Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Recuperando carimbo de MDK

Diário de cultivo problemático.
DIÁRIO DE CULTIVO 27/04/2020

Olá a todos, é com grande satisfação que dou as boas vindas a este diário de cultivo, depois de quase 4 anos ausente no fórum estou de volta, fazendo este diário com o objetivo de compartilhar a experiência de como esta sendo cultivar com um carimbo que adquiri a mais ou menos 5 anos atrás (deixarei o link abaixo dos 2 cultivos feitos anteriormente). Já logo adianto que meu objetivo aqui não é ter uma colheita grande nem nada do gênero apenas colher um novo carimbo, se tudo der certo e iniciar um novo cultivo após. É nessa hora que venho pedir ajuda dos mais experientes para dar algumas dicas de como proceder com este cultivo. sem mais delongas vamos lá!


STRAIN: MEXICAN DUTH KING
PROCEDÊNCIA: LOJA VIRTUAL

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não
Método de preparação e esterilização do substrato:
Panela de pressão por 1 hora
-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 16 / 04 / 2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
GloverBox?
( ) Sim (X) Não

untitled.png Um copo de arroz
2.png Arroz integral moído grosso.
3.pngAs medidas 2/1/1
4.pngEsterilização 1 hora PP
5.png6.pngDos 4 copos apenas 1 esta colonizando. Pelo menos um deu sinal de vida, sim está se desenvolvendo lentamente porem já é alguma coisa, mesmo após 5 anos.
É agora que surgem as duvidas de como proceder com esse cultivo, pois a ideia aqui é na verdade recuperar essa strain, já que fiz o pedido de outra espécie Thai Pink Bufalo e queria saber se poderia reutilizar os outros 3 bolos que não foram colonizados para inocular inocular o thai?
O bolo estava com 9 dias no dia dessa foto, ou seja o micélio esta avançando muito lentamente e agora? devo esperar dar um mês para poder aniversariar msm se não estiver 100% colonizado?
A ideia como já disse é fazer crescer pelo menos um cogumelo para tirar um carimbo novo e iniciar novamente o ciclo, caso por exemplo depois de um mês o micélio não estiver avançado muito é possível aniversariar e separar a parte colonizada da que não esta, e colocar no terrario para iniciar a frutificação?
 
Não entendi a dúvida.

Já tem um pouco de crescimento, basta manter a temperatura ideal para a incubação (entre cerca de 22º e 27º) e aguardar até que fique totalmente colonizado (e + 1 semana).

Se ainda tiver mais carimbo inocula mais copos pois aumenta a probabilidade de sucesso.

PS: Gosto muito da strain, foi a minha primeira e acho que é a minha preferida.
 
Última edição:
Não entendi a dúvida.

Já tem um pouco de crescimento, basta manter a temperatura ideal para a incubação (cerca de 27º) e aguardar até que fique totalmente colonizado (e + 1 semana).

Se ainda tiver mais carimbo inocula mais copos pois aumenta a probabilidade de sucesso.

PS: Gosto muito da strain, foi a minha primeira e acho que é a minha preferida.
A dúvida seria na verde como proceder com o cultivo já que se der um mês e ele não tiver colonizado 100% poderia aniversariar ele com a parte colonizada separando-a do resto do substrato caso não colonize totalmente. A outra dúvida é se eu posso inocular os outros 3 bolos com outra strain que já fiz pedido pois meu carimbo de mdk já era. usei um último pedaço que tinha.. os outros bolos não colonizados não apresentam sinal de contaminação estão vedados com micropore já me diseram que não é muito bom reutilizar substrato porém acredito que não custa nada tentar já que de qualquer forma seriam descartados. E essa também foi minha primeira strain e é magnífica.
 
Apenas 4 copos com uma seringa de 10ml é pouco, deveriam ser pelo menos uns 6/8.

Um mês é o tempo normal para um carimbo fresco, eu esperava no mínimo 90 dias para ver se coloniza a 100%.


Estava a ver as fotos e, se poderes, tritura melhor o arroz de forma a que fique mesmo próximo da textura do açúcar branco/sal fino de mesa.


Eu evito inocular novamente copos que não tiveram sucesso, já o fiz e funcionou mas penso que o risco de contaminar é maior e também poderá ter ocorrido baixa de humidade durante o tempo que esperaste que nascesse alguma coisa com o carimbo de MDK. Mas, se tiveres carimbo suficiente, não perdes muito em experimentar, limpa bem os copos antes de inocular..

De qualquer forma, faz mais potes com o carimbo novo e começa por inocular primeiro os novos.
 
Oi @ygor
Eu pensei no seu caso, e concordo com o @Mindfulness já que o caso está assim, com os copos apresentando lentidão, tenta fazer alguns novos, aproveita que tu está na onda de fazer um cultivo, caso tenha mais do carimbo, deixa os esporos hidratando na seringa pelo menos de um dia pro outro se ele é muito antigo. Isso vai dar uma acordada neles ;)

Daí tu tem mais copos e tua chance de um carimbo novo aumentará.

Esse lance de tentar reinocular os copos, pode ser meio frustrante, eu já tentei e não achei muito válido, hoje prefiro fazer um substrato novo sempre. E dependendo do quanto tempo passou, acho que tu poderá estar tentando reinocular em um substrato com o arroz já até azedando.

Só achei a ideia de usar os mesmos copos para o novo carimbo um pouco arriscada, acho que para o carimbo novo que está chegando, merece tudo novo.

Mas diz ai, como está teu carimbo, tu ainda tem alguma coisa dele ou outro?
Manda ver ai nos copos, quanto mais tentar, melhor ;)
 
Última edição:
Apenas 4 copos com uma seringa de 10ml é pouco, deveriam ser pelo menos uns 6/8.

Um mês é o tempo normal para um carimbo fresco, eu esperava no mínimo 90 dias para ver se coloniza a 100%.


Estava a ver as fotos e, se poderes, tritura melhor o arroz de forma a que fique mesmo próximo da textura do açúcar branco/sal fino de mesa.


Eu evito inocular novamente copos que não tiveram sucesso, já o fiz e funcionou mas penso que o risco de contaminar é maior e também poderá ter ocorrido baixa de humidade durante o tempo que esperaste que nascesse alguma coisa com o carimbo de MDK. Mas, se tiveres carimbo suficiente, não perdes muito em experimentar, limpa bem os copos antes de inocular..

De qualquer forma, faz mais potes com o carimbo novo e começa por inocular primeiro os novos.
Obrigado por comentar amigo, na vdd fiz com uma seringa de 20ml deixei ela hidratando por 3 dias na geladeira, vi algumas coisas a respeito no fórum pra deixar o máximo possível de tempo hidratando quando o carimbo é antigo. A respeito do tamanho dos grão é a primeira vez que fiz assim nos últimos cultivos eu nem triturava deixa o grão inteiro porém cozida, a ideia de deixar assim é pra não compactar o substrato ficar o máximo aerado possível queria saber se há alguma diferença porém teria que testar com um carimbo novo.. não sei ao certo qual jeito é melhor porém talvez deixar o arroz mais fino deixe os nutrientes mais fácil para o micélio absorver.
Oi @ygor
Eu pensei no seu caso, e concordo com o @Mindfulness já que o caso está assim, com os copos apresentando lentidão, tenta fazer alguns novos, aproveita que tu está na onda de fazer um cultivo, caso tenha mais do carimbo, deixa os esporos hidratando na seringa pelo menos de um dia pro outro se ele é muito antigo. Isso vai dar uma acordada neles ;)

Daí tu tem mais copos e tua chance de um carimbo novo aumentará.

Esse lance de tentar reinocular os copos, pode ser meio frustrante, eu já tentei e não achei muito válido, hoje prefiro fazer um substrato novo sempre. E dependendo do quanto tempo passou, acho que tu poderá estar tentando reinocular em um substrato com o arroz já até azedando.

Só achei a ideia de usar os mesmos copos para o novo carimbo um pouco arriscada, acho que para o carimbo novo que está chegando, merece tudo novo.

Mas diz ai, como está teu carimbo, tu ainda tem alguma coisa dele ou outro?
Manda ver ai nos copos, quanto mais tentar, melhor ;)
Hahaha tem razão amigo, o carimbo novo realmente merece tudinho nvo... Esse negocio de querer economizar as vezes o barato sai caro, mas no caso vou ter bastante esporos disponível comprei um de Thay pink búfalo e um amigo me enviou florida mais Gran teacher em breve vai chegar mas o mdk já era, porém acredito que vai ser possível recuperar a strain :giggle:
 
Última edição:
Ola a todos passando para atualizar este diário...
Após 14 dias descubro outro bolo colonizando :D agr as chances dobram segue as fotos de como estão.

WhatsApp Image 2020-05-04 at 14.51.23.jpegWhatsApp Image 2020-05-04 at 14.51.232.jpeg
Só sucesso galera até agora nada de contaminação, vms esperar dar um mês para atualizar novamente, no momento estou sem aquecedor talvez seja por isso que não esta avançando muito, qual temperatura vcs normalmente deixam encubar?
 
irmão, obrigada pelos posts anteriores com fibra de coco. a fibra foi a opção que encontrei em tempos de quarentena.

ainda sou nova no fórum, e não sei se tu receberia algum tipo de notificação se eu postasse nesses tópicos de 5 anos atrás então vou perguntar aqui: vi que vc fez um casing com fibra de coco no tópico e aparentemente ele demorou mais tempo pra dar "frutificar". eu queria saber se ele chegou a ser tão produtivo quanto os outros bolos que vc só tirou do copo, porque eu to seguindo exatamente o método usado ai. obg.
 
irmão, obrigada pelos posts anteriores com fibra de coco. a fibra foi a opção que encontrei em tempos de quarentena.

ainda sou nova no fórum, e não sei se tu receberia algum tipo de notificação se eu postasse nesses tópicos de 5 anos atrás então vou perguntar aqui: vi que vc fez um casing com fibra de coco no tópico e aparentemente ele demorou mais tempo pra dar "frutificar". eu queria saber se ele chegou a ser tão produtivo quanto os outros bolos que vc só tirou do copo, porque eu to seguindo exatamente o método usado ai. obg.
Olá amiga então se vc está começando agora recomendo aniversariar direto os bolos e por no terrário, agora se quiser fazer o cassing sem problemas tbm... Toda experiência é valida :D
 
Última edição:
Back
Top