Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Reforma Estatal.

brunomg

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/06/2006
314
73
Comecemos por forjar uma nova constituição civil com preceitos anarquistas onde podemos fundar nossos ideais.

Constituição (ou Carta Magna), se rígida, é o conjunto de normas (regras e princípios

uma constituição vai contra o anarquismo

Para os anarquistas, Anarquia significa ausência de coerção, e não ausência de ordem. Uma das visões do senso comum sobre o tema é na verdade o que se denomina por "anomia", ou seja, ausência de leis.

mas belesa entendi o que falas

mas eu acho que isso fica no "papel"

acho que nao adianta de nada,será uma discussão que nao levará a mudanças na nossa forma de vida ou de outros

acho que constituição emplica em normas que varios devem seguir,logo alguns terão que fazer o que nao vai de acordo com eles

acho que uma quebra de constituição e de qualquer movimento tenque ocorrer

igual no tempo dos acenstrais

mas isso nao quer dizer ausensia de conhecimento,comer carne no fogo,e ficar pelado

podemos ter um conhecimento e sabedoria superior até a atual sem nenhuma lei ou sociedade de ordens...vemos desse ponto de vista Sociedade como Sangha(comunidade) aonde vivemos juntos em prol dos outros,sem necessariamente termos regras ou implicações e monopolizações de idéias

acho interessante a idéia de um caçar,outro fazer abrigo,otro preparar a comida...como os indios mesmo,cada uma fazendo sua parte...mas sabe sem aquele coisa de "tenque ser assim,viva assim,isso eh certo"

nao precisamos de uma constituição para isso,e o anarquismo ja vem implantando nessa idéia,sem hierarquias ou leis deterministas,agora segue tambem uma cultura onde aprendem com os outros,como vemos nos xamãs,tradições próprias

se isso for implantado no atual seria uma bizarra alteração do que conhecemos...o que vai ocorrer

Constituição (ou Carta Magna), se rígida, é o conjunto de normas (regras e princípios

uma constituição vai contra o anarquismo

Para os anarquistas, Anarquia significa ausência de coerção, e não ausência de ordem. Uma das visões do senso comum sobre o tema é na verdade o que se denomina por "anomia", ou seja, ausência de leis.

mas belesa entendi o que falas

mas eu acho que isso fica no "papel"

acho que nao adianta de nada,será uma discussão que nao levará a mudanças na nossa forma de vida ou de outros

acho que constituição emplica em normas que varios devem seguir,logo alguns terão que fazer o que nao vai de acordo com eles

acho que uma quebra de constituição e de qualquer movimento tenque ocorrer

igual no tempo dos acenstrais

mas isso nao quer dizer ausensia de conhecimento,comer carne no fogo,e ficar pelado

podemos ter um conhecimento e sabedoria superior até a atual sem nenhuma lei ou sociedade de ordens...vemos desse ponto de vista Sociedade como Sangha(comunidade) aonde vivemos juntos em prol dos outros,sem necessariamente termos regras ou implicações e monopolizações de idéias

acho interessante a idéia de um caçar,outro fazer abrigo,otro preparar a comida...como os indios mesmo,cada uma fazendo sua parte...mas sabe sem aquele coisa de "tenque ser assim,viva assim,isso eh certo"

nao precisamos de uma constituição para isso,e o anarquismo ja vem implantando nessa idéia,sem hierarquias ou leis deterministas,agora segue tambem uma cultura onde aprendem com os outros,como vemos nos xamãs,tradições próprias

se isso for implantado no atual seria uma bizarra alteração do que conhecemos...o que vai ocorrer

O que chamo de nova constituição é um outro método, "caminho", para chegarmos a estabelecer um determinado valor comum entre pessoas humanas.

Um sistema que supera um sistema signal, como a atual constituição, onde uma-coisa-significa-um-tanto-de-outras-coisas, que por sua vez, cada-uma-dessas-coisas-só-significam-uma-única-coisa - a justiça; Ou seja, subistituir um sistema puramente coeso, ou sintético de normas, que só mantem uma unidade sintética da linguagem, por um sistema aberto de significação e imposição do significado da coisa, como um sistema semântico que se ocupa de significar o que a coisa é, em si mesma, não o que a sua representação signal diz dela.

Minha pretenção é reformular a constituição, não por uma tábua de valores, mas por uma tábua de compreensões; Que impele ao homem a compreender para assumir esse estatuto, e não subjulgar-se, repetir e seguir leis e normas já existentes como forma de elevação de estado.

O que eu quero é dar sentido ao que realmente significa "Razão Social", e tirar, ao mesmo tempo, quem não tem poder do lugar onde atingiu pela prática de uma antiga norma, uma antiga lei burocrática, um antigo valor.

O que eu quero é sair do campo linguístico da constituição, sair da esféra abstrata da ética, sair do resultado prático da execusão policial, pra reformular a constituição, uma constituição integral.

Eu quero uma descrição da Constituição do Organismo Vivo que é o Universal, e todos os seus Orgãos que são os Particulares.

Falemos da constituição linguística.

Qual o modo correto com o qual as pessoas procuram saber do significado de uma palavra ? Por muitas vezes elas recorrem ao dicionário de uma autoridade linguística.

Agora vamos ver o que é que esse dicionário diz a respeito do significado dessas palavras.

Para o autor desse dicionário, uma palavra pode ser descrita pela simples reorganização de outras palavras.

Como por exemplo dizendo que uma árvore é um vegetal com raizes, troncos, ramos e copa.

E que diz esse mesmo dicionário do significado de vegetal, de raizes, de tronco, de ramos e de copa ?

Mais uma série de outras palavra para os descrever ?

Ora, supondo que neste mesmo dicionário a quantidade de palavras seja finita, não haverá uma palavra cuja descrição e o significado terá de usar todas as demais palavras, por compor exatamente a palavra com a maior abrangência de significado ?

E que palavra é esta? "Ser", "Vida", "Existência" ou algum termo bastante óbvio e evidente e algo corriqueiro que se observa em todas as demais ?

Ora, o que é que todas as coisas tem em comum? Todas vivem? Todas existem ou todas são ?

E se nos pergutassemos mais uma única vez, que é esta palavra?, não nos deparariamos mais uma vez com um abismo de falta de sentido e de significado dela ?

É por isto que uma palavra não pode significar absolutamente aquilo que algo significa, palavras são significados transitórios do real signficado de todas as coisas.

Isso que deve significar alguma coisa em absoluto, é justamente aquilo que mesmo a maior palavra do dicionário não é capaz de dar significado convicente, é Ser, Viver, Existir e todos seus modos possíveis.

Existir ja é o significado de muitas as coisas ditas Existentes.

Jamais uma pequena palavra pode significar o que é Existir.

E todos estes grandes significados que as palavras buscam, só os são própriamente, significados e significantes, àqueles cujo empenho é existir desta forma virtuosamente.

Porque são própriamente aquilo que gostariam de significar.

E não significam o que as palavras dizem deles.

Tudo isto, para ilustrar a grande crença nos modernos "vernáculos da lingua", dicionários e compêndios jurídicos que formam a constituição.

Palavras e Linguagem é um fenomeno de multidão: em todo perímetro que reune uma certa quantidade de indivíduos é verificado.

Ai!! como cada linguagem e cada significado tem seu sentido reduzido à sua civilização, e nós, os que entendem eternamente, temos dever de falar com palavras eternas o que em todos os tempos os Homens falaram com palavras passageiras:

"Quem segue a multidão, jamais será seguida por ela."

Gosto de falar da desconstrução da linguagem porque dela posso induzir também à desconstrução psicológica.

Evidentemente que o horizonte das palavras é o horizonte do pensamento, mas o horizonte do pensamento é muito mais do que o horizonte das palavras.

Porque é no pensamento a reunião de todas as lendas, contos e mitos, inclusive o mito da realidade dos fatos.

E uma reforma no estado de espírito de toda comunidade é algo essêncial para mudarmos qualquer coisa se quisermos realmente qualquer coisa que se chama evolução, revolução ou simplismente liberdade.

E uma pequena consideração a respeito do que significa "Reforma Estatal".

Tomo o significado de "Estado" do Grego, ou seja, o significado infinito da palavra, que não se reduz apenas ao conjunto de normas e regras de uma nação, mas a invocação de tudo quanto um estado de espírito reflete neste mesmo meio, e reclama por um bem agir que parte de si mesmo, da mais profunda intimidade.

Estado é, ao mesmo tempo, a grande torre de babél da sociedade e, um estado particular em que o homem se percebe, um estado de espírito.

A comunhão destes dois aspectos do mundo formam a perfeita harmonia com todos os demais entes da natureza, e o fluir pelo caminho mais justo na natureza.

Estado este que subsistiu por um tempo, na Jônia, onde ocorreu na história o maior período de entendimento humano e justiça, que durou até a queda de Atenas e foi a verdadeira origem do estado de espírito filosófico da Grécia.

Contribuo com este pensamento:

O viver em sociedade é basicamente dependente da comunicação, aquilo que é bem comunicado se harmoniza e respeita.

O problema é que vivemos em sociedades de tamanho monstruoso (global), onde a comunicação instintiva já não é o bastante para evitar a maior parte dos conflitos.

Quem resolve este nosso problema é uma Máquina (social) que construimos para amplificar esta comunicação, o Sistema (Governo, Estado, Leis, Convenções, Cultura...).

Quanto maior a sociedade mais poderoso é o Sistema. Ele cria um mundo artificial onde achamos que vivemos mais distantes do que realmente estamos. Tende a calar as vozes dissonantes ou pelo menos escondê-las para debaixo do tapete. Assim todos falam a mesma língua.

Para nos libertarmos deste Sistema da forma como está precisamos encontrar outras maneiras de amplificar a comunicação... talvez a resposta esteja na sua frente...

Caso contrário seremos obrigados a mudar de mundo.

Talvez os dois.

hmmmmm e se quebra a unidade e dividir em sub-unidades

como tribos endigenas!

acho que chegamos em novos pontos:)

hmmmmm e se quebra a unidade e dividir em sub-unidades

como tribos endigenas!

acho que chegamos em novos pontos:)

Essa é boa, gosto desta linha!

Mas como fariamos isso? Criariamos tribos urbanas?

Povos isolados? Existe pouco espaço na Terra... só após uma catástrofe ou nas colônias espaciais.

Ou criando outros sub-mundos.

Essa é boa, gosto desta linha!

Mas como fariamos isso? Criariamos tribos urbanas?

Povos isolados? Existe pouco espaço na Terra... só após uma catástrofe ou nas colônias espaciais.

Ou criando outros sub-mundos.

agente n faz nada,no maximo trocar ideia!

somos apenas um minusculo grupo que descute assuntos alternativos,experiencias com substancias psicoativas...totalmente excluidos de qualquer sociedade e ideários atuais...agente nao faz nada além pra nós mesmos , um primo ou amigo

me desculpem..mas eu acho totamente fora agente querer fazer qualquer revolução,essas coisas assim...agente nao consegue isso do que nós somos ATUALMENTE,muito menos consigo mesmos....estamos fora do chão mesmo querendo fazer essas coisas...

agente n faz nada,no maximo trocar ideia!

somos apenas um minusculo grupo que descute assuntos alternativos,experiencias com substancias psicoativas...totalmente excluidos de qualquer sociedade e ideários atuais...agente nao faz nada além pra nós mesmos , um primo ou amigo

Eu estava só alimentando a discussão amigo, não recrutando soldados! :)

Era só uma pergunta para continuar dando a luz às nossas idéias, não estava lhe cobrando uma solução que não possuo...

Back