É isto, meu medo é vivenciar uma experiência tão incrivelmente bela e fascinante que não consiga mais voltar a ser o cidadão cotidiano e tributável de sempre.
Mas, dos artigos que tenho lido, estes que venho postando, consegui algumas informações que me parecem bastante sólidas:
1) O Psilocybe Cubensis tem baixíssima toxidade. Segundo um dos artigos, para se tornar letal, um ser humano teria que ingerir seu peso em cogumelos. Morreria de asfixia mecânica ou explodiria o estômago primeiro.
2) Em comparação com o LSD e Extasy, as substâncias mais próximas, as substâncias do Psilocybe Cubensis praticamente não produzem efeitos colaterais que possam ser seguramente atribuidos ao cogumelo.
3) A Suprema Corte da Inglaterra reconhece que Psilobicina é uma substância, e cogumelo é cogumelo. Nenhum artigo conseguiu identificar qualquer pessoa que tivesse sido condenada por ingerir cogumelos.
4) Os efeitos do cogumelo são diferentes do uso isolado da substância psilobicina, pois existem outros alcaloides presentes. Assim como tomar café é diferente de ingerir cafeina, tomar psilobicina é diferente de ingerir Psilocybe Cubensis.
5) A literatura revista não conseguiu associar de forma conclusiva os poucos efeitos colaterais ou persistentes a longo prazo à da ingestão do Psilocybe Cubensis. Ou seja, nenhuma das pesquisas realizadas nos últimos 50 anos conseguiu identificar de forma conclusiva qualquer efeito deste tipo associado à ingestão de Psilocybe Cubensis. Note-se que há uma enorme dificuldade de realizar tal associação em virtude de alguns problemas:
a) dificuldade de pesquisar amostras de pessoas que usem somente o cogumelo e mais nada,
b) possíveis problemas anteriores de personalidade ou cognição (variáveis incontroláveis)
c) outros problemas de natureza metodológica.
6) A literatura científica, que nos anos 70 alarmava para a possibilidade de aumento nos casos de psicoses associadas ao consumo dos alucinógenos, foi amplamente revisada e, especialmente no que tange a ingestão do Psilocybe Cubensis, aparentemente não há evidências que suportem esta associação.
Vou continuar pesquisando.