Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Seringas para esterelizar

sankhara

Artífice esporulante
Membro Ativo
10/03/2009
178
80
Lusitania
Gostava de perguntar se já colocaram as seringas que usam para inocular esporos, na panela de pressão para esterelizar.

Poderão ser colocadas a esteerelizar lá, para serem usadas com as impressões de esporos (carimbo)?

Eu esterelizei a minha sugando água a ferver, umas quantas vezes, deixar arrefecer e depois usar para sugar água com esporos. Sinceramente, não se se resultou porque guardei no frigorifico durante um ano e só hoje a voltei a usar.

Abraço a todos e obrigado
 
Para não ficar com a pulga atrás da orelha, se perguntando
o porque da contaminação, se foi pela seringa ou não?!
Compraria uma seringa nova, abriria a embalagem somente na
hora de proceder com ela e os esporos.
 
Para não ficar com a pulga atrás da orelha, se perguntando
o porque da contaminação, se foi pela seringa ou não?!
Compraria uma seringa nova, abriria a embalagem somente na
hora de proceder com ela e os esporos.

perfeito :pos::pos:

as seringas são embaladas já estéreis, e não são tão caras...tem toda aquela coisa do consumo de plástico, mas é bem mais prático...

mas já reutilizei seringas pra dunk, por exemplo, e o que fiz foi ferver água e jogá-las por alguns minutos, depois apagar o fogo e esperar esfriar...
 
Olá,

Pois, de qualquer maneira voltei a pesquisar e tem quem esterelize embrulhadas num papel de aluminio.

Viicius, eu esterelizei as minhas seringas com a água a fervver. Só sei se resultou se os meus bolos não ficarem contaminados =).

Abraço a todos e obrigado
 
interessante, sankhara... se possível, favor postar fotos com os resultados, para todos poderem avaliar a possibilidade de reutilizar seringas :pos:

desejo sorte !
 
ainda acho mais barato comprar uma seringa nova ao invés de gastar mais gás...
e muito mais seguro.
o pessoal nao faz ideia do tamanho dos esporos, eles cabem DENTRO da porosidade da borracha do embolo, portanto eh sim necessario descartar as seringas apos o primeiro uso.
outra coisa -esterelizar seringas estereis so pra garantir eh burrice e RE trabalho, coisa de portugues mesmo.
 
Por incrivel que pareca. ja tive problemas de contaminacao esterializando as seringas. Eu particulamente nao acho uma boa esterializr, ela ja vem esterializada e nunca tive problemas com ela, somente com as que esterializei, mas isso fica a criterio de cada um, cabe a experiencia, uns podem dar certo outros nao, acho que isso eh pessoal.
 
Amigos,

Esterelizei as minhas seringas juntamente com os meus bolos PF na panela de pressão durante 40minutos.

Embrulhei-as em papel de alumínio e o plástico não sofreu quaisquer danos. Irei, assim que tiver esporos novamente, usar este método para reutilizar as seringas.

Da outra vez, fiz duas seringas de esporos com a seguinte técnica de esterelização da seringa:

Ferver água, e aspirar essa água a ferver com a seringa. Repeti a aspiração por duas ou três vezes e joguei a água fora novamente deixando sempre a água a ferver por usn 20-30 segundos antes de deitar fora e voltar a encher.

Essas seringas das quais fiz seringas de esporos, usei-as agora nos meus bolos. Por ter guardado durante 2 anos, talvez os esporos tenham perdido a viabilidade, mas contaminação também não vejo sinais. E já se passaram 8 dias.

Se este método funcionar, porque é que não hei de poder esterelizar as minhas seringas usadas e voltar a usar?

Depois de mais uns dias, coloco fotos e digo como correu (contaminação ou não).

Abraço a todos e obrigado
 
Amigos,

Das duas seringas, fiz bolos para as duas. O que aconteceu é que com a segunda seringa aconteceu o contrário, germinaram rapidamente, e ao fim de 8 dias já tinha os frascos meio colonizados.

Só usei esta seringa 1 semana depois da outra. Por isso aqui estou a colocar as novidades.

Com isto talvez concluo que ao fim de 2 anos, os esporos ainda estejam viaveis. O porquê de naõ ter tido exito com a primeira seringa, não sei. Talvez a qualidade dos esporos, talvez a preparação do substrato... enfim...
 
Tenho esterelizado as minhas seringas de forma a reutilizá-las. Embrulho-as em papel de alúminio e vaõ á panela de pressão por 30 minutos.

Neste momento os frascos estão a colonizar á 4 dias, com sinais de micélio e Zero de contaminação. Vou colocando os desenvolvimentos. Anteriormente tinha feito o mesmo mas com uns esporos uqe não estavam viáveis, ao fim de 3 semanas não apareceu micélio mas tambem nem sinal de qualquer contaminação.

Se esta experiência correr bem, posso concluir que é seguro reutilizar as nossas seringas.
 
Tambem ja usei e re-usei seringas e nunca tive problemas por re-esterelizar elas. Que eu saiba seringas sao auto-clavables não?
 
Eu devo ter umas 5, 6 seringas aqui, que sempre reaproveito...
Deixo elas vazias, como elas vem, enrolo no alumínio e pp meia hr ou mais...
Reaproveito pq nunca faço apenas uma seringa só...
Sempre deu certo aqui...
 
o problema eh a contaminacao cruzada entre strains.
mesmo dentro da pressao alguns milhares de esporos podem sobreviver dentro dos poros da borracha/plastico da seringa e serem misturados aos esporos de outra strain.
fodendo a genetica, literalmente.
 
Eu diria que fode o NOSSO controle de strains. Mas enriquece e permite a continuidade da adaptação da espécie atravéz das trocas genéticas.
 
Back
Top