Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Religião (de: Xamanismo Celta)

morpheu

Cogumelo maduro
Membro Ativo
01/05/2013
264
42
O que é a fé? A fé é uma coisa. As religiões são outra coisa. Religião , religião verdadeira tá, que esta na raiz ai de praticamente todos os povos, é a expressão da fé de um povo através de uma identidade cultural própria que forma uma liturgia. É como se fizessemos uma festa, para agradecer o universo porque tudo existe, porque nós somos nós. É uma afirmação da nossa identidade . É só isso.

Religiões são uma verdadeira praga sobre a face da Terra, isso sim. Veja quantas religiões existem no mundo e há quanto tempo elas estão aí rolando, e isso por acaso conseguiu trazer paz e felicidade a este mundo?

Dei uma pesquisada no Google e, de acordo com as estatísticas, apenas 16% da população mundial não segue nenhuma religião (o que não quer dizer que essas pessoas sejam necessariamente ateias ou agnósticas; elas podem acreditar em Deus, por exemplo, mas não estão vinculadas a nenhuma religião). Ou seja, 84% da população mundial segue alguma religião, sendo que 32% é cristã. E mesmo a maior parte da população mundial sendo religiosa, o mundo continua sendo um verdadeiro campo de batalha e a vida, uma guerra brutal e sanguinária. Isso deixa mais do que evidente que todas as religiões falharam miseravelmente na sua missão de fazer o ser humano feliz.

Inclusive, elas só pioram a situação, trazendo ainda mais problemas e desastres. Veja, por exemplo, quantas guerras e quantos assassinatos e torturas já foram e ainda são até hoje cometidos em nome da religião. Observe atentamente como as pessoas religiosas são extremamente infelizes, carentes e cheias de ódio dentro de si. Aliás, religião é algo que só cria oposição e ódio entre os seres humanos: os seguidores de uma determinada religião acham que apenas eles estão certos e que os seguidores das outras religiões estão errados e, desse modo, eles se sentem superiores aos demais (eles até podem falar que respeitam quem tem crenças diferentes, mas no fundo, bem no fundo, eles se sentem melhores do que os outros). Religiões tentam transformar os seres humanos em animais domesticados e adestrados, elas são uma prisão que só limita a vida.

E por que diabos as pessoas seguem alguma religião? É porque há medo dentro delas e porque elas esperam que a religião lhes traga alguma vantagem pessoal. Ninguém iria à igreja, ao templo, ao mosteiro, ao terreiro, ao ashram ou à mesquita se não estivesse com medo e não esperasse receber algo em troca disso. As religiões oferecem um consolo, uma falsa esperança, a ilusão de que estamos seguros. Há também o fato de que as pessoas estão completamente confusas e não têm a mínima noção do que fazer com a própria vida e, por isso, precisam que alguma autoridade religiosa ou algum livro supostamente sagrado lhes digam como devem agir e o que devem fazer com a própria vida (inclusive há quem tente justificar suas crueldades afirmando que está escrito em tal livro religioso que se deve agir de tal maneira). Muitos decidem seguir alguma religião também pelo fato de que quando se juntam a algum grupo, alguma organização, alguma tribo, não se sentem tão sozinhos assim e porque gostam de acrescentar rótulos a si mesmos (porque assim se sentem alguma coisa), dizendo "eu sou cristão", "eu sou hindu", "eu sou espírita", "eu sou judeu", "eu sou budista"... Há também aquela pessoa que é religiosa pelo simples motivo de que desde pequena foi ensinada e obrigada, por meio de uma lavagem cerebral, a seguir uma religião, ou então ela vê que quase todo mundo pertence a alguma religião e, como ela é Maria-vai-com-as-outras, ela segue a manada.

Quanto ao xamanismo, ele pode parecer algo bastante elevado, mas, no fim das contas, é apenas mais um conjunto de crendices e superstições.
 
Religiões são uma verdadeira praga sobre a face da Terra, isso sim. Veja quantas religiões existem no mundo e há quanto tempo elas estão aí rolando, e isso por acaso conseguiu trazer paz e felicidade a este mundo?

Dei uma pesquisada no Google e, de acordo com as estatísticas, apenas 16% da população mundial não segue nenhuma religião (o que não quer dizer que essas pessoas sejam necessariamente ateias ou agnósticas; elas podem acreditar em Deus, por exemplo, mas não estão vinculadas a nenhuma religião). Ou seja, 84% da população mundial segue alguma religião, sendo que 32% é cristã. E mesmo a maior parte da população mundial sendo religiosa, o mundo continua sendo um verdadeiro campo de batalha e a vida, uma guerra brutal e sanguinária. Isso deixa mais do que evidente que todas as religiões falharam miseravelmente na sua missão de fazer o ser humano feliz.

Inclusive, elas só pioram a situação, trazendo ainda mais problemas e desastres. Veja, por exemplo, quantas guerras e quantos assassinatos e torturas já foram e ainda são até hoje cometidos em nome da religião. Observe atentamente como as pessoas religiosas são extremamente infelizes, carentes e cheias de ódio dentro de si. Aliás, religião é algo que só cria oposição e ódio entre os seres humanos: os seguidores de uma determinada religião acham que apenas eles estão certos e que os seguidores das outras religiões estão errados e, desse modo, eles se sentem superiores aos demais (eles até podem falar que respeitam quem tem crenças diferentes, mas no fundo, bem no fundo, eles se sentem melhores do que os outros). Religiões tentam transformar os seres humanos em animais domesticados e adestrados, elas são uma prisão que só limita a vida.

E por que diabos as pessoas seguem alguma religião? É porque há medo dentro delas e porque elas esperam que a religião lhes traga alguma vantagem pessoal. Ninguém iria à igreja, ao templo, ao mosteiro, ao terreiro, ao ashram ou à mesquita se não estivesse com medo e não esperasse receber algo em troca disso. As religiões oferecem um consolo, uma falsa esperança, a ilusão de que estamos seguros. Há também o fato de que as pessoas estão completamente confusas e não têm a mínima noção do que fazer com a própria vida e, por isso, precisam que alguma autoridade religiosa ou algum livro supostamente sagrado lhes digam como devem agir e o que devem fazer com a própria vida (inclusive há quem tente justificar suas crueldades afirmando que está escrito em tal livro religioso que se deve agir de tal maneira). Muitos decidem seguir alguma religião também pelo fato de que quando se juntam a algum grupo, alguma organização, alguma tribo, não se sentem tão sozinhos assim e porque gostam de acrescentar rótulos a si mesmos (porque assim se sentem alguma coisa), dizendo "eu sou cristão", "eu sou hindu", "eu sou espírita", "eu sou judeu", "eu sou budista"... Há também aquela pessoa que é religiosa pelo simples motivo de que desde pequena foi ensinada e obrigada, por meio de uma lavagem cerebral, a seguir uma religião, ou então ela vê que quase todo mundo pertence a alguma religião e, como ela é Maria-vai-com-as-outras, ela segue a manada.

Quanto ao xamanismo, ele pode parecer algo bastante elevado, mas, no fim das contas, é apenas mais um conjunto de crendices e superstições.


Se você tivesse lido com um mínimo de atenção o que eu escrevi , teria percebido que eu coloco a ressalva na hora que falo religião. Eu digo religião verdadeira .
Pré conceito não obedece regra nem religião, você vai achar religioso pré conceituoso, ateu, agnóstico e até "xamã" cogumeleiro. Temos que ter é cuidado para nao cairmos nós mesmos onde estamos criticando.
 
Se você tivesse lido com um mínimo de atenção o que eu escrevi , teria percebido que eu coloco a ressalva na hora que falo religião. Eu digo religião verdadeira .

E o que diferencia uma religião verdadeira de uma falsa?

A definição que você deu de religião verdadeira foi a seguinte:

é a expressão da fé de um povo através de uma identidade cultural própria que forma uma liturgia.

Ou seja, isso que você chama de religião verdadeira é exatamente o que todo mundo entende como religião, e foi exatamente isso que eu critiquei. Você apenas usou umas palavras mais bonitas e incomuns na sua definição.

E se isso que você definiu é a verdadeira religião, o que seria a religião falsa?

Pré conceito não obedece regra nem religião, você vai achar religioso pré conceituoso, ateu, agnóstico e até "xamã" cogumeleiro.

Mas em momento algum eu disse que preconceito é algo exclusivo de religiosos.
 
E o que diferencia uma religião verdadeira de uma falsa?

A definição que você deu de religião verdadeira foi a seguinte:



Ou seja, isso que você chama de religião verdadeira é exatamente o que todo mundo entende como religião, e foi exatamente isso que eu critiquei. Você apenas usou umas palavras mais bonitas e incomuns na sua definição.

E se isso que você definiu é a verdadeira religião, o que seria a religião falsa?



Mas em momento algum eu disse que preconceito é algo exclusivo de religiosos.

Porque você esta sendo pré conceituoso também. Isso que acho que você não está entendendo.
O ser humano é muito mais que classificações de religião, cor, sexo e por ai vai . Não dá pra dizer a religião é o câncer do mundo, por que isso é pré conceito.
.....
Religião verdadeira é a religião primitiva , é o que está na raiz de todas as religiões, que foram deturpadas pelos homens por má fé ou por ignorância.
Eu também acho que os evangélicos por exemplo que votam no Bolsonaro, são uma praga aqui no Brasil, acontece que não posso julgar ninguém por ser evangélico, nem todos inclusive são bolsonaristas. aliás não posso julgar ninguém....Quem julga é Deus mesmo se tiver que julgar, eu não posso julgar ninguém, agora , do mesmo jeito que tem evangélico, tem ateu, tem daimista, tem Malu co, tem xamã Tem de tudo , que igualmente defende Bolsonaro e tudo de ruim que representa . Tem de tudo no mundo, e o que você tem é pré conceito reverso , isso só vai te fazer mal. Tem gente boa e gente ruim de todo tipo. Não precisamos ficar rotulado uns aos outros .

Ainda sobre religiões, recomendo que se busque o significado no dicionário, ou mesmo na Wikipédia. Segue pra você um pouco do significado, pra ver se você entende melhor .

Religião (do latim religio, -onis) é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais.[nota 1] Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida ou explicar a sua origem e do universo. As religiões tendem a derivar a moralidade, a ética, as leis religiosas ou um estilo de vida preferido de suas ideias sobre o cosmos e a natureza humana.
A palavra religião é muitas vezes usada como sinônimo de ou sistema de crença, mas a religião difere da crença privada na medida em que tem um aspecto público. A maioria das religiões tem comportamentos organizados, incluindo hierarquias clericais, uma definição do que constitui a adesão ou filiação, congregações de leigos, reuniões regulares ou serviços para fins de veneração ou adoração de uma divindade ou para a oração, lugares (naturais ou arquitetônicos) e/ou escrituras sagradas para seus praticantes. A prática de uma religião pode também incluir sermões, comemoração das atividades de um deus ou deuses, sacrifícios, festivais, festas, transe, iniciações, serviços funerários, serviços matrimoniais, meditação, música, arte, dança, ou outros aspectos religiosos da cultura humana.
O desenvolvimento da religião assumiu diferentes formas em diferentes culturas. Algumas religiões colocam a tônica na crença, enquanto outras enfatizam a prática. Algumas religiões focam na experiência religiosa subjetiva do indivíduo, enquanto outras consideram as atividades da comunidade religiosa como mais importantes. Algumas religiões afirmam serem universais, acreditando que suas leis e cosmologia são válidas ou obrigatórias para todas as pessoas, enquanto outras se destinam a serem praticadas apenas por um grupo bem definido ou localizado. Em muitos lugares, a religião tem sido associada com instituições públicas, como escolas , hospitais, família, governo e hierarquias políticas.

...........


E por ai vai.

Eu entendo suas colocações, já pensei parecido, mas a gente vai mudando, vai ficando menos radical, vai achando o caminho do meio como dizia o Buda. Se Deus quiser né , porque evoluir é mudar também, e estamos todos em evolução.
 
Última edição:
Boa noite pessoal!!

Estou aqui para tentar contribuir um pouco para esse diálogo, e quem sabe poder aprender mais com vocês, e com meus pensamentos. É bom deixar claro que minha intenção é das melhores, sem querer ofender crença ou opinião de ninguém. Passando por essa introdução protocolar vamos ao que interessa. Desde já agradeço aos olhos que passam por essas palavras,

Primeiro quero falar sobre a ideia de "Sociedade Tóxica"/"Matrix"/"Babilônia" entre vários outros termos comuns de jovens "sábios" que estão putos com o "externo". Aquela sensação da adolescência de "minha família não me entende" foi para o macro "sociedade é um inferno". Sobre isso o que tenho a dizer é que na verdade não há fora. Tudo o que você vê no seu mundo é apenas seu próprio reflexo, na bolha que você mesmo criou. Sendo bolha uma analogia correta por que é bonita, frágil, e é apenas um sopro de criança. Então, acho que sempre é melhor se concentrar no próprio caminho, querendo melhorar primeiro o que realmente está ao seu alcance. Babilônia é você! Se suas células pudessem gritar e se manifestar, e sua consciência fosse o presidente, você seria um corrupto e péssimo líder -pelo que faz, vê, escuta, come, bebe-. Você tem um sistema trabalhando 24h sem pausa para te manter vivo, e o que você faz para recompensar isso? Só pense nisso. Tendo como referência o Leviatã de Hobbes, se comparamos seu corpo como um país, e sua consciência como um Presidente/representante, você com certeza seria um despótico.

Sobre crenças, parto do pressuposto sempre que aqui nesta existência ninguém sabe de nada. E qualquer sistema de crença é apenas uma identificação particular,não tendo nada a ver com a VERDADE. Cada um que exerça esse direito de livre escolha em seus ritos e de expressão religiosa. E se essa prática for para melhorar como pessoa, que transborde em sua família e na sociedade. Agora, se essa prática for pra suprir uma carência de atenção, e principalmente para ser gatilho de "discussões esquisotéricas" reveja se é por esse caminho que quer andar. Eu pessoalmente não gosto desta ideia de que RELIGIÃO significa RELIGAR. RELIGAR AO QUE? A DEUS?
Meu amigo, Deus está mais próximo que sua jugular. Difícil é viver sem DEUS. Qualquer coisa que prometer uma religação com o divino, é uma furada. Você já É conectado por vida. Então, pessoalmente prefiro a etimologia de RELEGERE que significa RELER. Uma pessoa religiosa então é uma pessoa que ESTUDA. Pois ÉSTUDO.

Agora vamos falar sobre xamanismo. Os prórios mestres, doutores e a academia em geral, são unânimes em dizer que não é algo homogenio. Você através do que vê e identifica no mundo, criar suas ideias, simbolos e práticas para ter sua experiência -transe- só vai ser algo errado se te prejudicar, e se fizer algum mal ao próximo. O mais importante é NÃO SER UM CHATO ESQUIZOTÉRICO! Que cada um encontre e trilhe seu caminho, e no máximo o que se pode fazer com alguém que está caminhando é oferecer água, comida, e descanso. Oferecer outro caminho VERDADEIRO pode simplesmente fazer esse viajante se perder e vagar com a indicação de um cego.


Eu não me preocupo se alguém me acha chato. É problema da pessoa. Eu mesmo me acho chato também! Não vou deixar de falar a verdade se eu achar necessário pra não passar de chato.

Xamanismo é um termo genérico para essas práticas espiritualistas. Eu perguntei desde o começo porque o amigo coloca, lá no começo que Daime, barquinha e udv não tem nada a ver com xamanismo . Bom essa pessoa precisa rever o conceito dela de xamanismo.
A VERDADE , se expressa de várias formas, através de várias pessoas, vários povos , tambem de suas religiões e se Deus quiser através de nós mesmos que a buscamos.
A pessoa não precisa de religião pra chegar a verdade, nem precisa de ser santo e ter a verdade na mão Pra ter religião . As religiões foram criadas por pessoas que chegaram na verdade, é ao contrário.
Mas não são só os religiosos que podem chegar e que chegaram na verdade, nem tampouco essas pessoas criaram só religiões. A verdade nao e nada de outro mundo...é muito simples.... E todos já tem ela consigo, estamos é esquecidos, mas a natureza vem nos relembrar.
 
Primeiro quero falar sobre a ideia de "Sociedade Tóxica"/"Matrix"/"Babilônia" entre vários outros termos comuns de jovens "sábios" que estão putos com o "externo". Aquela sensação da adolescência de "minha família não me entende" foi para o macro "sociedade é um inferno". Sobre isso o que tenho a dizer é que na verdade não há fora. Tudo o que você vê no seu mundo é apenas seu próprio reflexo, na bolha que você mesmo criou.

Isso de que os defeitos que vemos nos outros estão em nós mesmos é um discurso extremamente clichê dos espiritualistas que na grande maioria das vezes é usado justamente para fugir de debates e evitar o senso crítico. Por exemplo, fulano tem um ponto de vista X, aí chega sicrano e dirige várias críticas a esse ponto de vista, mostrando todas as suas falhas, e aí fulano, para evitar ver aquilo que sicrano tenta mostrar ou meramente para fugir do debate, se limita a falar que todos os problemas que sicrano vê no ponto de vista X estão na verdade dentro do próprio sicrano.

E quando os espiritualistas dizem que o externo é apenas um reflexo do interno, eles geralmente estão apenas repetindo o que ouviram os “mestres” ou os outros espiritualistas falarem.

E, de qualquer modo, se o que nós vemos no mundo é o nosso próprio reflexo, então quando você vê esses “jovens ‘sábios’ que estão putos com o ‘externo’”, você também está vendo apenas um reflexo seu.

Sobre crenças, parto do pressuposto sempre que aqui nesta existência ninguém sabe de nada.

Bom, você parece saber de alguma coisa. Afinal, você afirmou que não há fora e que o mundo é o nosso próprio reflexo. Isso não é um saber seu? E você ainda afirmou o seguinte:

Meu amigo, Deus está mais próximo que sua jugular. Difícil é viver sem DEUS. Qualquer coisa que prometer uma religação com o divino, é uma furada. Você já É conectado por vida.

Se ninguém sabe de nada, então como você sabe disso? Ou você não sabe, é apenas uma crença sua?
 
Deus

Deu

Eu

Eus

Deus.

Gostaria de lembrar aos amigos que ateísmo também é uma crença.
 
Última edição:
A ideia que eu queria passar é que, se estás feliz com sua religião, ótimo.

Uma coisa que não gosto de ver é as pessoas ficarem desconfortáveis com a crença alheia, aqui no fórum já vi inúmeras vezes acontecer de pessoas puxarem esse assunto e ficar esse debate de quem sabe mais, ai que entra o texto do Terence, foi o que eu lembrei, ninguém sabe de nada, ninguém tem provas inegáveis do que irá acontecer, então que cada um acredite no que lhe trazer mais conforto e respeite as escolhas dos outros.

EXATAMENTE.
Eu vejo muito isso de questionar crença alheia, aqui no fórum tem vários casos. Uma coisa é você achar interessante e querer saber mais em um tom amigável e prezando pelo bom diálogo. Outra é atacar em tom de superioridade cognitiva, como se realmente fosse o embaixador/portavoz da existência.



E quando os espiritualistas dizem que o externo é apenas um reflexo do interno, eles geralmente estão apenas repetindo o que ouviram os “mestres” ou os outros espiritualistas falarem.

Primeiramente, agradeço pelos questionamentos, e peço desculpas se algo do que escrevi lhe causou algum sentimento ruim. Minha intenção é apenas trocar umas ideias com a galera. Não dá crédito pra louco, senão tudo fica a prazos.

Eu venho da Natureza/Universo/Cosmos/Deus
Sou produto feito pela Natureza/Universo/Cosmos/Deus
Quando morrer permanecerei na Natureza/Universo/Cosmos/Deus
Eu como da Natureza/Universo/Cosmos/Deus
Eu bebo da Natureza/Universo/Cosmos/Deus
Eu falo com a Natureza/Universo/Cosmos/Deus
Acordo na Natureza/Universo/Cosmos/Deus
Durmo na Natureza/Universo/Cosmos/Deus
Tudo é Natureza/Universo/Cosmos/Deus
Como gosto muito de mulher, se pudesse personificar desde uma visão totalmente antropocentrica e nada imparcial, Deus seria uma mulher muito linda.

Fonte de todas as coisas. Início, meio, e fim. Omnipotente, Omnipresente, Onisciente. Não preciso crer nela, porque ela é amostrada. Ela tá evidente pra quem quiser. Logos, isso não é uma crença, ou um saber. É algo imanente, e que transcende qualquer explicação. Não tem como encaixotar o Tudo em concepções. livros, e principalmente em um fórum. O mais próximo que posso expor em palavras limitadas desde meu ponto de vista -visão na perspectiva de um ponto- é que DEUS é TUDO. Sem nenhuma exceção. Nele tá o certo e o errado, o que tem a razão e o que não tem, o que sabe e quem não sabe. Lembrando, isso é só a visão de um ponto. Não tem nada a ver com a Verdade. O que está encima está em baixo. O que está fora está dentro. Tudo são meias verdades.

Se ninguém sabe de nada, então como você sabe disso? Ou você não sabe, é apenas uma crença sua?

Tudo é só uma viagem meu irmão. Uma loucura. Mas me sinto muito bem por fazer parte dela, e coincidentemente tropeçar com seus questionamentos.




ESTAMOS JUNTOS!
 
Gostaria de lembrar aos amigos que ateísmo também é uma crença.

Não sei se isso foi dirigido a alguém em particular e se esse alguém fui eu, mas, caso tenha sido, eu não sou ateu.

Mesmo porque eu não acredito que Deus não existe, eu sei que Deus não existe, eu tenho evidência disso (quando uso a palavra “Deus” aqui estou me referindo ao Deus que é concebido pelo senso comum, ou seja, ao Deus cristão). E qual é a evidência de que Deus não existe? É a seguinte: eu nunca percebi Deus. Portanto, Deus não pode existir, pois ser é ser percebido.

Alguém poderia dizer “mas eu já percebi Deus, um dia eu tomei cogumelos e vi Deus”, e a essa pessoa eu perguntaria “mas você estava vendo Deus antes de tomar cogumelos e continuou vendo Deus depois que o efeito dos cogumelos passou?”, ao que provavelmente ela responderia “não”.

Se esse “Deus” que a pessoa viu apareceu num momento e desapareceu no outro, ele era somente fruto da sua imaginação, pois tudo aquilo que aparece e desaparece não possui existência inerente. Apenas existe verdadeiramente aquilo que nunca aparece e desaparece, aquilo que nunca, em momento algum, deixa de ser percebido.

No fim das contas, o senso comum pensa em Deus como uma entidade, e não existem entidades. Deus é apenas um amigo imaginário, uma imagem na mente, um conceito abstrato, uma palavra, uma ideia a que as pessoas se agarram porque lhes traz conforto imaginar que há uma entidade superpoderosa que cuida delas, que se importa com elas, que ama elas, que vela por elas, que vai resolver seus problemas, que vai lhes salvar, que vai lhes dar felicidade e que vai lhes dar a vida eterna, pois assim elas não se sentem abandonadas e sozinhas.

Na maioria das vezes, se não em todas, a crença em Deus é fruto do medo e do desejo por conforto, segurança e permanência; quase nunca (ou nunca de fato) é produto de senso crítico, racionalidade (que, embora seja bem limitada, tem lá o seu lugar), questionamento e reflexão.

Há quem diga que Deus na verdade é o universo, é tudo o que existe, mas isso não é diferente de imaginar Deus como uma entidade, pois geralmente as pessoas veem o universo como uma entidade também, ou melhor, como o conjunto de todas as entidades, como o conjunto de todos os objetos, como algo que possui uma existência inerente. Elas podem dizer que Deus é tudo o que existe, mas elas sabem o que é tudo o que existe? Elas acham que tudo o que existe são coisas. Ou elas podem crer que Deus é a natureza, mas elas também veem a natureza como uma coisa, como um âmbito do mundo que fica separado de outros âmbitos, como o âmbito das coisas artificiais ou das coisas produzidas pelo ser humano.
 
Última edição:
Quanto a discussão de vcs eu nem quero me entretar nesse bolo de teia de aranha raivosas 😁

Essas temáticas são complicadas e sempre rolam tretas mesmo, fiquem tranquilos, rs.

Mas é sempre bom respeitar a crença alheia, independente se se acredite em um deus ou não. Pra aqueles que não acreditam, só mesmo um deus irá fazer com que o mesmo por vez acredite, e pra os que acreditam, esses aí tbm são difíceis de se fazer não acreditar. Então isso td é uma perda de tempo em meio ao tempo de uma maior compreensão por parte qualquer um que seja, mas não custa nada discutir tbm e trocar questões, só se respeitem e permaneçam o que queiram, mas bem cada um pq isso que se creia não é algo que alguém simplesmente possa vir lhes roubar sobre discussão ☺

E só pra deixar ambos mais felizes eu tbm já estive em meio aos dois lados da história tbm, e não dou razão maior ao o que eu acredito, mas independente a minha crença eu não tiro o mérito de nenhum dois lados, apenas se sintam bem por si só com as suas formas de pensar 😉
 
Achei a maior viajem desmembrar o topico. As pessoas perdem tempo pra desenrolar uma ideia , depois vem um moderador e desmembra a conversa toda e as informações se perdem do contexto...
.
 
Última edição:
Achei a maior viajem desmembrar o topico. As pessoas perdem tempo pra desenrolar uma ideia , depois vem um moderador e desmembra a conversa toda e as informações se perdem do contexto...
.

Quando uma discussão paralela ganha grandes proporções que perdem de vez o foco inicial do tópico, o melhor é separar trazendo as mensagens necessárias pra entender o novo assunto. Por isso fazem isso.
 
Quando uma discussão paralela ganha grandes proporções que perdem de vez o foco inicial do tópico, o melhor é separar trazendo as mensagens necessárias pra entender o novo assunto. Por isso fazem isso.

Entendo querido, eu venho de outras caminhadas e outros fóruns já nessa vida. Mas obrigado mais uma vez por tentar me explicar as coisas.

Edit: na verdade dessa x eu vi melhor como foi desmembrado , e achei que ficou bom ! Rs acho que tô muito chato esses dias . Foi mal ai gente.
 
Última edição:
Eu não me preocupo se alguém me acha chato. É problema da pessoa. Eu mesmo me acho chato também! Não vou deixar de falar a verdade se eu achar necessário pra não passar de chato.

Xamanismo é um termo genérico para essas práticas espiritualistas. Eu perguntei desde o começo porque o amigo coloca, lá no começo que Daime, barquinha e udv não tem nada a ver com xamanismo . Bom essa pessoa precisa rever o conceito dela de xamanismo.
A VERDADE , se expressa de várias formas, através de várias pessoas, vários povos , tambem de suas religiões e se Deus quiser através de nós mesmos que a buscamos.
A pessoa não precisa de religião pra chegar a verdade, nem precisa de ser santo e ter a verdade na mão Pra ter religião . As religiões foram criadas por pessoas que chegaram na verdade, é ao contrário.
Mas não são só os religiosos que podem chegar e que chegaram na verdade, nem tampouco essas pessoas criaram só religiões. A verdade nao e nada de outro mundo...é muito simples.... E todos já tem ela consigo, estamos é esquecidos, mas a natureza vem nos relembrar.
Disse tudo. Apenas esquecemos e o mundo foi criado pelo os despertos. Independentemente da religião ou da fé, deus não e dessa dimensão, e sim se eu possa dizer assim, da 4°.
Mais o triste disso tudo e que a cada tempo que se passa os seres vivos só estão regredindo. E isso me sufoca em saber a verdade, e meu amor paterno e de tudo que gosto nessa criação e que me mantém " o amor do criador"
 
Back
Top