Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Saqueadores

MarceloPSC

Cogumelo maduro
Cadastrado
15/05/2009
13
46
39
Olá, talvez alguem já tenha tido esse problema, ou derrepente alguem pode me dar uma boa idáia pra solucioná-lo.

O problema é o seguinte, tenho culturas out, em baldes e em pequenas bacias no meu quintal, tb tenho enterrados por la "refulgos" de culturas, que quando as condições estão propicias sempre brotam, alguns bem antigos por sinal, mas que sempre brotam.

A algum tempo meus cogumelos estão sendo saqueados.. Tipo, no dia anterior observo que estao crescendo em meus baldes e tb em diferentes pontos pelo quintal. Os do quintal coloco uma pequena estaca para marcar o local e colher quando estiverem no ponto. No dia seguinte, quando vou observar, boa parte esta com o chapéu devorado! Os sacos de alguns baldes estão rasgados e tb com os cogumelos ou desaparecidos ou com os chapéis devorados....

Aqui tem muito gabiru, gambar e ouriço cacheiro... Estou desconfiado que sejam alguma dessas espécies.. ou uma gange delas juntas... Já fiz algumas manobras pra evitar os ataques.. mas ate então n surtiu muito efeito.

Os que nascem no chão do quintal, coloquei gaiolas em cima, pra que crescessem dentro, mas n adiantou.. Já coloquei os baldes em bancos altos.. mas foi pior.. não so saquearam como derrubaram o balde e expalharam tudo!

Enfim.. Não são todos que são atacados, mas mesmo assim me incomoda quando iso acontece.. será q alguem tem alguma boa ideia?!

Com certeza seu problema é com roedores. Aqui tb já passei por esses apuros, mas após comerem alguns eles desistem.

Upvote 0
Fica de vigília uma noite para identificar o gatuno sorrateiro!

Upvote 0
Agora a noite quando cheguei do trampo, fui la dar uma ventilada nos baldes.. Vi uma coisa saindo la do meio corendo.. era pequena demais pra ser um ouriço ou um gambá.. acho q deve ser um gabiru do mal mesmo... Até pensei em pedir a camera de meu orientador emprestada, ele tem daquelas cameras com sençor de movimento pra tirar fotos de animais silvestres em vida livre e tals.. Mas acho muuuuito dificil ele emprestar.. ainda mais se eu contar pra q é! huahuahuauh

Se comece um ou outro.. de vez em quando.. eu nem ligava.. mas a baderna ta demais! Eu num vou utilizar os frutos que sobrarem de um balde saqueado.. sei la, derepente fiz xixi la dentro..

Caramba.. ta fogo.. já coloquei veneno de rato (aquele do quadradinho azul), armadilha... Acho q vou colocar um veneninho dentro de um chapeu e deixar por la marotamente dando sopa... Bora ve se pego esse larápio duma figa! :mad:

Upvote 0
O Marcelo, faz isso não. Esse teu relato me lembrou uma fábula:

"Um rato,
olhando pelo buraco na parede,
vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote.

Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali.
Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado.
Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos: "

- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !!!

" A galinha, disse:
"- Desculpe-me Sr. Rato,
eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda."

O rato foi até o porco e lhe disse: "
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira !!!"
"- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces."

O rato dirigiu-se então à vaca. Ela lhe disse: "
- O que Sr. Rato?
Uma ratoeira?
Por acaso estou em perigo?
Acho que não!"

Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro.
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima.

A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego.
No escuro,ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa.
E a cobra picou a mulher...
O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital.
Ela voltou com febre.
Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha.
O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.
Para alimentá- los o fazendeiro matou o porco.
A mulher não melhorou e acabou morrendo.
Muita gente veio para o funeral.
O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.

Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco.
O problema de um é problema de todos."

Upvote 0
Bela fábula, ainda n conhecia. Pois é.. fiquei tão chateado com os saques que tava pensando em colcoar chumbinhun numa cogumelo já q o veneno certinho de supermercado n fazia efeito.. mas pensei melhor.. é muito arriscado, tem outros animais no meu quintal, meu cachorro e tals.. Tenho uma irma novinah tb.. mó perigo! Desisti.. eu gosto de animais e tals.. ms sou meio insenssivel com ratos.. la no Lab q trabalho é tanto discarte etals.. q acabei assim... rrsss

Vou bolar algum metódo mais seguro.. quem sabe adotar um gato?! uhahuahuauh Por sinal de ontem pra hj n teve saque.

Upvote 0
Será que esses animais sentem os efeitos dos cogumelos?

Será que eles procuram repetir as doses??

Upvote 0
Vou bolar algum metódo mais seguro.. quem sabe adotar um gato?!

Viu só, excelente idéia, os ratos não são o problema;
Seu problema é a falta de um gato!

Será que esses animais sentem os efeitos dos cogumelos?
Será que eles procuram repetir as doses??

Os gatos sei que gostam, e repetem!
comem várias plantas, aloe vera, cannabis, salvia, etc. etc.
Inclusive petshops vendem a tal de "erva do gato" dizem os
estudiosos que ela deflui efeitos alucinógenos nos gatos.

Embora muitos gatos tentem comê-la, cientistas dizem que eles estão reagindo ao cheiro ao invés do gosto. Os felinos mordem, mastigam, esfregam ou rolam sobre a erva e fazem isso para libertar a essência das folhas. Por isso, a erva do gato pode deixar o gato bastante agitado e alerta por horas.
Embora ninguém saiba exatamente o que acontece no cérebro do gato, é sabido que a substância química nepetalactone é o que desencadeia a resposta. A reação à erva do gato é herdada e alguns gatos são imunes a ela.
fonte: http://casa.hsw.uol.com.br/questao303.htm

Upvote 0
Por coincidenca ou n.. Hj la na facul deixaram 3 gatinhos numa caixa. filhote.. se tiver la amanha vejo se trago eles pra cá. Mas n sei se vai resolver, normalmente gato pega camundongo.. esses ratões acho q n pegam.. Mas quem sabe o cheiro dos gato né.. pode ser que ajude.

Quanto a erva de gato, ela é altamente recomendada pra gatos, tem efeito relachante, altamente terapeutica.

N sei gatos.. mas cachorro sei q aprecia cogumelos. Mas ele é meio loco... Quando o pessoal da minha banda vem aqui ensiar, se agente da bobeira e deixa um copo de vodka no chão ele bebe todinho. Uma vez saimos apresados e deixamos tudo la.. quando cheguei tava os copos tudo vazios e ele enfiado no lixeiro dormindo no meio dos papeis! Quando acordei ele, foi correndo e tomou a tigela de água toda! Bebo safado! rsss

Quando o pessoal vem pra cá, ou quando levo ele pra o Q.G. ele fica pedindo, quando tem bastante até q dou um pouco, uns dois.. Ele curti bem.

Upvote 0
Saudações psicodelicas...

num tive esse pro ainda naum.. pq tou me dedicando ao cultivo Indoor... mas relfeti um poko sobre seu problema:

cara, vc pode colcoar os baldes em bancos altos fincados ao chão por uma so perna central, q seja alto e no meio uma estrutura de aluminio em volta, como uma "saia" de forma q os ratos não vão conseguir escalar. O alumínio é liso, els n vão conseguir passar.

Upvote 0
Rss Gostei de sua saudação!

Cara, entendi o esquema, acho q tem tudo pra dar certo. Tenho um tio marcineiro vou pdeir pra ele providenciar uns dois desses, dai pesso um com o "tampo" largo pra poder colcaor uns 2 ou 3 baldes.

Se bem q nos ultimos dias n tevem saques.. mas de qualqeur froma vou tentar esse esquema pra previnir.

Valeu pela ideia! :cool:

Upvote 0
Se ele fosse um ratão de 29 metros de altura e toda noite vc entrasse na toca dele para roubar a comida dele... O que ce acha que ele faria com você?

E viva a recíproca!

Upvote 0
Estou usando o banco sugerido... Acabei mandando fazer ele de metal mesmo, pintei de branco rsss

Dois dias e nada de saque, ao menos nos baldes não, creio q va dar certo. :cool:

Upvote 0
Back