Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

SAB

Tenho uma bem parecida, depois que aprendi que podia usar ela sem fazer esses furos ai parei de usar.
Mas funciona bem sim.
Como você usa sem furos? Aquela Tek de usar um plástico filme?

posso ter bons resultados com essa SAB improvisada?
View attachment 216820View attachment 216821
Os furos você fez na ponta da faca quente? Acho que pra deixar mais confortável você pode lixar as bordas, aí tira esses negócios, aí não fica pinicando

sim
usei uma tampa redonda pra marcar com caneta a circunferência, depois fui cortando lentamente com a faca quente
estou atrás de uma lixa, pra fazer esse acabamento que vc mencionou

Tenho uma bem parecida, depois que aprendi que podia usar ela sem fazer esses furos ai parei de usar.
Mas funciona bem sim.
obrigado pela resposta
vou usar bastante pra fazer carimbo e seringa de esporos
inoculação eu ainda acho que no forno é mais seguro, mas não sei
é difícil lidar com contaminação: difícil saber em que etapa do cultivo o grão contaminou… foi a esterilização na pressão que não foi suficiente? foi na hora de fazer o carimbo? ou na hora de passar o carimbo pra seringa?
ter uma AirBox eu acredito que diminua esses riscos

obrigado pela resposta
vou usar bastante pra fazer carimbo e seringa de esporos
inoculação eu ainda acho que no forno é mais seguro, mas não sei
é difícil lidar com contaminação: difícil saber em que etapa do cultivo o grão contaminou… foi a esterilização na pressão que não foi suficiente? foi na hora de fazer o carimbo? ou na hora de passar o carimbo pra seringa?
ter uma AirBox eu acredito que diminua esses riscos
Melhor que SAB soh capela de fluxo laminar.
N se usa carimbo em grão pq eles contém sempre esporos de mofo (pq são depositados no ar livre) e como os grãos são muito nutritivos fica muito fácil o micélio do psilocybe deixar sobrar e dar espaço pro competidor.
A melhor maneira de garantir que os grãos não irão contaminar é ter um spawn limpo produzido em meio de menos nutrição, como puck de PFTEK ou ágar.
O mofo eh muito rápido pra eclodir, só micélio já eclodido serve de spawn pra grãos por causa disso.

Melhor que SAB soh capela de fluxo laminar.
N se usa carimbo em grão pq eles contém sempre esporos de mofo (pq são depositados no ar livre) e como os grãos são muito nutritivos fica muito fácil o micélio do psilocybe deixar sobrar e dar espaço pro competidor.
A melhor maneira de garantir que os grãos não irão contaminar é ter um spawn limpo produzido em meio de menos nutrição, como puck de PFTEK ou ágar.
O mofo eh muito rápido pra eclodir, só micélio já eclodido serve de spawn pra grãos por causa disso.
não sabia…
daria certo se eu:
1. inocular seringa multiesporos num bolo PFTek
2. Esperar colonizar
3. Dentro da airbox, eu transfiro o micélio para um pote com grãos

?

eu não tenho muito equipamento aqui em casa…
não sei se com poucas coisas eu consigo manter uma cultura líquida… ela seria muito útil pra colonizar grãos

O mais importante com uma SAB é você saber utilizar ela da forma correta.
Recomendo esse vídeo, que é bem didático:

bem instrutivo! valeu!

não sabia…
daria certo se eu:
1. inocular seringa multiesporos num bolo PFTek
2. Esperar colonizar
3. Dentro da airbox, eu transfiro o micélio para um pote com grãos

?

eu não tenho muito equipamento aqui em casa…
não sei se com poucas coisas eu consigo manter uma cultura líquida… ela seria muito útil pra colonizar grãos

bem instrutivo! valeu!

Quando eu falei do puck de PFTEK era exatamente isso que eu estava sugerindo.
Puck é o nome daquele disco de hockey.
Como o objetivo é ter spawn pra usar para inocular grãos você não precisa fazer um bolo tradicional de PFTEK, ele pode ser bem fino mais ou menos uma polegada de espessura, porque daí ele coloniza 100% bem rapidamente (deve se esperar o 100%).
Dá pra inocular vários potes inclusive, eu sempre corto em 4 o disco com um estilete de precisão, taco fogo nele até ele ficar incandescente, e corto uma cruz no disco.
Teve vezes que eu inoculei uns potes de milho assim, deixei colonizar 100%, me certifiquei que estava limpo e usei os grãos desses potes em outros potes.
Usei essa técnica inúmeras vezes, ensinei pra amigos que também usaram inúmeras vezes e a taxa de contaminação que temos, usando milho que todo mundo fala mal é baixíssima, não lembro a última vez que tive que jogar fora um pote.
Já fiz o no pour ágar e acho bem mais acessível essa técnica do disco de PFTEK.

Como o objetivo é ter spawn pra usar para inocular grãos você não precisa fazer um bolo tradicional de PFTEK, ele pode ser bem fino mais ou menos uma polegada de espessura, porque daí ele coloniza 100% bem rapidamente (deve se esperar o 100%).
Dá pra inocular vários potes inclusive, eu sempre corto em 4 o disco com um estilete de precisão, taco fogo nele até ele ficar incandescente, e corto uma cruz no disco.
Teve vezes que eu inoculei uns potes de milho assim, deixei colonizar 100%, me certifiquei que estava limpo e usei os grãos desses potes em outros potes.
Usei essa técnica inúmeras vezes, ensinei pra amigos que também usaram inúmeras vezes e a taxa de contaminação que temos, usando milho que todo mundo fala mal é baixíssima, não lembro a última vez que tive que jogar fora um pote.
agora eu vi esperança !!!!
kkkkkkkkkkkkk
eu já tava desanimado mano
com pensamentos do tipo “essas coisas não são pra mim, vou precisar investir muito e mesmo assim corre o risco de não dar certo”
que tem risco, sempre tem. mas essa técnica que vc me ensinou é bem barata e aparentemente muito efetiva…
com a airbox então… tem tudo pra dar certo…
vou aproveitar que estou afastado uns dias do trabalho e começar JÁ desse novo jeito hehe
sem palavras pra tu, muito obrigado

uma dúvida que me veio só agora, essa técnica é aplicável somente em grãos de milho?
estava pensando em fazer com arroz integral pq já comprei 5kg D:
no bolo PFTek vai farinha de arroz integral, mas me refiro ao grão do pote que quero colonizar. tem que ser milho ou pode ser outro?

uma dúvida que me veio só agora, essa técnica é aplicável somente em grãos de milho?
estava pensando em fazer com arroz integral pq já comprei 5kg D:
no bolo PFTek vai farinha de arroz integral, mas me refiro ao grão do pote que quero colonizar. tem que ser milho ou pode ser outro?
O problema do arroz eh que não tem casca e que absorve muita água, os competidores tem problemas em penetrar a casca por isso que se usa milho ou aveia com casca e afins, e muita água é ruim porque bactérias se multiplicam muito bem nela.

Mas funciona igual, só é mais fácil de contaminar, na PFTEK a receita tira várias fraquezas do arroz.

Back