Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Substituto para esterco: compostagem?

pedori

Primórdia
Membro Ativo
09/12/2013
89
23
37
Eu faço compostagem aqui em casa e estou meio na dúvida se posso utilizar o composto para fazer substratos bulk.
Fico na duvida pois meu composto não é tão uniforme como o húmus que compramos - digo, ele não é todo pretinho e ralinho uniformemente...

Quando utilizo meu composto no jardim da p ver que ele é bem rico - sua chegada sempre dá uma alegrada nas plantas - mas algumas sementes de lixo de cozinha germinam também (sempre surge um pézinho intruso de tomate ou tomate-cereja :fome:). Uma pasteurização deve dar jeito nelas, não? afinal, o cocô da vaca deve conter muitas sementinhas também!
 
Sim, o esterco de vaca tem bastante sementes no interior, não são poucas as vezes que elas germinam, no pasto ou na utilização como adubo. Algumas vezes a pasteurização dá conta de impedir que elas nasçam, mas de vez em quando algumas sempre sobrevivem!

Quanto à mistura de compostagem, você teria que dar uma verificada no pH da mesma. Lembre que se for muito ácida ou básica, o micélio pode sofrer para colonizá-la. E também aconselharia um cuidado redobrado com a pasteurização/esterilização, pois como a mistura terá material orgânico de diversas fontes, pode contaminar mais fácil do que o esterco puro.

Se fizer os testes, poste aqui no fórum para checarmos os resultados! :)
 
Eu trabalho com compostagem, nunca cresceram cogumelos na mesma, uns testes seriam bacanas.
 
Back
Top