Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Quero parar de tomar antidepressivo o que fazer?

Romulo Prado

Esporo
Cadastrado
14/01/2024
10
2
40
Boa noite a todos!
Cheguei aqui pois tomo antidepressivo há anos e soube através de um novo amigo ,que ele se curou da depressão com dosagem e micrososagens de cogumelo.

Nunca liguei muito de tomar antidepressivo,mas tive uma péssima experiência sexual,onde no orgasmo não tive prazer algum...isto já veem acontecendo há um tempo mas hoje ficou muito evidente...não tenho problema de ereção mas sim diminuição na sensibilidade e do prazer
Tomo 150 mg sertralina e 50 mg quetiapina
 
"Um novo amigo" pode não ser uma fonte muito confiável, não acha?
Ou como diria uma mãe: "você não é o seu amigo!"

Os remédios que você toma são ISRS e antipsicótico, então muito cuidado ao simplesmente parar de tomá-los. Ambos podem fazer com que simplesmente o cogumelo não tenha efeito em você (não "bata"), ou que uma dose pequena te catapulte para muito além de onde pretendia ir. E parar de tomá-los idem.
Cogumelo tem de fato uma possibilidade de fazer você se sentir bem, mas também podem agravar problemas para os quais os antipsicóticos geralmente são indicados.

Em relação aos orgasmos, podem ficar ainda mais difíceis / sem graça... Cogumelo não é exatamente afrodisíaco, muito pelo contrário. É um análogo da serotonina (que você deve ter sobrando, por tomar ISRS) e é isso que faz exatamente reduzir a libido. Por outro lado eles podem fazer que você nem ligue mais para o problema, ou mesmo para sexo, porém isso pode se tornar um problema para a outra parte, se você estiver em um relacionamento.
 
"Um novo amigo" pode não ser uma fonte muito confiável, não acha?
Ou como diria uma mãe: "você não é o seu amigo!"

Os remédios que você toma são ISRS e antipsicótico, então muito cuidado ao simplesmente parar de tomá-los. Ambos podem fazer com que simplesmente o cogumelo não tenha efeito em você (não "bata"), ou que uma dose pequena te catapulte para muito além de onde pretendia ir. E parar de tomá-los idem.
Cogumelo tem de fato uma possibilidade de fazer você se sentir bem, mas também podem agravar problemas para os quais os antipsicóticos geralmente são indicados.

Em relação aos orgasmos, podem ficar ainda mais difíceis / sem graça... Cogumelo não é exatamente afrodisíaco, muito pelo contrário. É um análogo da serotonina (que você deve ter sobrando, por tomar ISRS) e é isso que faz exatamente reduzir a libido. Por outro lado eles podem fazer que você nem ligue mais para o problema, ou mesmo para sexo, porém isso pode se tornar um problema para a outra parte, se você estiver em um relacionamento.
Então vc acha que o cogumelo não é para mim?
Este antipsicotico é para eu dormir bem

"Um novo amigo" pode não ser uma fonte muito confiável, não acha?
Ou como diria uma mãe: "você não é o seu amigo!"

Os remédios que você toma são ISRS e antipsicótico, então muito cuidado ao simplesmente parar de tomá-los. Ambos podem fazer com que simplesmente o cogumelo não tenha efeito em você (não "bata"), ou que uma dose pequena te catapulte para muito além de onde pretendia ir. E parar de tomá-los idem.
Cogumelo tem de fato uma possibilidade de fazer você se sentir bem, mas também podem agravar problemas para os quais os antipsicóticos geralmente são indicados.

Em relação aos orgasmos, podem ficar ainda mais difíceis / sem graça... Cogumelo não é exatamente afrodisíaco, muito pelo contrário. É um análogo da serotonina (que você deve ter sobrando, por tomar ISRS) e é isso que faz exatamente reduzir a libido. Por outro lado eles podem fazer que você nem ligue mais para o problema, ou mesmo para sexo, porém isso pode se tornar um problema para a outra parte, se você estiver em um relacionamento.
Vc parece ser bem taxativo quanto ao uso de cogumelos...Então a minha pergunta é: Quem pode tomar,quem tem uma indicação,?Pois vi outros postos seu sempre desestimulando as pessoas a usar o cogumelo.

Qual seria a pessoa ideal?
Li que cogumelo é bom para depressão e vícios..
Ou vc acha que somente deve ser usado para quem está com a vida resolvida e deseja fazer uma viagem?
 
Olá Rômulo, legal você ir atrás de outros metodos para sua depressão, mas talvez seu " novo amigo" não saiba bem o que está falando ou o que você já passou na sua vida por conta da sua depressão, só você sabe...

Vamos começar por aqui:
que ele se curou da depressão com dosagem e micrososagens de cogumelo.
Primeiro que infelizmente ninguém se cura da depressão, quem te vender isso está mentindo! A depressão vai caminhar lado a lado com você durante os seus dias e é por isso que você precisa fazer o seu tratamento com esses medicamentos, para ter a remissão dos sintomas, beleza?

Nunca liguei muito de tomar antidepressivo,
Ótimo, então não pare, eles te ajudam a regular o que está em baixa no seu sistema.

não tenho problema de ereção mas sim diminuição na sensibilidade e do prazer
Cogumelos além de fazer você não ter boas ereções, vai piorar sua sensibilidade, talvez você nem queira mais fazer sexo... ( digo isso porque passei por isso e não sabia o que era, quase pirei, sério! estava tudo bem e quando eu utilizei cogumelos semanalmente tanto minha libido quanto minha ereção foram para o saco, está voltando ao normal agora)

Tomo 150 mg sertralina e 50 mg quetiapina
O que você pode fazer é relatar isso ao seu psiquiatra e pedir para ele trocar para ver se você se dá melhor com outra substância,

Falo isso pra você de coração, tenho pessoas próximas com depressão e sei muito bem o quanto isso pode afetar na sua vida, busque mais conhecimento sobre o seu diagnóstico, veja que tipo de depressão é, é só depressão? É depressão bipolar? tem um psiquiatra muito bom no youtube que fala sobre isso e você pode tirar várias coisas boas dele

https://www.youtube.com/@DrRenatoSilva

E no mais boa sorte, espero que você encontre um jeito de melhorar o que está te afetando!
 
Olá Rômulo, legal você ir atrás de outros metodos para sua depressão, mas talvez seu " novo amigo" não saiba bem o que está falando ou o que você já passou na sua vida por conta da sua depressão, só você sabe...

Vamos começar por aqui:

Primeiro que infelizmente ninguém se cura da depressão, quem te vender isso está mentindo! A depressão vai caminhar lado a lado com você durante os seus dias e é por isso que você precisa fazer o seu tratamento com esses medicamentos, para ter a remissão dos sintomas, beleza?


Ótimo, então não pare, eles te ajudam a regular o que está em baixa no seu sistema.


Cogumelos além de fazer você não ter boas ereções, vai piorar sua sensibilidade, talvez você nem queira mais fazer sexo... ( digo isso porque passei por isso e não sabia o que era, quase pirei, sério! estava tudo bem e quando eu utilizei cogumelos semanalmente tanto minha libido quanto minha ereção foram para o saco, está voltando ao normal agora)


O que você pode fazer é relatar isso ao seu psiquiatra e pedir para ele trocar para ver se você se dá melhor com outra substância,

Falo isso pra você de coração, tenho pessoas próximas com depressão e sei muito bem o quanto isso pode afetar na sua vida, busque mais conhecimento sobre o seu diagnóstico, veja que tipo de depressão é, é só depressão? É depressão bipolar? tem um psiquiatra muito bom no youtube que fala sobre isso e você pode tirar várias coisas boas dele

https://www.youtube.com/@DrRenatoSilva

E no mais boa sorte, espero que você encontre um jeito de melhorar o que está te afetando!
Tipo vc toma cogumelos?ou tomou e não foi bom
Tem como ficar uns 3 dias sem tomar o antidepressivo fazer o uso e depois voltar com o antidepressivo?
 
@Romulo Prado Por favor colega, consulte o seu medico, ele vai conseguir te informar melhor, ele inclusive sabe todo o seu passado. Aqui no fórum ninguém vai te apoiar a fazer o uso de cogumelos com antidepressivos mano, e se alguém fizer isso está errado.

Os cogumelos não são substitutos para antidepressivos.

Converse com o seu médico sobre o que está acontecendo com você e sobre o que você gostaria de fazer.

Você não pode confiar a sua saúde em um fórum aonde um gato preto escreve uma mensagem pra você.
 
Boa noite a todos!
Cheguei aqui pois tomo antidepressivo há anos e soube através de um novo amigo ,que ele se curou da depressão com dosagem e micrososagens de cogumelo.

Nunca liguei muito de tomar antidepressivo,mas tive uma péssima experiência sexual,onde no orgasmo não tive prazer algum...isto já veem acontecendo há um tempo mas hoje ficou muito evidente...não tenho problema de ereção mas sim diminuição na sensibilidade e do prazer
Tomo 150 mg sertralina e 50 mg quetiapina
Psicoterapia. É isso que você tem que fazer se quer parar de tomar remédios para a depressão. Os remédios não curam nada, apenas minimizam os sintomas. É preciso trabalhar na causa da depressão. Isso só se consegue com psicoterapia.
 
Tipo vc toma cogumelos?ou tomou e não foi bom
Sim eu tomo, agora só esporadicamente para ter alguma trip, porque percebi que microdoses estavam me deixando sem libido

É preciso trabalhar na causa da depressão. Isso só se consegue com psicoterapia.
Concordo! Procure um psicologo da TCC ( terapia cognitivo comportamental) é padrão ouro no mundo inteiro para transtornos como a depressão, a Família Beck desenvolveu um protocolo específico para isso com estudos comprovados! Tenho certeza que você irá ter uma evolução!

Você não pode confiar a sua saúde em um fórum aonde um gato preto escreve uma mensagem pra você.
Cara, eu sei que aqui o papo é sério, mas eu ri muito disso! você resumiu muito bem o que eu penso!
 
Sim eu tomo, agora só esporadicamente para ter alguma trip, porque percebi que microdoses estavam me deixando sem libido


Concordo! Procure um psicologo da TCC ( terapia cognitivo comportamental) é padrão ouro no mundo inteiro para transtornos como a depressão, a Família Beck desenvolveu um protocolo específico para isso com estudos comprovados! Tenho certeza que você irá ter uma evolução!


Cara, eu sei que aqui o papo é sério, mas eu ri muito disso! você resumiu muito bem o que eu penso!
Tudo muito certinho, mas você obviamente gosta de puxar a brasa pra sardinha da TCC. Eu compreendo. É uma ótima ferramenta. Mas não é a única. A psicanálise dá conta sim da depressão. Hoje em dia inclusive dá conta da psicose, coisa em que não se acreditava nos tempos de Freud. Já eu prefiro uma abordagem menos purista. Me vejo mais como um psicoterapeuta, e não como psicanalista, ou psicologo cognitivo comportamental. O melhor é usar tudo que temos a disposição. Porque as pessoas não se encaixam nos padrões comportamentais e paradigmaticos dos discursos teóricos. Nem nós deveríamos cair nestes padrões. Perceber o que a pessoa precisa em um dado momento e responder a este momento de forma efetiva é que é a arte da psicoterapia. Talvez por isso muitos psicologos prefiram não se dizer desta ou daquela linha, mas tão somente psicologos, psicoterapeutas. Mas isso é opinião minha.
 
mas você obviamente gosta de puxar a brasa pra sardinha da TCC.
Cara, eu tenho um irmão que é bopolar, eu sou TDHA, tenho primas com ansiedade e depressão, se eu falo sobre isso é porque como paciente e também como quem já estudou muito sobre isso para ter uma melhor qualidade de vida, nós já fomos acompanhados por vários profissionais de várias abordagens, desculpa mas a pior de todas com certeza foi a psicanalise, não estou aqui querendo te alfineta, longe disso, vejo que você tem super a mente aberta e pelo que pude perceber é psicologo, mas a psicanalise é como um mundo sem fim, onde você entra deixa seu dinheiro lá para o psicologo não falar nada, depois de anos minha família sendo tratados com psicólogos psicanalistas sem resultado nenhum ( olha que foram vários profissionais, não é a questão profissional em jogo e sim abordagem) depois disso fui atrás de entender sobre abordagem e fui conversar com pessoas para saber o que era melhor, li muito, fui a palestras de psicologia, cursos, cara NADA na nossa vida teve mais resultado que a TCC,

Não é puxar sardinha, é ver o que realmente funciona e o que realmente tem comprovação, você falou que a psicanalise tem comprovação, mas infelizmente não tem nenhuma, inclusive nos EUA e Europa nem se estuda mais isso nas universidades, tratam como terapia, onde você faz um curso a parte, é dificil pegar alguém da psicanalise que se dê o trabalho de fazer algo tão bem feito como Aaron beck desenvolveu e a Judith Beck continuou...

Não estamos aqui debatendo qual melhor abordagem, mas sim se deve ser parado ou não o tratamento para uma pessoa com depressão para tentar uma nova terapia com cogumelos, e infelizmente fazer isso é contraintuitivo nos dias de hoje, sem saber os danos que isso pode causar
 
Cara, eu tenho um irmão que é bopolar, eu sou TDHA, tenho primas com ansiedade e depressão, se eu falo sobre isso é porque como paciente e também como quem já estudou muito sobre isso para ter uma melhor qualidade de vida, nós já fomos acompanhados por vários profissionais de várias abordagens, desculpa mas a pior de todas com certeza foi a psicanalise, não estou aqui querendo te alfineta, longe disso, vejo que você tem super a mente aberta e pelo que pude perceber é psicologo, mas a psicanalise é como um mundo sem fim, onde você entra deixa seu dinheiro lá para o psicologo não falar nada, depois de anos minha família sendo tratados com psicólogos psicanalistas sem resultado nenhum ( olha que foram vários profissionais, não é a questão profissional em jogo e sim abordagem) depois disso fui atrás de entender sobre abordagem e fui conversar com pessoas para saber o que era melhor, li muito, fui a palestras de psicologia, cursos, cara NADA na nossa vida teve mais resultado que a TCC,

Não é puxar sardinha, é ver o que realmente funciona e o que realmente tem comprovação, você falou que a psicanalise tem comprovação, mas infelizmente não tem nenhuma, inclusive nos EUA e Europa nem se estuda mais isso nas universidades, tratam como terapia, onde você faz um curso a parte, é dificil pegar alguém da psicanalise que se dê o trabalho de fazer algo tão bem feito como Aaron beck desenvolveu e a Judith Beck continuou...

Não estamos aqui debatendo qual melhor abordagem, mas sim se deve ser parado ou não o tratamento para uma pessoa com depressão para tentar uma nova terapia com cogumelos, e infelizmente fazer isso é contraintuitivo nos dias de hoje, sem saber os danos que isso pode causar
Eu super compreendo tua posição. Super. Eu poderia falar um monte sobre isso, é assunto 'pra mais de metro'. O percurso do 'paciente'(detesto essa palavra) de saúde mental é uma epopéia. Me sinto muito identificado com teu relato. Não é como ir a um dentista. Até você achar o encaixe certo pra você pode levar muito tempo. Fico feliz por você ter encontrado. O mérito é todo seu pela persistência. Concordo 100% com o que você falou sobre o silencio do analista. Outro dia, lendo Lacan, descobri de onde veio esta 'mania'. Freud não era assim, não ensinou assim. Eu também fiz sessões de análise onde o analista era cheio de dedos pra fazer as intervenções. Na minha opinião não levou a nada também. Meu progresso começou quando eu comecei a fazer auto análise, tal como Freud fazia na 'interpretação de sonhos'. É isso mesmo. Auto análise. Sem analista. Ou melhor, eu sou meu analista. Aí sim, a coisa começou a mudar pra mim. E finalmente meus sintomas, sintomas severos de décadas, sumiram num passe de mágica. Associação livre e técnicas cognitivas. Tipo método socrático + associação livre. A psicanálise ortodoxa não é pra mim. Nem era o que Freud fazia, na minha opinião.

Mesmo com posições diferentes, que são consequência de nossas experiências de vida diferente, concordamos que parar um tratamento medicamentoso tradicional para tentar uma 'terapia alternativa' com cogumelos não é boa idéia. Na verdade até poderia ser, a questão é não sabermos as consequências disso. Por não sabermos no que isso ia dar é que não podemos nos dar ao luxo de dizer pro sujeito que está tudo bem, 'vá em frente'. Seria irresponsável.
 
Boa noite a todos!
Cheguei aqui pois tomo antidepressivo há anos e soube através de um novo amigo ,que ele se curou da depressão com dosagem e micrososagens de cogumelo.

Nunca liguei muito de tomar antidepressivo,mas tive uma péssima experiência sexual,onde no orgasmo não tive prazer algum...isto já veem acontecendo há um tempo mas hoje ficou muito evidente...não tenho problema de ereção mas sim diminuição na sensibilidade e do prazer
Tomo 150 mg sertralina e 50 mg quetiapina
Romulo,
Há duas vertentes sobre a sua questão -
1) Perante a nossa lei seria criminoso alguém te receitar o uso de cogumelos. Hoje a nossa lei não permite isso. E acredito que ninguém aqui queira se responsabilizar por você usar e ter algum efeito colateral indesejado (que embora muiiiiiiiito raros, são passíveis de ocorrer).
2) Praticamente todo mundo aqui de uma forma ou outra tem contato com os cogumelos. O caso é que quem deseja usar, usa por conta e risco.

O que posso recomendar é - pesquise sobre o tema. Mas não pesquise no google, pesquise no PUBMED, Maps.org, John Hopkins University etc, leia pelo menos uns 20 artigos científicos para saber do benefícios, riscos, contra indicações e discuta sobre o tema com um médico que entenda de psicodélicos. Sim, são raros, mas existem.

Minha recomendação é - Se deseja entrar nesse mundo, entre com conhecimento. Micro, mini dose ou dose heroica, pesquise a fundo sobre isso e veja se é realmente para você.

Não é puxar sardinha, é ver o que realmente funciona e o que realmente tem comprovação, você falou que a psicanalise tem comprovação, mas infelizmente não tem nenhuma, inclusive nos EUA e Europa nem se estuda mais isso nas universidades, tratam como terapia, onde você faz um curso a parte, é dificil pegar alguém da psicanalise que se dê o trabalho de fazer algo tão bem feito como Aaron beck desenvolveu e a Judith Beck continuou...

Não estamos aqui debatendo qual melhor abordagem, mas sim se deve ser parado ou não o tratamento para uma pessoa com depressão para tentar uma nova terapia com cogumelos, e infelizmente fazer isso é contraintuitivo nos dias de hoje, sem saber os danos que isso pode causar

Eu tenho as duas formações - psicanálise e psicologia (com especializações em TCC e Terapia do Esquema). Já ouvi muito essa fala de "psicanálise não tem comprovação, não é científica" e blábláblá...
Primeiro é preciso entender o que é 'método científico', e científico é aquilo que pode ser replicado e obter resultados similares, você faz em ambiente controlado e depois replica, ou aquilo que pode ser mensurado. Nesse ponto muitas abordagens psicológicas podem ser replicadas que terão resultados similares, tipo aqueles testes que Pavlov fez com os doguinhos.
Qual é a dificuldade em mensurar a psicanálise? - por conta da subjetividade. Psicanálise é em um resumo grotesco, uma pessoa falando livremente e outra ouvindo e fazendo pequenas e assertivas pontuações. Como replicar isso se cada pessoa falará uma coisa? Como replicar se cada psicanalista pontuará algo diferente? Devido a isso a taxaram de não científica. Porém temos o seguinte sobre a psicanálise - o relato de milhões de pacientes que se curaram através desse processo. Curaram e obtiveram alto conhecimento necessário para não incorrer mais às questões antigas.

Eu como profissional tenho o primeiro encontro com o paciente e baseado no que conversarmos sigo uma abordagem. Tenho pacientes em todas as três abordagens que domino, dando preferência para a terapia do esquema.

E um ponto que não pode ser deixado de lado - Muitas abordagens bebem da fonte da Psicanálise. Como você bem citou, Aaron Beck vem da psicanálise e daí desenvolveu a TCC. E um ponto interessante é que os mecanismos de defesa do ego da psicanálise foram 'mexidos' e viraram as crenças nucleares. Se não fossem os psicanalistas do início do século XX provavelmente hoje estaríamos sendo 'explicados' por behavioristas.

Sim, não é objetivo debater melhor abordagem, mas apenas desmistificar esse "não é científico" que tanto ouvimos por aí. E esse "não ser científico" não significa que não funciona.
E sobre a auto análise, tem um livro ótimo de Karen Horney - Conheça a si mesmo. (acho que hoje só encontra esse livro em sebos, mas vale a pena).
 
@kooboo Salve irmão, tudo bom? Que massa que você está participando aqui da discussão e trazendo seus relatos como psicólogo, mas tenho uma dúvida sobre isso tudo que você falou que me chamou atenção:

Porém temos o seguinte sobre a psicanálise - o relato de milhões de pacientes que se curaram através desse processo.
Você tem certeza sobre essa tal " cura " porque vou te falar, eu nem acredito em deus, e muito menos em milagres, mas cara, uma pessoa " se curar " de uma depressão, de uma ansiedade, de uma bipolaridade, até mesmo de um transtorno de personalidade.... " se curar " de um transtorno em geral, você não acha que está sendo um pouco irresponsável falando em " cura " já que nós dois sabemos que essa tal " cura " não existe?

E ainda sobre esses "relatos", relatos por relatos temos relatos de um monte de clientes de coachs como pablo marçal da vida que também tiveram essa mesma " cura " e mesmo assim não é válido pois como você disse, não temos como mensurar, diferente de técnicas como a tcc, tbd...
 
@kooboo Salve irmão, tudo bom? Que massa que você está participando aqui da discussão e trazendo seus relatos como psicólogo, mas tenho uma dúvida sobre isso tudo que você falou que me chamou atenção:


Você tem certeza sobre essa tal " cura " porque vou te falar, eu nem acredito em deus, e muito menos em milagres, mas cara, uma pessoa " se curar " de uma depressão, de uma ansiedade, de uma bipolaridade, até mesmo de um transtorno de personalidade.... " se curar " de um transtorno em geral, você não acha que está sendo um pouco irresponsável falando em " cura " já que nós dois sabemos que essa tal " cura " não existe?

E ainda sobre esses "relatos", relatos por relatos temos relatos de um monte de clientes de coachs como pablo marçal da vida que também tiveram essa mesma " cura " e mesmo assim não é válido pois como você disse, não temos como mensurar, diferente de técnicas como a tcc, tbd...
Vou te falar o que entendo por cura - Você tem uma dor de cabeça, toma uma neosaldina, e a dor de cabeça vai embora. A medicação foi responsável por resolver o problema? Ou será que foi apenas uma coincidência? 200 pessoas tiveram dor de cabeça, tomaram neosaldina, e a dor sumiu. Podemos dizer então que a Neosaldina cura dores de cabeça?
Ah, mas a dor volta depois... um mês depois, uma semana depois... Mas aquela foi curada pela pílula tomada.

Uma pessoa sofre de ansiedade, depressão, ou tem um problema de saúde somatizado por uma condição psicológica, ela faz terapia (psicanálise, TCC ou qualquer outra abordagem) e aprender a compreender seus mecanismos psicológicos, lidar com eles e depois de 6 meses ou um ano, vê que a ansiedade, depressão ou problema psicossomático foi embora.
E isso aconteceu com várias pessoas. Portanto, podemos dizer que o processo de terapia é válido... ou ainda é cedo para isso?

Acho legal a obra de Freud por isso, ele tentou, acompanhou, mudou de tática com alguns pacientes, viu progressos, e em muitos casos viu o problema somatizado do paciente se resolver ... ou poderíamos dizer que o paciente foi curado?

Note que a psicanálise nunca se propôs como solução ou cura para bipolaridade. Assim como a TCC não propõe tratar alguns transtornos. O legal de conhecer as abordagens é isso, é que passamos a perceber o que a terapia vai ajudar o paciente e o que é limitação daquela abordagem.
Confundir psicoterapia e psicologia com Coach chega a ser ofensivo.
Eu, nunca digo que irei "curar" alguém. JAMAIS. Isso seria antiprofissional e antiético. A minha proposta é dar ferramentas para que a pessoa aprenda a lidar com as suas questões e amenizar seus impactos na vida, e sim, depois de alguns meses alguns se sentem capazes de seguir suas vidas de maneira mais leve ou equilibrada, lidando melhor com seus traumas.
Mas sim, reafirmo, o termo se curar é apropriado, mas não é uma garantia e nem uma promessa, assim como a neosaldina pode não resolver a dor de cabeça.
 
o relato de milhões de pacientes que se curaram através desse processo.
Curaram e obtiveram alto conhecimento necessário para não incorrer mais às questões antigas.
lidar com eles e depois de 6 meses ou um ano, vê que a ansiedade, depressão ou problema psicossomático foi embora.
Mas sim, reafirmo, o termo se curar é apropriado,

Desculpa @kooboo até estava levando seu texto em consideração, mas você me aparece com essa tal " cura de 6 meses ", isso me pareceu um pouco estranho, você está comparando uma dor de cabeça com uma ansiedade patológica? sério mesmo? você está comparando dor de cabeça com depressão severa amigo?
Você está comparando dor de cabeça com bipolaridade? você vem falar de cura para transtornos mentais? é sério mesmo isso camarada?

Talvez você está falando em remissão dos sintomas? Não seria mais certo? já que você " cura " uma depressão e depois ela volta? claro que ela volta, ela não foi curada, ela vai acompanhar um depressivo pelo resto de sua vida, a Psicoeducação irá ajudar ela nos momentos de crise, mas não " curar "

Quando eu comparo com os coachs é justamente por isso, porque eles prometem tal cura, a igreja promete tal cura, TODOS NÓS QUEREMOS A CURA!!!
pena que ela não existe, se existisse como você está prometendo a psicanalise estaria top 1 para tratamentos, e acho que não é o caso, já que ela nem se quer tenta ser cientifica...

É por essas e por outras que a psicanalise vai sempre continuar no submundo do submundo, engabelando pessoas durante anos e anos, dizendo que é uma forma de tratamento, enquanto a TCC com metodologia em 12 sessões ou até menos você já tem resultados que fazem com que o paciente volte para sua vida "normal"

Como você bem citou, Aaron Beck vem da psicanálise e daí desenvolveu a TCC.
Amigo, se você for se vangloriar por coisas que vieram antes e não evoluir junto, nós estaríamos puxando carroça ainda porque tal homem inventou a roda de madeira...

Qual é a dificuldade em mensurar a psicanálise? - por conta da subjetividade. Psicanálise é em um resumo grotesco, uma pessoa falando livremente e outra ouvindo e fazendo pequenas e assertivas pontuações. Como replicar isso se cada pessoa falará uma coisa? Como replicar se cada psicanalista pontuará algo diferente?
Essa é a grande desculpa dos psicanalistas, " as pessoas são diferentes", mas infelizmente os transtornos que existem não são, estão todos lá escritos como são e a melhor forma de tratamento...

De novo, não estou aqui para transformar ninguém, muito longe disso, só acho injusto e charlatanismo prometer algo que não pode cumprir como CURA! Isso sim é errado.
 
@Sinistrofortal

você disse:
Desculpa @kooboo até estava levando seu texto em consideração, mas você me aparece com essa tal " cura de 6 meses ", isso me pareceu um pouco estranho, você está comparando uma dor de cabeça com uma ansiedade patológica? sério mesmo? você está comparando dor de cabeça com depressão severa amigo?
Você está comparando dor de cabeça com bipolaridade? você vem falar de cura para transtornos mentais? é sério mesmo isso camarada?

porém, o que eu havia dito na íntegra foi:
Uma pessoa sofre de ansiedade, depressão, ou tem um problema de saúde somatizado por uma condição psicológica, ela faz terapia (psicanálise, TCC ou qualquer outra abordagem) e aprender a compreender seus mecanismos psicológicos, lidar com eles e depois de 6 meses ou um ano, vê que a ansiedade, depressão ou problema psicossomático foi embora.

Vou tentar ser mais específico - eu disse ¨6 meses ou um ano". Talvez eu tenha deixado implícito e não muito específico, mas eu não marco prazo, e estava simplesmente deixando o prazo em aberto, pois o período não depende de mim ou da abordagem. Mas do processo do paciente, e para isso não há um tempo determinado. O "6 meses ou um ano" foi uma forma de deixar um tempo aberto e inespecífico. Espero ter sido mais claro agora.
Aliás, nesta parte "Eu, nunca digo que irei "curar" alguém. JAMAIS. Isso seria antiprofissional e antiético. A minha proposta é dar ferramentas para que a pessoa aprenda a lidar com as suas questões e amenizar seus impactos na vida, e sim, depois de alguns meses alguns se sentem capazes de seguir suas vidas de maneira mais leve ou equilibrada, lidando melhor com seus traumas." Note o grifo "meses". Portanto não há tempo específico.
E mais uma vez: Eu, nunca digo que irei "curar" alguém. JAMAIS. Isso seria antiprofissional e antiético.

Espero ter sido mais específico nesta resposta.


@Sinistrofortal:
Talvez você está falando em remissão dos sintomas? Não seria mais certo? já que você " cura " uma depressão e depois ela volta? claro que ela volta, ela não foi curada, ela vai acompanhar um depressivo pelo resto de sua vida, a Psicoeducação irá ajudar ela nos momentos de crise, mas não " curar ".

Sim, concordo contigo, remissão dos sintomas é um termo bem apropriado.
Porém, ainda assim, entendo que algumas pessoas se sentem 'curadas' daquilo que lhes afligia.

@Sinistrofortal

Uma das das coisas que Freud elaborou nos seus estudos e concluiu, foi "a cura pela fala".
Sim, dentro da psicanálise o termo cura é utilizado, e eu não vejo problemas em usar.
Não sei se compreendi direito o seu questionamento, então, me corrija se eu estiver errado - Na psicanálise a 'cura' é colocada como uma cicatrização, um processo que pode deixar cicatrizes. E pareceu-me que a sua compreensão é de que 'cura' se refere a tornar perfeito, sem cicatrizes.
Bom, eu entendo que a perfeição é uma utopia, e que a proposta nunca foi essa, pois quando se trata de mente humana, falamos de subjetividade e percepções pessoais. Não existe método único, portanto a perfeição não é algo que ocorrerá. Assim como, embora a psicanálise tenha funcionado para milhares de pessoas, não significa que funcionará para um ou outro grupo de indivíduos.

As pessoas se adaptam a um modelo ou outro, e está tudo bem. Tem gente que nunca encontrará respostas nas terapias, mas talvez paz em outro lugar ou atividade.
Se a psicanálise não funciona para você, ok, está tudo certo para mim. Nesses momentos me lembro de uma fala de Jung, sobre as diferenças de abordagens dele, Firenze e Freud, e que embora diferentes, os consultórios de todos eles tinham pacientes satisfeitos e insatisfeitos.

Abraços!
 
Este antipsicotico é para eu dormir bem
Se fosse falta de sono bastaria um simples calmante, então pergunte-se: se toma antipsicótico para dormir, porque você não dorme bem sem eles?

O antipsicótico geralmente é para evitar efeitos colaterais semelhantes aos dos psicodélicos, ocasionados pelo uso do ISRS. Não que você vá ter viagens coloridas, mas é para reduzir coisas como ansiedade e paranóia, que atrapalham as suas noites (e talvez os dias).

No caso de você usar cogumelos, esses remédios pode ser que ajudem, pode ser que atrapalhem, mas geralmente você vai sentir menos efeitos, tanto dos bons quanto dos ruins.

E se o problema do seu uso de remédios é você não sentir prazer durante o sexo, o cogumelo não vai ajudar. Pode ser que você ache a experiência dos cogumelos bem prazerosa, até mesmo parecida com a do sexo, mas só na sua mente. O cogumelo pode te deixar menos sensível à serotonina natural que é liberada durante e após o ato de fato, ou seja, o mesmo efeito do remédio.

Vc parece ser bem taxativo quanto ao uso de cogumelos...Então a minha pergunta é: Quem pode tomar,quem tem uma indicação,?Pois vi outros postos seu sempre desestimulando as pessoas a usar o cogumelo.
Eu só aviso antes, principalmente nesses casos em que há uma condição psicológica/psiquiátrica preexistente.
Que pode melhorar, mas pode piorar também.

Geralmente as pessoas vem com uma esperança de uma "cura mágica" pelos cogumelos para o que quer que as aflijam, mas eu acho que isso não existe. Existe transformação.
Os cogumelos dão uma "chacoalhada" no que você é e, por vezes, fazem sentir e refletir, durante e após a experiência, sobre as causas dessa aflição. A pessoa toma consciência de porque precisa dos remédios primeiramente, e talvez consiga até mesmo superar a necessidade de procurar a cura que antes procurava, de várias formas possíveis. Uma delas, bem comum, é aprender a conviver com isso, consigo mesma, às vezes sem os remédios, eventualmente sem psicodélicos.

Acontece que uma minoria sai da experiência ainda mais aflita, e em casos excepcionais, bem fora de si mesmos, quando há uma predisposição para tal. E uma indicação disso pode ser o fato de já estarem usando remédios, pois se sentiram tão aflitas antes que as motivou a procurar ajuda médica.

É como ler a bula.

Qual seria a pessoa ideal?
Li que cogumelo é bom para depressão e vícios..
Ou vc acha que somente deve ser usado para quem está com a vida resolvida e deseja fazer uma viagem?
A pessoa ideal é uma que se sente bem naturalmente, sem remédios ou substâncias psicodélicas.
Mas isso deve ser ninguém desse mundo, certo? E estamos num fórum sobre cogumelos medicinais e psicodélicos, pois bem...

A pessoa ideal quer ir além do que já é, procurar respostas para perguntas que ainda não sabe quais são.
Expansão da mente, ligação com tudo que existe, insights sobre o universo, coisa e tal... Tirar a pulga de trás da orelha daquela sensação de que existe uma resposta em algum lugar, algo mais que ainda não foi experimentado.

Ou só ouvir música. Ver coisas coloridas, sentir o som e dar risada. Se sentir...

Feliz.

Mas por mais que 2 segundos. Ou 2 minutos. Ou um clique.


Quando se parte de uma condição inicial infeliz, como depressão, é bem difícil se sentir feliz. É difícil entender o que é ser feliz.
É como tentar achar alguma coisa que você nunca viu, se baseando só pelo que é, sem descrição. "Procura uma felicidade aí pra mim", no meio de uma casa bagunçada e escura, alguém lhe pede, lá de dentro. Mas como você pode achar o que procura, no escuro, se você nunca viu?

Experimentando, é claro. Ou pegando qualquer coisa e perguntando para alguém se é.

Quando a gente é pequeno tem a mãe para achar as coisas, depois que cresce tem que procurar sozinho.

Então você, usando cogumelos, pode ser que veja, por umas 2 horas o que é felicidade. Ou o que quer que esteja procurando, na casa bagunçada. Se a casa estivesse arrumada, e iluminada, seria muito mais fácil de achar. Como não está, o cogumelo talvez sirva de lanterna, ou um par de óculos. (às vezes com 3D e tudo...) Mas ele também pode deixar você ofuscado, e você não achar nada, e ficar assustado. Ou pode fazer você acreditar que achou o que procura, quando na verdade achou outra coisa, que nem estava procurando, completamente diferente. E que pode ser que sirva, ou não, ou fazer até você esquecer do que procurava inicialmente.

Então a pessoa vai lá e experimenta. Depois de ver uma vez, fica mais fácil de achar. É dessa forma que eu acho que o cogumelo pode ajudar.
Se ainda lembrar que estava procurando alguma coisa, e ficar na dúvida, resolve perguntar para alguém se achou. E para isso aqui tem um fórum inteiro dedicado ao assunto.

Então é de você se você quer ter esse tipo de experiência, ou não.

Paz e luz!
 
Back
Top