Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Quero saber se Lysoform mata esporos contaminantes, além dos fungos e bactérias?

hugocpj

Hifa
Cadastrado
22/03/2020
34
9
28
Possivelmente estou com um transtorno psicológico chamado misofobia kkk. Tenho muito medo de contaminar meu cultivo, e acabo ficando ansioso e na incerteza. Só que, tenho abusado muito do Lysoform e álcool 70, porém o álcool 70 não mata esporos, aí queria saber se o Lysoform tem eficácia contra esporos intrusivos?
 
Boa tarde @hugocpj, o Lysoform utilizado anteriormente limpa a superfície/ambiente de fungos e bactérias para o nosso fungo divino poder se desenvolver bem e livre de contaminantes (outros fungos e bactérias).
Mas claro, não é indicado utilizar o produto em cima do bolo/micélio, etc
 
Boa tarde @hugocpj, o Lysoform utilizado anteriormente limpa a superfície/ambiente de fungos e bactérias para o nosso fungo divino poder se desenvolver bem e livre de contaminantes (outros fungos e bactérias).
Mas claro, não é indicado utilizar o produto em cima do bolo/micélio, etc
Positivo, apenas tudo antes do procedimento, principalmente contra esporos de fungos contaminante, como o cobweb por exemplo. Minha última tentativa tive uma contaminação por cobweb
 
Boa tarde @hugocpj, o Lysoform utilizado anteriormente limpa a superfície/ambiente de fungos e bactérias para o nosso fungo divino poder se desenvolver bem e livre de contaminantes (outros fungos e bactérias).
Mas claro, não é indicado utilizar o produto em cima do bolo/micélio, etc
Claro que não vou passar Lysol nos bolos né haha. Eu digo a respeito de esporos de fungos contaminantes, como os esporos verdinho do Trichoderma por exemplo
 
Que eu saiba Lysoform não mata esporos invasores. Mas, posso estar equivocado.
Entendi. É porque já houve aparições de Trichoderma aqui em casa, em certos alimentos como na laranja, aí esse temido fungo tem mais esporos do que micélio kkk. Ao longo desse período pode ter se espalhado pela casa, aí tenho medo de atingir meu projeto, e que os desinfetantes sejam ineficientes
 
Entendi. É porque já houve aparições de Trichoderma aqui em casa, em certos alimentos como na laranja, aí esse temido fungo tem mais esporos do que micélio kkk. Ao longo desse período pode ter se espalhado pela casa, aí tenho medo de atingir meu projeto, e que os desinfetantes sejam ineficientes

Não tem problema.

Várias vezes tive trichoderma esporulando no terrário e logo em seguida frutifiquei meus cubensis (não passei nem água pra limpar).

É um contaminante muito comum, não teria como você matar todos os esporos em suspensão no ar.

A única etapa que precisa ter mais cuidado é na preparação da seringa, na inoculação e na incubação.
 
IODO (forte agente oxidante – complexação e inativação de proteínas)
a) AÇÃO: age sobre esporos, fungos e vírus
b) USO: 2% em água ou solução alcoólica
c) Assepsia de tecidos / sabonete de iodo


Lysoform não possui iodo.
 
Olha esse tópico, que merecia estar nos fixos desse setor do fórum:

 
Back
Top