Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Substituto de Parafilm?

joaoCogumelao

Esporo
Cadastrado
17/07/2024
6
2
Boa tarde pessoal!
Recentemente, tenho namorado a ideia de fazer clonagem e seleção em ágar, utilizando placas de petri de plástico descartáveis, entretanto, em todos os guias que eu vi, as pessoas ou utilizavam parafilm para selar as placas depois de colocar o ágar/micélio ou não mencionavam o que tinham utilizado, fui procurar e um rolo de parafilm é ridiculamente caro, por isso, queria saber se vocês tem indicações de substitutos para o parafilm ou alguma dica, obrigado desde já!

Boa tarde pessoal!
Recentemente, tenho namorado a ideia de fazer clonagem e seleção em ágar, utilizando placas de petri de plástico descartáveis, entretanto, em todos os guias que eu vi, as pessoas ou utilizavam parafilm para selar as placas depois de colocar o ágar/micélio ou não mencionavam o que tinham utilizado, fui procurar e um rolo de parafilm é ridiculamente caro, por isso, queria saber se vocês tem indicações de substitutos para o parafilm ou alguma dica, obrigado desde já!
Parafilm é um investimento caro no começo, porém colocando na ponta do lápis, acaba compensando pela praticidade e segurança no uso.

Da última vez paguei 240,00 no rolo de 38,10 metros. Sendo que para selar uma placa de 90x15, nós usamos 5cm, ou seja da pra fazer 762 placas, se usar a placa pequena de 60x15 da pra usar 2.5cm por placa, ou seja 1524 placas

No final
Para selar uma placa de 90x15 o custo é +- 0,32 centavos
E para a placa de 60x15 sai +- 0,16 centavos

Se armazenar corretamente da pra vc usar esse rolo por anos

Boa tarde pessoal!
Eu uso fita de enxertia (grafting tape) que compro no Mercado Livre.
Você puxa e estica a cada 1/2 volta na placa para vedar e selar.
É barato e funciona 100%.

Parafilm é um investimento caro no começo, porém colocando na ponta do lápis, acaba compensando pela praticidade e segurança no uso.

Da última vez paguei 240,00 no rolo de 38,10 metros. Sendo que para selar uma placa de 90x15, nós usamos 5cm, ou seja da pra fazer 762 placas, se usar a placa pequena de 60x15 da pra usar 2.5cm por placa, ou seja 1524 placas

No final
Para selar uma placa de 90x15 o custo é +- 0,32 centavos
E para a placa de 60x15 sai +- 0,16 centavos

Se armazenar corretamente da pra vc usar esse rolo por anos
Sei que é difícil dizer com certeza, mas eu não sei se pretendo fazer 1524 placas na minha vida sabe? No momento queria algo mais provisório mesmo só a título de curiosidade. De qualquer forma, obrigado, suas respostas em outros posts já me ajudaram muito🙏🙏🙏🙏🙏

Eu uso fita de enxertia (grafting tape) que compro no Mercado Livre.
Você puxa e estica a cada 1/2 volta na placa para vedar e selar.
É barato e funciona 100%.
Hmmm acho que vou testar e ver qual que é, obrigado🫂🫂🫂

Back