Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Spray por cima ou nas paredes

andschaan

Esporo
Cadastrado
13/07/2020
19
2
36
Olá pessoal,

Meu primeiro cultivo e tudo indo bem até o momento, fiz os bolos PF-Tek e estão frutificando numa Shotgun Fruiting Chamber. Estou conseguindo manter a humidade em 98%, 27/28 graus em média. Já li bastante coisa mas tem algumas informações que ainda fico confuso:

1) Os bolos estão ficando azulados e pelo que li é desidratação. Mesmo mantendo humidade bem alta, com argila expandida no fundo e água, eles estão com aspecto seco e ficando azulados. A minha dúvida é sobre a hidratação dos bolos. Posso jogar o spray de água por cima dos bolos também, como se fosse uma chuva no terrário? Tinha lido que não podia jogar por cima dos bolos e sim teria que jogar nas paredes e na argila expandida. Qual melhor forma de reidratar enquanto ainda estão frutificando?

2) Sobre a colheita, tem alguns que já abriram o chapéu e outros não. Normalmente vejo nos tutoriais o pessoal comentando em colher tudo junto, mesmo os outros que não abriram o chapéu ainda. Mas fico pensando se não deveria colher os que já cresceram e esperar os outros crescerem para colher cada um no seu momento certo. Tem algum motivo para colher tudo junto mesmo os que ainda não se desenvolveram?

Valeu :)
 
Também estou enfrentando o mesmo problema. O borbulhador não está dando conta, estou borrifando água nas paredes e no meião de longe, não diretamente no bolo. Mas vi comentários de antigos membros aqui que só o fato de abrir o terrário e borrifar água por cima é errado, contaminantes do ar vão juntos. Estou estudando colocar um umidificador dentro do terrário e abrir o mínimo possível.
 

Anexos

  • IMG_20201120_103507.jpg
    IMG_20201120_103507.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 7
Posso jogar o spray de água por cima dos bolos também, como se fosse uma chuva no terrário?
Eu sempre jogo antes de frutificar e às vezes até quando as primórdia (pins) estão se formando. O ideal é usar uma garrafa de spray de névoa fina para não encharcar os bolos e "afogar" o micélio.

Qual melhor forma de reidratar enquanto ainda estão frutificando?
Nunca usei essa técnica, mais temos um relato bem antigo aqui de hidratação de bolos com canudos ou "Reservatório Interno de Água":

A opção mais usada aqui é a técnica de dunk, <-- clique no nome para mais informação!

2) Sobre a colheita, tem alguns que já abriram o chapéu e outros não. Normalmente vejo nos tutoriais o pessoal comentando em colher tudo junto, mesmo os outros que não abriram o chapéu ainda. Mas fico pensando se não deveria colher os que já cresceram e esperar os outros crescerem para colher cada um no seu momento certo. Tem algum motivo para colher tudo junto mesmo os que ainda não se desenvolveram?
Se tudo estiver crescendo junto o ideal seria fazer a colheita de tudo em um só vez. Mas sabemos que isso nem sempre acontece ou quase nunca. Para não prejudicar a frutificação recomendo colher os mais espertinhos assim que começar a abrir o véu. Com cautela, pegue no talo do cogumelo a ser colhido e torce até ele desgrudar, evitando fazer buracos no substrato. Quando o substrato estiver com 70% a 90% do cogumelos no ponto, faz os restante da colheita.
 
Última edição:
Mas vi comentários de antigos membros aqui que só o fato de abrir o terrário e borrifar água por cima é errado
Não vejo problema em abrir e borrifar água nas paredes ou borrifar com um spray de névoa fina em cima dos bolos como citado acima :olharparacima:. Os spray de névoa fina são o mais perto da névoa produzido por um umidificador que acabam caindo em cima dos substrato. Se não exagerar, não tem perigo algum!

Depois que o substrato estiver totalmente colonizado, costumam a ser bem resistentes a contaminações.
 
Back
Top