Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Secagem no vento

Matus

Cogumelo maduro
Membro Ativo
21/05/2016
186
41
53
Olá, boa noite! Estou no fórum há alguns anos. Sempre pesquiso aqui, mas não costumo fazer muitas perguntas. Agora estou iniciando um cultivo. Na verdade encontrei esterco bovino e estou aguardando um chapéu para carimbar. Enquanto isso colho também, lavo e desinfetou. Depois deixo em um túnel de vento feito com um copo de milk shake rum cooler 12V. Deixei um cogu secando nele desde ontem meia noite até 15h de hoje mesmo. Está bem seco, porém bem azulado. Minha dúvida é...os cogus que azulam na secagem significa que perderam potência?

Já pedi algumas vezes pela internet. De alguns lugares vem azul, de outros vêm branquinho (a estirpe) e o chapéu quase dourado. Desde já agradeço 😊

Anexos

• P_20201207_111750.jpg
    P_20201207_111750.jpg
    2.4 MB · Visualizações: 13
Última edição por um moderador:
Boa época ... começando a estação!!!

Minha dúvida é...os cogus que azulam na secagem significa que perderam potência?

Não, e pelo fórum tem a resposta do pq.. É característico do próprio fruto, servindo até mesmo como identificador da espécie. Ainda há os que dizem que quanto mais azul, mais concentração de psilocibina (potência).

Boa época ... começando a estação!!!

Não, e pelo fórum tem a resposta do pq.. É característico do próprio fruto, servindo até mesmo como identificador da espécie. Ainda há os que dizem que quanto mais azul, mais concentração de psilocibina (potência).
Obrigado pelo retorno! Sabia que qsukava se machucasse eles. Mas secando azulou muito. Depois lembrei que quando lavei (esse é do esterco) a estirpe abriu.. obrigado!

Só uma coisa. Até onde entendi o azul é porque a psilocibina perde a molécula de fósforo e vira psilocina. E ela (psilocina) que é a ativa, certo? Pq aí faz sentido...caso a psilocibina fosse a ativa e ela oxidasse então sim, creio que haveria diminuição na potência. (?)

Só uma coisa.

E apesar do azulamento indicar oxidação da psilocina não parece estar diretamente ligado à potência.

Back