Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Redunk com amido?

peruvianus

Cogumelo maduro
Cadastrado
11/02/2008
19
67
Olá pessoal, como vão todos?

Eu andei lendo por aqui que um bolo pode frutificar mais vezes se for re-hidratado (redunk). Isso faz muito sentido quando se pensa em toda a água que ele perde com a formação dos corpos frutíferos.

Seria então uma boa idéia fazer essa re-hidratação utilizando uma solução de água e amido? Eu imaginei que sem o alimento no ambiente, o micélio tem menos glicogênio disponível em suas células, de maneira que as mitoses necessárias para a formação de novos frutos são inibidas. O que acham dessa idéia? Alguém já tentou fazer isso?

Grande abraço!

Nunca tentei, mas aposto 1 real como contamina no dia seguinte. (Já contamina sem, imagina com)

Claro, posso estar errado. Se o micélio ficar muito forte muito rápido pode ser que de certo. Só testando mesmo.

Edit: Dei uma pesquisada e parece que o Penicillium sp adora amido, então é quase certo que irá contaminar.
http://www.shroomery.org/5276/What-are-common-contaminants-of-the-mushroom-culture

Porém achei também algum dado sobre amidos sendo usados para acelerar o crescimento de cogumelos, mas mais para comestíveis.

http://www.agmrc.org/agmrc/commodity/specialitycrops/mushrooms/mushroomsprofile.htm

Li algumas teks relacionadas a amido em culturas e só achei uso em placas de petry, mas mesmo assim a fonte de energia parece vir da dextrose e não do amido. O amido de batata conteria os nutrientes pelo que entendi.

A maioria dos cultivadores parecem querer se livrar do amido lavando bem o arroz antes de passar na panela de pressão.

Um teste ainda se faria necessário se você quisesse ter certeza.

Li algumas teks relacionadas a amido em culturas e só achei uso em placas de petry, mas mesmo assim a fonte de energia parece vir da dextrose e não do amido. O amido de batata conteria os nutrientes pelo que entendi.

A maioria dos cultivadores parecem querer se livrar do amido lavando bem o arroz antes de passar na panela de pressão.

Cara, em nenhum grão pode-se encontrar dextrose (glicose) livre. Todos os grãos, por serem sementes, são constituídos por um embrião rígido e uma reserva energética, cadeias de dextroses ligadas (amido). O que os fungos fazem então é secretar suas enzimas digestivas no ambiente para quebrar o amido em glicídios menores, o que os classifica como heterótrofos por absorção.

Mesmo o arroz é rico em amido (cerca de 82%), não há como eliminá-lo do arroz com lavagem.

De qualquer maneira, acho que vale a pena tentar. Vou deixar o bolo de molho na solução de amido por 24 horas e em seguida vou enxaguá-lo com água pura para remover a solução da superfície. Com isso, vamos torcer para o amido ter chegado ao interior do bolo, onde o micélio poderá se alimentar novamente...

Abração!

A glicose é uma hexose (seis carbonos), um monossacarídeo. Ela possui dois isômeros, sendo que apenas um deles, a dextrose, é biologicamente ativa.

Quando a gente compra dextrose, estamos comprando apenas açúcar. A união de várias moléculas de dextrose forma o amido presente como reserva nos grãos.

Dizer que a nutrição do fungo vem da glicose/dextrose e não do amido é chover no molhado...

Abração a todos!

Ja foi testado de vrias maneiras amigo, e nao funciona.
Pensando MICRO - a oferta de micro-utrientes na cmad superior do bolo pode OU 1 - alimentar os contaminantes que stao tentando proliferar Ou 2 - servir de porta de entrad para novos contaminantes.\
D^e uma pesquisada no caf'e como fonte de nutriente que pode se sincronizar melhor com essa tua ideia :)

Vou fazer uns testes com os bolos que eu tenho aqui. Vou manter um deles sem redunk, para ser o controle. Dois eu vou submeter ao dunk com água pura e outros dois eu vou afogar com a solução nutritiva (algo bastante diluído). Em breve eu volto para dizer que bicho que deu, se o amido induziu mais ou menos o micélio...

Foi muito bem lembrado pelo Diego que podemos ter ótimas colheitas em substratos de palha. No final das contas, seria ótimo a gente ter os mapas metabólicos do fungo, pra ter uma idéia bacana de quanta energia ele gasta em um dado cenário. Talvez o substrato inicial seja mesmo mais que suficiente para o bicho mandar vários flushes.

Abração!

Back