Bem, não tenho nada documentado sobre, mas minha opinião é que o cogumelo não ataca o fígado, não faz mal se utilizado corretamente.
O Fìgado funciona como uma balança, logo quando algo está em excesso, ele se manifesta em diversas formas, desde o mal-estar, inchaço, vômitos.
Qualquer intoxicação, seja alimentar ou pelo consumo de bebidas alcoólicas em excesso, acaba saturando o fígado e suas funções não são executadas perfeitamente.
No caso do seu amigo, Viniciusc, eu indicaria um tempo de tratamento e desintoxicação, se for vício mesmo, internação. Isso pelo menos até dar uma limpada no corpo do vivente.
Posso relatar que já passei por experiências de diversos tipos, e com enteógenos, nunca fiquei mal ou tive mal estar, seja com cogumelos, seja com ayahuasca. Tudo vem da preparação anterior, essa sim, eu sempre faço questão de citar.
Já vi um amigo que passou a noite na gandaia, consumiu álcool e cocaína, apagar, ficar mal, baixar pressão, durante uma experiência com cogumelos.
Em um momento em que eu estava sob tratamento por "esteatose" (gordura no fígado), a única substância que ingeri foi vitamina "E", e principalmente nada de álcool. Este tratamente aconteceu há 3 anos, e acompanhando os resultados em consultas médicas, tudo ocorre normal agora.
Poste mais sobre a situação Vini, pois assim como o Mortandello, acredito que a relação homem x cogumelo não faça mal, desde que utilizado corretamente e sem excessos. A boa experiência ocorre de tempos em tempos e em doses grandes, e não todo final de semana acompanhada de outras drogas e vícios.
Paz e muita luz