Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Retirar esporos diretamente do chapéu para criar cultura líquida logo após colheita

hongoshermanos

Hifa
Cadastrado
02/07/2020
3
8
26
Boa noite companheiros em estudos micológicos, há algum tempo venho pensando em fazer uma tentativa de retirar os esporos com alguma técnica de raspagem assim que colher; passando diretamente o esporo do chapéu para um meio de cultura líquida. Gostaria de saber se alguém já tentou realizar esse tipo de técnica? Ou se tem alguma sugestão ou opinião a respeito?
Espero que possamos discutir esse tópico e gerar boas resoluções, desde já agradeço.
 
tem uma técnica que o paul stamets descreve no livro cultivating gourmet and medicinal mushrooms, uma técnica que estou experimentando. Basicamente se trata de esterilizar água com açúcar e um pouco de sal (pra impedir crescimento de bactérias), eu estou fazendo com um pote de vidro com tampa, pegar um chapéu de cogumelo que foi cultivado num ambiente o mais limpo possível, eu estou fazendo com um terrário próprio pra isso, e jogar esse chapéu esporulante no pote com a água açucarada e dar uma boa balançada no pote pra soltar os esporos na água, para logo em seguida retirar o chapéu e reservar a água. Os milhares de esporos irão germinar na água e formar uma cultura liquida. O Paul Stamets defende esse método, no livro, como sendo um dos melhores métodos pra germinação de esporos, afinal você consegue uma cultura liquida com milhares de pequenas colonias se formando, injetar essa água em grãos ou novas culturas liquidas é muito eficiente. No momento estou na parte em que estou cultivando os cogumelos num ambiente o mais limpo possível para depois testar esse método, posso postar os resultados e procedimentos aqui conforme for avançando.

No mais, fazer um carimbo de esporos e raspar os esporos para meio de cultura liquida também é muito eficiente, afinal nossos queridos chapeludos tem um formato de chapéu perfeito pra carimbo.
 
Gostei muito da técnica que você colocou na sua resposta, espero que de certo e você obtenha ótimos resultados.
Pesquisarei mais a respeito dessa técnica, e tentarei algo parecido também, estou com um flush para vir e essa é a hora de experimentar, assim que der postarei os resultados aqui. obrigado pela contribuição.
 
Back
Top