o esforço de continuar desenvolvendo essa ideia :)
 
Back
Top